AULAS DE SEGUNDA-FEIRA
ANDRÉA - PORTUGUÊS
ATIVIDADE DE PORTUGUÊS - 8º ANO A, B, C e D
(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 22/06/2020 às 09h - 11h, pelo link https://meet.google.com/nih-spqa-ufa)ASSUNTO: LEITURA E INTERPRETAÇÃO TEXTUAL
ATENÇÃO: EM SEU CADERNO, ESCREVA SOMENTE AS RESPOSTAS.
ATIVIDADE: Em seu livro didático, leia o texto Fala sério, mãe!, páginas 32 a 34 e responda às questões de 1 a 11 das páginas 34 a 36.
BOM DESEMPENHO!!
ATIVIDADE DE PORTUGUÊS - 9º ANO A, B e C.
(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 22/06/2020 às 13h - 15h, pelo link https://meet.google.com/nih-spqa-ufa)ASSUNTO: LEITURA E INTERPRETAÇÃO TEXTUAL.
ATENÇÃO: EM SEU CADERNO, ESCREVA SOMENTE AS RESPOSTAS.
ATIVIDADE: Em seu livro didático, leia o texto O carteiro e o poeta, páginas 40 e 41. Em seguida, responda às questões das páginas 42 e 43.
- Por dentro do texto ( questões 1 a 7 );
- A linguagem do texto ( questões 1 a 4 ).
BOM DESEMPENHO!!!
______________________________________________________________________
---------------------------------------------------------------------------------------------------------
GISLENE - PORTUGUÊS
ATIVIDADE DE PORTUGUÊS DO 6º ANO A, B e C
(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 22/06/2020 às 09h - 11h, pelo link https://meet.google.com/tre-mzgv-qsc)Leitura - Compreensão e interpretação textual
5º Atividade - (Aplicando conhecimentos)
Capitulo 2 - Aprendendo a ser poeta
No texto anterior, você leu que Manoel Barros se descobriu poeta. Agora,você vai ler sobre a descoberta da poesia por outro menino poeta.
Releia o texto da página 43, "A incapacidade de ser verdadeiro".
Realizar a atividade da pág. 44 (3ª, 4ª, 5ª, 7ª, 8ª e 9ª).
Obs: Não esqueça de enviar sua atividade para pontuação.
“Só vence amanhã se não desistir hoje!”
ATIVIDADE DE PORTUGUÊS DO 7º ANO A, B e C
(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 22/06/2020 às 13h - 15h, pelo link https://meet.google.com/tre-mzgv-qsc)Prática de leitura (Compreensão e interpretação textual).
PROPAGANDAS
1. Os anúncios são dirigidos a um público-alvo.
a) Qual é o público-alvo do núncio?
2. Identifique no texto: a) o produto oferecido:
3. Por que aparece no texto o nome Eduardo Guedes? Explique qual é a importância dessa informação?
4. Leia o texto abaixo.
A atitude de Romeu em relação a Dalila revela:
a) Compaixão.
b) Companheirismo.
c) Insensibilidade.
d) Revolta.
QUADRAS POPULARES
Você me mandou cantar
Pensando que eu não sabia
Pois eu sou que nem cigarra
Canto sempre todo dia.
****
Já fui galo, já cantei
Já fui dono do terreiro
Não me importo que outras cantem
Onde eu já cantei primeiro.
Azevedo, Ricardo. Bazar do Folclore. São Paulo: Ed. Ática, 2002.
5. Os dois poemas falam:
a) Da arte de cantar.
b) De quem canta desolado.
c) De quem não sabia cantar.
d) Do galo cantor dono do terreiro.
TEXTO
6. A charge em análise tem como objetivo principal:
a) Fazer uma crítica social a partir de uma cena humorística.
b) Promover uma reflexão sobre o uso exagerado de tecnologias pelas crianças.
c) Retratar a dura realidade dos pedintes nas grandes metrópoles brasileiras.
d) Provocar uma reflexão sobre a péssima distribuição de renda no Brasil.
e) Fazer uma crítica sobre a alta taxa de natalidade nas camadas mais carentes da população.
7. Em “Fio, ocê vai I pede”, pode-se observar uma linguagem do tipo:
a) Formal, porque respeita as regras gramaticais.
b) Técnica, porque representa termos próprios de uma profissão.
c) Coloquial, porque caracteriza uma linguagem simples e popular.
d) Literária, porque foi usada no sentido figurado.
e) Informal, porque está presente no cotidiano de pessoas com bom nível de instrução.
Texto Fake News
Ao declarar emergência pelo novo corona vírus, o diretor-geral da Organização Mundial da Saúde (OMS) colocou o combate à disseminação de rumores e desinformação entre as principais recomendações aos países. Isso porque, após se tornar uma preocupação global, a doença misteriosa tem sido alvo constante de informações falsas, que vão de teorias da conspiração a receitas sem embasamento cientifico para prevenir o contágio.
https://educacao.estadao.com.br/blogs/estadao-na-escola/2020
8. Porque o diretor-geral da Organização Mundial da Saúde (OMS) colocou o combate à disseminação de rumores e desinformação entre as principais recomendações aos países?
9. O que você acha que a fake news pode causar na população?
10.Porque o corona vírus se tornou uma preocupação global? Explique com suas palavras.
“Só vence amanhã se não desistir hoje!”
______________________________________________________________________
---------------------------------------------------------------------------------------------------------
HELIANE - ARTES
ATIVIDADE DE ARTES - 6º ano
(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 22/06/2020, de 13h - 14h, pelo link https://meet.google.com/pvn-sgax-jdz)Observe e leia as informações das imagens abaixo:
Agora responda a atividade abaixo em seu caderno:
Atividade de Artes.
1 - Qual a origem das festas juninas? Em qual século surgiu?
2 - Inicialmente,como era denominado esse evento?
3 - As festas juninas acontecem no mês de junho. Exaltam quais santos? Pesquise e escreva sobre a vida de cada um deles.
4 - Descreva como é o "arraial junino." Fale sobre as músicas,danças,comidas típicas.
5 - Só para matar a saudade... desenhe um lindo arraial junino. Use a sua criatividade!
ATIVIDADE DE ARTES - 7º ano
(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 22/06/2020, de 09h - 10h, pelo link https://meet.google.com/pvn-sgax-jdz)Texto e atividade para o 7° ano .
Lembrando que o texto se encontra no livro na página 127.
Responda atentamente e com zelo a atividade abaixo:
1 - As festas juninas acontecem no mês de junho. Quais santos são exaltados? Pesquise e escreva sobre a vida de cada um deles.
2 - No Nordeste,quais as cidades que competem pelo título de maior São João do Brasil?
3 - O que é quermesse?
4 - Segundo o texto,o que é quadrilha?
5 - Descreva como é o "arraial junino."
6 - Só para "matar a saudade" dessa festa tão alegre,faça um desenho que represente as FESTAS JUNINAS. Use a sua criatividade! Você é capaz!!! 🎉
ATIVIDADE DE ARTES - 8º ano e 9º ano
(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 22/06/2020, pelo link https://meet.google.com/pvn-sgax-jdz)Atenção aos horários: 8º ano: de 14h - 15h
9º ano: de 10h - 11h
Assistam aos vídeos de Bráulio Bessa e Matheus Boa Sorte.
Em seguida responda a atividade.
Link do vídeo 1: https://youtu.be/YSa-QixhAUg
Link do vídeo 2: https://youtu.be/7SAiL99enbg
Após assistir aos vídeos, responda em seu caderno a atividade abaixo:
1 - Que "trocadilho " Bráulio faz em seu cordel quando menciona a palavra quadrilha?
2 - Bráulio diz: "Nunca vai sair de moda." Explique essa frase.
3 - O que Matheus lamenta nessa época?
4 - Que advertências ele faz?
5 - Descreva como é o arraial junino.
6 - Devido ao isolamento social muitos eventos foram cancelados,inclusive o São João. Como as pessoas estão se reinventando para que essa festa não seja esquecida nessa época? Pesquise! Relate! Escreva!.
______________________________________________________________________
---------------------------------------------------------------------------------------------------------
AULAS DE TERÇA-FEIRA
AMORIM - MATEMÁTICA
ATIVIDADE DE MATEMÁTICA - 6º ANO A, B e C
(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 23/06/2020 às 9h - 11h, pelo link https://meet.google.com/hjj-pzqy-hrx)Assunto: Divisão em N / Resto maior possível na relação fundamental.
Assista os vídeos abaixo pelos links:
Vídeo 1: https://youtu.be/MpU7OoXf8pc
Vídeo 2: https://youtu.be/KeFjAvMn5B4
Agora resolva as atividades a seguir
QUESTÕES PROBLEMA:
(01) EM UM RETÂNGULO DE ÁREA 300 METROS QUADRADOS QUE TEM COMPRIMENTO 15M, QUAL É O VALOR DA ALTURA?
(02) A AREA DE UM RETÂNGULO É DE 400 METROS QUADRADOS. QUAL É O VALOR DO COMPRIMENTO, SENDO A ALTURA 25M?
(03) DESEJA-SE REPARTIR IGUALMENTE ENTRE 5 FILHOS UM LOTE DE TERRENO DE 4OM POR 80M. QUAL É O VALOR DA ÁREA DE TERRENO QUE COUBE A CADA FILHO?
(04) SENDO D = Q × d + R, NUMA DIVISÃO DE DIVISOR 9, QUOCIENTE 12 E O RESTO MAIOR POSSÍVEL?
(05) PENSEI EM UM NÚMERO E MULTIPLIQUEI POR 6 ENCONTREI UM PRODUTO DE 660 UNIDADES. QUANTAS UNIDADES TEM O NÚMERO QUE PENSEI?
ATIVIDADE DE MATEMÁTICA - 7º ANO A, B e C
(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 23/06/2020 às 13h - 15h, pelo link https://meet.google.com/hjj-pzqy-hrx)Assunto: Expressões numéricas em Z / Divisão em quadrados.
Assista os vídeos abaixo pelos links:
Vídeo 1: https://youtu.be/fMLkbMxnVyk
Vídeo 2: https://youtu.be/FBzhiZ4lNpc
Agora resolva as atividades a seguir
QUESTÕES PROBLEMA:
(01) QUAL VALOR ENCONTRAMOS QUANDO CALCULAMOS O VALOR DA EXPRESSÃO 81 + (-20) × (+4)?
(02) QUAL É O VALOR DE N = 3 × (+8) -490 ÷ (-70)?
(03) CONSIDERE DOIS NÚMEROS A; B CONSECUTIVOS E POSITIVOS. QUAL DAS EXPRESSÕES A SEGUIR CORRESPONDE A UM NÚMERO PAR?
A) 1 + AB
B) 2 + A + B
C) 2A + B
D) 1 + A + B
(04) DIVIDINDO UM QUADRADO DE 700 METROS QUADRADOS EM 70 QUADRADOS, QUAL SERIA A ÁREA DE CADA QUADRADO?
(05) USANDO LADRILHOS DE 20 METROS QUADRADOS, QUANTOS LADRILHOS COBRIRIAM UMA ÁREA DE 600 METROS QUADRADOS?
______________________________________________________________________
---------------------------------------------------------------------------------------------------------
TADEU - MATEMÁTICA
ATIVIDADE DE MATEMÁTICA DO 8º ANO A, B, C e D
(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 23/06/2020 às 09h - 11h, pelo link https://meet.google.com/xkw-kyeb-teu)ASSUNTO: Revisão de Produtos notáveis e Equação do 1° grau
Assista os vídeos abaixo pelos links:
Vídeo 1: https://youtu.be/i48MouWbMCo
Vídeo 2: https://youtu.be/LAOfG1sASks
Agora resolva as atividades na imagem a seguir
ATIVIDADE DE MATEMÁTICA DO 9º ANO A, B, e C
(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 23/06/2020 às 13h - 15h, pelo link https://meet.google.com/xkw-kyeb-teu)ASSUNTO: ÁREA DE FIGURAS PLANAS
Assista o vídeo sobre o assunto pelo link: https://youtu.be/0RLPU2asA9c
______________________________________________________________________
---------------------------------------------------------------------------------------------------------
AULAS DE QUARTA-FEIRA
GILBERTO - CIÊNCIAS
ATIVIDADE DE CIÊNCIAS DO 6º ANO A e B
(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 24/06/2020 às 09h - 10h , pelo link https://meet.google.com/rkb-njba-kcm)Assista ao vídeo sobre o assunto no link a seguir: https://www.youtube.com/playlist?list=PLNM2T4DNzmq71YnFuVJePi8FTiKc9WtCu
Agora resolva os exercícios a seguir:
Questão 1 - Observe a representação dos sistemas I, II e III e seus componentes. O número de fases em cada um é, respectivamente:
I- óleo, água e gelo.
II- água gaseificada e gelo.
III- água salgada, gelo, óleo e granito.
a) 3,2,6.
b) 3,3,4.
c) 2,2,4.
d) 3,2,5.
e) 3,3,6.
Questão 2 - Considere os seguintes sistemas:
I - nitrogênio e oxigênio;
II - etanol hidratado;
III - água e mercúrio.
Assinale a alternativa correta.
a) Os três sistemas são homogêneos.
b) O sistema I é homogêneo e formado por substâncias simples.
c) O sistema II é homogêneo e formado por substâncias simples e composta.
d) O sistema III é heterogêneo e formado por substâncias compostas.
e) O sistema III é uma solução formada por água e mercúrio.
Questão 3 - Assinale as alternativas que apresentam misturas homogêneas:
a) Água mineral
b) Ferro
c) Aço
d) Salmoura
e) Refrigerante
f) Gasolina
g) Ouro 18 quilates
h) Leite
Questão 4 - Relacione corretamente as colunas a seguir:
Coluna I:
a) Mistura líquida homogênea constituída por duas substâncias.
b) Mistura bifásica formada por três substâncias.
c) Mistura trifásica formada por duas substâncias.
d) Solução líquida.
e) Mistura homogênea constituída por três substâncias.
Coluna I:
I. água + álcool + areia
II. vapor de água + gás carbônico + gás oxigênio
III. sal + água
IV. água + areia + gelo
V. álcool hidratado.
ATIVIDADE DE CIÊNCIAS DO 7º ANO A e B
(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 24/06/2020 às 10h - 11h , pelo link https://meet.google.com/rkb-njba-kcm)Assista ao vídeo sobre o assunto no link a seguir: https://youtu.be/vgzrSXOUo-A
Agora resolva os exercícios a seguir:
QUESTÃO 1 - Os combustíveis e recursos energéticos modernos atuam diretamente nas seguintes atividades humanas:
I. Produção de energia;
II. Uso doméstico;
III. Extrativismo vegetal;
IV. Agricultura orgânica;
V. Biotecnologia;
VI. Produção Industrial.
São corretas as afirmativas:
a) I e II
b) I, II e VI
c) II, III e V
d) IV, V e VI
e) II, III, IV e V
QUESTÃO 2 - Durante o processo constitutivo da I Revolução Industrial, o _______________ destacou-se como o principal combustível e fonte de energia. Posteriormente, sobretudo ao longo do século XX, esse papel passou a ser desempenhando pelo _______________, fato que ocorre até os dias atuais, apesar de seu gradual processo de declínio.
Assinale a alternativa que apresentas as palavras-chaves que completam corretamente o texto acima:
b) Gás natural e Petróleo
c) Petróleo e Etanol
d) Carvão Mineral e Petróleo
e) Carvão Mineral e Biocombustíveis
QUESTÃO 3 - Enumere a segunda coluna a partir da primeira.
Coluna 01
1. Combustíveis Fósseis;
2. Biocombustíveis.
Coluna 02
a. ( ) Gás Natural
b. ( ) Etanol
c. ( ) Petróleo
d. ( ) BTL
e. ( ) Nafta
f. ( ) Biodiesel
QUESTÃO 4 - Leia
“A Idade da Pedra chegou ao fim, não porque faltassem pedras, a era do Petróleo chegará igualmente ao fim, mas não por falta de petróleo”.
(O Estado de São Paulo, 2002.)
Com base em seus conhecimentos sobre o assunto, o fragmento do texto mostra-nos que o fim da era do petróleo estaria relacionado:
I. com a redução e esgotamento das reservas de petróleo, além da diminuição das ações humanas sobre o meio ambiente.
II. com o desenvolvimento tecnológico e a utilização de novas fontes de energia.
III. com o desenvolvimento dos transportes e o consequente aumento do consumo de energia.
Está(ão) correta(s) APENAS a(s) proposição(ões)
a) I
b) II
c) III
d) I e II
e) II e III
ATIVIDADE DE CIÊNCIAS DO 8º ANO A e B
(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 24/06/2020 às 13h - 14h , pelo link https://meet.google.com/rkb-njba-kcm)Assista ao vídeo sobre o assunto no link a seguir: https://youtu.be/ANr8BANbVN4
Agora resolva os exercícios a seguir:
QUESTÃO 1 - (FM-Petrópolis-RJ) No dia 15 de fevereiro de 2014, em Donetsk, na Ucrânia, o recorde mundial de salto com vara foi quebrado por Renaud Lavillenie com a marca de 6,16 m. Nesse tipo de salto, o atleta realiza uma corrida e utiliza uma vara para conseguir ultrapassar o “sarrafo” – termo utilizado para referir-se à barra horizontal suspensa, que deve ser ultrapassada no salto. Considerando que ele ultrapassou o sarrafo com uma velocidade horizontal da ordem de 1 cm/s, produto das transformações de energia ocorridas durante a prova, tem-se que, após perder o contato com a vara, no ponto mais alto de sua trajetória, a energia mecânica associada ao atleta era:
a) somente cinética.
b) somente potencial elástica.
c) somente potencial gravitacional.
d) somente cinética e potencial gravitacional.
e) cinética, potencial elástica e potencial gravitacional.
QUESTÃO 2 - (Unicamp-SP) Denomina-se energia eólica a energia cinética contida no vento. Seu aproveitamento ocorre por meio da conversão da energia cinética de translação em energia cinética de rotação e, com o emprego de turbinas eólicas, também denominadas aerogeradores, é gerada a energia elétrica. Existem atualmente, na região que mais produz energia eólica no Brasil, 306 usinas em operação, com o potencial de geração elétrico de aproximadamente 7.800 MWh (dados do Banco de Informações de Geração da Aneel, 2016). Se nessa região, por razões naturais, a velocidade do vento fosse reduzida, mantendo-se a densidade do ar constante, teríamos uma redução de produção de energia elétrica. Indique a região em questão e qual seria a quantidade de energia elétrica produzida, se houvesse a redução da velocidade do vento pela metade.
a) Região Sul; 3.900 MWh.
b) Região Nordeste; 1.950 MWh.
c) Região Nordeste; 3.900 MWh.
d) Região Sul; 1.950 MWh.
QUESTÃO 3 - Em última análise, a energia utilizada por alguém em uma corrida veio do Sol. Marque a alternativa que justifica essa afirmação.
a) Essa frase claramente refere-se à fixação da vitamina D, impossível de ser obtida por meio de suplemento ou alimentação.
b) A frase está incorreta, já que somente plantas executam o processo físico-químico da fotossíntese.
c) A frase está correta. O corredor absorve a energia dos alimentos que ingeriu, e a energia dos alimentos, por sua vez, foi obtida no processo natural da fotossíntese.
d) A afirmação está incorreta, pois contraria o princípio de Lavoisier.
e) Todas as afirmações anteriores estão incorretas.
QUESTÃO 4 - O primeiro campeão da modalidade olímpica do salto com varas foi o norte-americano William Hoyt, em 1896. Marque a alternativa que indica a sequência de transformações de energia que ocorrem na execução de um salto com vara.
a) Energia potencial gravitacional > Energia cinética > Energia potencial elástica > Energia mecânica.
b) Energia cinética > Energia potencial elástica > Energia cinética> Energia potencial > Energia cinética.
c) Energia cinética > Energia mecânica > Energia potencial gravitacional> Energia potencial elástica.
d) Energia cinética> Energia potencial elástica > Energia cinética > Energia potencial elástica > Energia mecânica.
e) Energia mecânica > Energia cinética > Energia potencial gravitacional > Energia potencial elástica > Calor.
ATIVIDADE DE CIÊNCIAS DO 9º ANO A
(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 24/06/2020 às 14h - 15h , pelo link https://meet.google.com/rkb-njba-kcm)Assista ao vídeo sobre o assunto no link a seguir: https://youtu.be/-Q1bLUfRauE
Agora resolva os exercícios a seguir:
QUESTÃO 1 - Faça a associação correta entre a coluna A e a coluna B:
Coluna A:
(I) fenômenos físicos
(II) fenômenos químicos
Coluna B:
( ) Amassar um papel;
( ) Fotossíntese realizada pelas plantas;
( ) Quebrar um copo de vidro;
( ) Ferver a água;
( ) Dissolução do açúcar em água;
( ) Alimento decompondo-se no lixo;
( ) Congelamento da água;
( ) Queima do carvão;
( ) Produção de queijo a partir do leite;
( ) Transformação de tecido em roupas;
( ) Triturar o carvão para obter o carvão ativo;
( ) Aquecer uma panela de alumínio;
( ) Queima de papel;
( ) Queima de combustíveis no motor dos automóveis;
( ) Azedamento do leite;
( ) Corte de um bolo;
( ) Digestão de alimentos;
( ) Enferrujamento de uma palha de aço;
( ) Amassar uma latinha de alumínio.
QUESTÃO 2 - Considere os fenômenos abaixo:
1 - Dissolução do sal de frutas;
2 - Produção de caramelo a partir do açúcar;
3 - Desaparecimento de bolinhas de naftalina colocadas em armários;
4 - Cândida em tecido colorido;
5 - Fabricação de fios de cobre a partir de uma barra de cobre;
6 - Queima de um pedaço de madeira.
Quais deles são fenômenos químicos?
a) 1, 2, 3, 5.
b) 1, 2, 4, 6.
c) Apenas 6.
d) Todos são fenômenos químicos.
e) Nenhuma das opções.
QUESTÃO 3 - (UFPI) Classifique as transformações a seguir como fenômenos físicos ou fenômenos químicos:
I - dissolução do açúcar na água;
II - envelhecimento de vinhos;
III - preparação de cal a partir do calcário.
a) Físico, físico e químico, respectivamente;
b) Físico, químico e físico, respectivamente;
c) Físico, químico e químico, respectivamente;
d) Químico, físico e físico, respectivamente;
e) Químico, químico e físico.
______________________________________________________________________
---------------------------------------------------------------------------------------------------------
IDELFONSO - CIÊNCIAS
ATIVIDADE DE CIÊNCIAS DO 6º ANO C
(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 24/06/2020 às 09h - 10h , pelo link https://meet.google.com/coz-posr-vbp)Assunto: Capítulo 3 - Tipos de material
Conteúdo na Pág. 68 a 74
Resolver questão 1 da pág. 75
1) Faça a diferença entre:
a) Material natural
b) Material natural manufaturados
c) Material sintético
2) Cite o principal benefício do material sintético
3) Como é produzido o plástico biodegradável?
4) Por que não devemos usar antibiótico sem receita médica?
ATIVIDADE DE CIÊNCIAS DO 7º ANO C
(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 24/06/2020 às 10h - 11h , pelo link https://meet.google.com/coz-posr-vbp)Assunto: Capítulo 6 - Bactérias
Assista ao vídeo pelo link a seguir: https://youtu.be/gzlSZ3puG6w
1) Sobre as bactérias responda:
a) Tipos de reprodução?
b) Como se classificam quanto a nutrição?
c) Como se classificam quanto ao número de células?
2) Como são chamadas as bactérias quanto a sua forma?
3) O que são bacterias extremofilas?
4) Classifique as bactérias extremofilas?
5) Cite 5 doenças causadas por bactérias
6) Qual a finalidade do uso de bactérias na indústria?
ATIVIDADE DE CIÊNCIAS DO 8º ANO C e D
(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 24/06/2020 às 13h - 14h, pelo link https://meet.google.com/coz-posr-vbp)Tema 3: Consumo e cuidados com a energia elétrica. Pág 54 a 61 Assista ao vídeo pelo link a seguir: https://youtu.be/GDT1uVbethI
Atividades do livro
Questões 4 e 5 da pág. 56;
Questões 1 e 2 da pág. 60;
Questão 4 da pág. 61.
ATIVIDADE DE CIÊNCIAS DO 9º ANO B e C
(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 24/06/2020 às 14h - 15h, pelo link https://meet.google.com/coz-posr-vbp)Tema: Capítulo 2 - Tema 1 - Ondas e som. Pág 54 a 60
Obs: Inicialmente estudaremos as ondas
Assista ao vídeo pelo link a seguir: https://youtu.be/0rFJ9R2rw6k
Agora resolva as questões a seguir em seu caderno.
1) Qual a característica das ondas mecânicas? Dê exemplo.
2) Qual a característica da onda eletromagnética? Dê exemplo.
3) O que é comprimento de onda?
4) O que é amplitude?
5) Faça a diferença entre:
a) Frequência
b) Período
Obs:Resolver a questão 3 da pág. 60
______________________________________________________________________
---------------------------------------------------------------------------------------------------------
MARÍCIA - INGLÊS
ATIVIDADE DE INGLÊS DO 6º ANO A, B e C
(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 24/06/2020 às 14h - 15h, pelo link https://meet.google.com/iej-ezkp-mzk)ASSUNTO: COUNTRIES AND NATIONALITIES (Países e Nacionalidades)
METODOLOGIA: Videoaula : https://youtu.be/pjb_0SmazsM
ATIVIDADE: Livro – página: 156 (Questão 5 e 6)
25 (Questão 3)
E as questões abaixo:
1. Complete as frases abaixo, com o nome do “Country ou Nationality”. Escolha a alternativa correta , abaixo.
I. He’s from Brazil. He’s ___________.
II.She’s from the United Kingdom. She’s ____________________
III. They’re from ____________.They’re South African.
IV. We’re from Spain. We’re ________________.
a)Brazilian, British, South Africa, Spanish.
b)Brasilian, The U.K. African, Spain.
c)America, Britihs, Japanese, Russia.
d)Autralian, Espanhol, Britihs, Japan.
2) Relacione os “Countries” (1–5) com as “nationalities” (a–e).
1.Guatemala ( ) ( a ) South African
2.Russia ( ) ( b ) Guatemalan
3.Australia ( ) ( c ) Russian
4.South Africa ( ) ( d ) Australian
3 Relacione as bandeiras aos seus países:
ATIVIDADE DE INGLÊS DO 7º ANO A, B e C
(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 24/06/2020 às 13h - 14h, pelo link https://meet.google.com/iej-ezkp-mzk)ASSUNTO: The Places (Nomes de lugares)
METODOLOGIA: Assista a video-aula, aprenda e responda a atividade: https://youtu.be/53v1eHY2v38
ATIVIDADE:
1. Marque x no item com a resposta correta:
2. Relacione os nomes as suas imagens:
ATIVIDADE DE INGLÊS DO 8º ANO A, B, C e D
(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 24/06/2020 às 10h - 11h, pelo link https://meet.google.com/iej-ezkp-mzk)ASSUNTO: The Adjectives.
METODOLOGIA: Assistir a videoaula, aprenda e responda a atividade.
https://youtu.be/R7LoOMPNn20
ATIVIDADE:1. Complete as frases , usando os adjetivos em Inglês.
2.Sublinhe os adjetivos, reescreva-os abaixo:
ATIVIDADE DE INGLÊS DO 9º ANO A, B, e C
(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 24/06/2020 às 09h - 10h, pelo link https://meet.google.com/iej-ezkp-mzk)ASSUNTO: Countables and Uncountable and Quantifiers: A lot of, many, much, a few, a little.
METODOLOGIA: Reveja os Countables and Uncountables: https://youtu.be/q8rcsJ6a7Xk
Videoaula: https://youtu.be/jpEqqhPQ6bs (Quantifiers)
ATIVIDADE: Relacione as imagens as frases e complete-as com Quantifiers: some, any, a lot of, much, many, little or few.
Veja mais algumas explicações e responda as questões:
______________________________________________________________________
---------------------------------------------------------------------------------------------------------
AULAS DE QUINTA-FEIRA
EUGÊNIO - HISTÓRIA
ATIVIDADE DE HISTÓRIA DO 6º ANO A, B e C
(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 25/06/2020 às 09h - 10h, pelo link https://meet.google.com/tud-oahp-orp)Tema: Mesopotâmia
Livro didático: História, Sociedade e Cidadania na página 92 a 98.
Assista: https://www.youtube.com/watch?v=m8Qe-j4kfcc
1) Observando a gravura, diga qual é o nome correto do tipo de construção própria da Mesopotâmia e a sua função:
a) Pirâmide – servia de túmulo aos faraós.
b) Zigurate – servia como templo.
c) Palácio – servia como morada real.
2) O termo “Mesopotâmia” foi criado pelos gregos e seu significado tem a ver com:
a) a região que se encontra entre os rios Tigre e Eufrates,
b) a uma lenda existente na região a respeito de um ser mítico;
c) o primeiro povo que habitou naquela região antes dos sumérios.
3) A respeito dos povos mesopotâmicos, faça a relação entre os dois quadros:
a) Sumérios (__ ) eram conhecidos por serem guerreiros temíveis.
b) Acádios (__ ) 2º Império da Babilônia e foram conquistados pelos persas.
c) Amoritas (__ ) formaram primeiros impérios centralizados da humanidade.
d) Assírios (__ ) criaram primeiras cidades-estado e a escrita cuneiforme
e) Caldeus ( __) desenvolveram o Código de Hamurábi.
ATIVIDADE DE HISTÓRIA DO 7º ANO A, B e C
(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 25/06/2020 às 10h - 11h, pelo link https://meet.google.com/tud-oahp-orp)Tema: Reforma Protestante
Livro didático: História, Sociedade e Cidadania na página 82 a 89.
Assista ao vídeo sobre o tema: https://www.youtube.com/watch?v=6Pm8TvIJTsU
1) Preencha a cruzadinha, de cima para baixo, seguindo as instruções:
1ª linha – protestantes radicais que queriam purificar a Igreja Inglesa de todo aspecto católico.
2ª linha – reação católica para frear o protestantismo.
3ª linha – importante reformador francês.
4ª linha – doutrina em que Deus já destinou quem será salvo ou condenado.
5ª linha – é o meio de salvação, segundo o ensino protestante.
6ª linha – classe social que melhor acolheu o protestantismo.
7ª linha – protestante seguidor de Calvino.
8ª linha – Igreja da Inglaterra.
9ª linha – perdão de pecados mediante pagamento.
10ª linha – pai da Reforma Protestante.
11ª linha – rei inglês que rompeu com Papa e se fez chefe da Igreja.
2) Atualmente um acontecimento se espalha e se torna conhecido através dos meios comunicação. Dentro desse contexto, qual foi o meio inventado que ajudou a espalhar as ideias protestantes em toda Europa?
3) No final da Idade Média a Igreja Católica Romana enfrentou um grave crise moral. As famílias ricas ofereceriam _____________ para que os seus filhos ocupassem cargos religiosos. Os religiosos, por sua vez, vendiam ______________, que era o perdão de pecados mediante pagamento de generosa quantia em dinheiro à Igreja. Vendiam-se também ______________, que eram supostos objetos milagrosos.
a) terras, confissões, cruzes.
b) ouro, hóstias, medalhas.
c) dinheiro, indulgências, relíquias.
ATIVIDADE DE HISTÓRIA DO 8º ANO A, B, C e D
(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 25/06/2020 às 13h - 14h, pelo link https://meet.google.com/tud-oahp-orp)Tema: Rebeliões do período colonial brasileiro
Livro didático: História, Sociedade e Cidadania na página 69 a 79.
Leia sobre o tema: https://pt.slideshare.net/nifneves/revoltas-nativistas-no-brasil-colonial
Assista ao vídeo sobre o tema: https://www.youtube.com/watch?v=ua6Pf3Lvg1Y
1) Relacione a primeira com a segunda coluna:
(A) Revolta de Beckman – 1684.
(B) Guerra dos Emboabas – 1707-1709.
(C) Guerra dos Mascates – 1710-1711.
(D) Revolta de Vila Rica – 1720.
(E) Conjuração Mineira (1789)
(F) Conjuração Baiana (1798)
___Movimento com participação popular, principalmente soldados e alfaiates, que queria fim da escravidão, liberdade de comércio e a independência do Brasil de Portugal.
___Fazendeiros maranhenses em conflito com os jesuítas, por causa do trabalho escravo indígena, e com a Companhia de Comércio do Maranhão, por inflacionar preços, rebaixar o preço das “drogas dos sertões” e descumprir a remessa de escravos africanos.
___Bandeirantes paulistas em conflito com forasteiros portugueses e de outras partes do Brasil, pelo controle do ouro, resultando na divisão de São Vicente em três capitanias: SP, MG e RJ.
___Fazendeiros olindenses em conflito com os comerciantes recifenses, por estes adquirirem poder político.
___Donos de minas de ouro em conflito com o Governado, pelo fim das Casas de Fundição e os altos preços dos alimentos.
___Elite mineira insatisfeita com as autoridades portuguesas, por causa da rígida cobrança de impostos sobre o ouro, tentou formar uma república.
2) Marque (V) ou (F) e corrija quando estiver errada:
- Quando se analisa a Conjuração Mineira e a Conjuração Baiana, ambas:
___receberam influência do Iluminismo.
___lutavam pela igualdade racial.
___ eram movimentos separatistas.
___ tinham participação popular.
ATIVIDADE DE HISTÓRIA DO 9º ANO A, B e C
(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 25/06/2020 às 14h - 15h, pelo link https://meet.google.com/tud-oahp-orp)Tema: Revolução Russa
Livro didático: História, Sociedade e Cidadania na página 69 a 79.
Assista ao vídeo sobre o tema: https://www.youtube.com/watch?v=_06vqgsF5e0
Apenas leia o texto e observe a imagem para depois responder as perguntas:
A 1ª Guerra Mundial terminou com um saldo trágico: aproximadamente 10 milhões de mortos. Mas mais trágico do que as metralhadoras, os lança-chamas e o gás mostarda da Guerra, foi o vírus H131 que estima-se ter matado entre 30 milhões a 100 milhões de vidas em todo mundo. A origem da doença é incerta e controversa; passou a ser chamada de “espanhola” porque o rei espanhol Alfonso XIII foi uma das primeiras vítimas ilustres da doença. Febre, tosse, coriza, dores no corpo e dificuldade respiratória fizeram as pessoas recorrerem desesperadamente aos mais diversos meios de “cura”, que iam do “milagroso” Vinho Mariani ao envenenamento por aspirina. Com a diminuição de casos de doenças e de mortes, já quase no final de 1918, as autoridades americanas, por pressão dos empresários, afrouxaram as regras de confinamento. As máscaras foram descartadas no lixo como sinal de liberdade, enquanto a população enchia as ruas e cafés. O resultado foi uma segunda onda com um impressionante numero de contaminados e mortos a ponto das autoridades reavaliarem o seu erro.
a) Que nome foi dado à pandemia ocorrida entre 1918 e 1919? Como surgiu o nome dessa doença?
b) Quais os sintomas dessa doença e como as pessoas faziam para se prevenir?
c) Por que a segunda onda da pandemia de 1918 foi tão mortal quanto a primeira nos Estados Unidos?
d) Na sua percepção, o que a imagem do motorista do transporte público, em Seatle, sugere em relação ao
2) Qual das alternativas abaixo apresenta características do contexto histórico da Rússia pré-revolução?
a) trabalhadores urbanos, clero e nobreza pagavam altos impostos; setor industrial desenvolvido; camponeses vivendo em situação de miséria.
b) trabalhadores rurais vivendo em extrema situação de pobreza; economia atrasada; altos impostos pagos pelas camadas mais baixas da sociedade.
c) boa situação econômica para toda população, falta de democracia, altos impostos pagos pela nobreza e clero.
3) A Revolução Russa de outubro de 1917 foi liderada por Lênin e os revolucionários prometiam as seguintes ações:
a) Implantação o sistema capitalista na Rússia após a revolução.
b) Um governo socialista, apoiado pela nobreza russa.
c) Paz (saída da Rússia da 1ª Guerra Mundial), terra, pão, liberdade e trabalho
______________________________________________________________________
---------------------------------------------------------------------------------------------------------
RAFAEL - ED. FÍSICA
ATIVIDADE DE EDUCAÇÃO FÍSICA DO 6º ANO A, B e C
(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 25/06/2020 às 14h - 15h, pelo link https://meet.google.com/jpy-dvzu-yya)Tema: Lateralidade
Objetivo: Desenvolver a Lateralidade.
Assista ao Vídeo sobre o conteúdo da atividade: https://youtu.be/qPOp9YTTB6E
ATIVIDADE 1 .
1 - Defina e dê exemplos de lateralidade.
“Só quem esteve dos dois lados, pode afirmar qual lado é mais lhe convém.”
Anderson Soares
ATIVIDADE (Bônus)
Brincar solicitando que apontem ou levantem as partes do corpo solicitadas.
- Identificação de esquerda e direita;
- Levantar mão direita; mão esquerda; pé esquerdo; pé direito; mostrar o joelho direito; joelho esquerdo; mostrar o olho direito; olho esquerdo; orelha esquerda, orelha direita;
- mão direita, no pé esquerdo; mão direita no pé direito; mão esquerda no pé esquerdo; mão esquerda no pé direito;
- mão direita no olho esquerdo; mão esquerda no olho direito; mão esquerda no olho esquerdo; mão direita no olho direito;...
ATIVIDADE DE EDUCAÇÃO FÍSICA DO 8º ANO A, B, C e D
(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 25/06/2020 às 10h - 11h, pelo link https://meet.google.com/jpy-dvzu-yya)Tema: Obesidade Infantil e na Adolescência.
Objetivo: Dimensionar o problema da obesidade infantil na atualidade e Identificar fatores de risco para o seu desenvolvimento.
Assista ao Vídeo sobre o conteúdo da atividade: https://youtu.be/HO-AdV848p4
“É preciso cuidado com a obesidade mental. Ou seja, colocar muito de informação na mente e nada em prática.”
Caio Carneiro
ATIVIDADE (Bônus)
CABO DE GUERRA EM ALMOFADAS
Use alguma base arredondada e macia, como travesseiros ou almofadas e sente se sobre a mesma. Depois, é só usar uma corda para brincar de cabo de guerra. Quem sair da base primeiro, perde.
ATIVIDADE DE EDUCAÇÃO FÍSICA DO 9º ANO A, B, e C
(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 25/06/2020 às 9h - 10h, pelo link https://meet.google.com/jpy-dvzu-yya)Tema: Capacidades físicas e habilidades motoras.
Objetivo: Identificar as capacidades físicas presentes nas atividades do cotidiano e em algumas manifestações da cultura de movimento.
Assista ao Vídeo sobre o conteúdo da atividade: https://youtu.be/2atsmtFWiYg
ATIVIDADE 1
1 - Quais são as habilidades físicas e motoras e como elas se aplicam ao
handebol ?
“A força não provém da capacidade física. Provém de uma vontade indomável.”
Mahatma Gandhi
ATIVIDADE (Bônus)
SENHOR DAS LINHAS
Antes de a brincadeira começar, é preciso riscar várias linhas no chão, formando caminhos interligados. As crianças devem correr sobre esse traçado; se perderem o equilíbrio ou se forem alcançadas pelo pegador, viram pedra e ficam paradas no lugar, bloqueando a passagem. Quem vem atrás precisa voltar e encontrar outro caminho, o que exige rapidamente das habilidades e muita atenção aos movimentos do pegador.
______________________________________________________________________
---------------------------------------------------------------------------------------------------------
RONMICY - ED. FÍSICA
ATIVIDADE DE EDUCAÇÃO FÍSICA DO 7º ANO A, B e C
(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 25/06/2020 às 13h - 14h, pelo link https://meet.google.com/asd-dycp-drf)TEMA: Aula Prática - Alongamento e Aquecimento Muscular
Objetivo: fazer com que os alunos vivenciem, através da prática, os ensinamentos sobre alongamento e Aquecimento antes das atividades físicas.
Assistam ao vídeo sobre o tema da aula: https://youtu.be/q--eweq4lb0
Questionário:
1 - O que você achou dos alongamentos do vídeo?
2 - Qual alongamento você mais gostou e porquê?
3 - Qual a importância dos alongamentos antes das atividades físicas.
______________________________________________________________________
---------------------------------------------------------------------------------------------------------
AULAS DE SEXTA-FEIRA
GEORGE - GEOGRAFIA
ATIVIDADE DE GEOGRAFIA DO 6º ANO A, B e C
(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 26/06/2020 às 09h - 10h, pelo link https://meet.google.com/gwv-qwea-ukx)Leitura: Livro o Pequeno Príncipe https://5ca0e999-de9a-47e0-9b77-7e3eeab0592c.usrfiles.com/ugd/5ca0e9_4f0dc25362284aa6b917c93a1e1708ba.pdf
1. Após a leitura do Livro o Pequeno Príncipe indique:
a) Qual ciência era a mais explorada pelo Pequeno Príncipe e seu amigo aviador?
b) Por que o aviador decidiu mudar de profissão aos 6 anos de idade?
c) Qual a relação das crianças e os adultos narradas pelo Pequeno Príncipe e seu amigo aviador nas 3 primeiras partes do livro?
d) Como se chama o planeta onde o Pequeno Príncipe habitava? Quem vivia com ele neste planeta? Onde este preparava a sua comida? Como se formam na terra, tais estruturas geológicas?
2. Desenhe de forma criativa o ambiente natural do planeta B612.
3. Quais formas de relevo estão representadas na figura representativa do Jogo Minecraft? Você tem este jogo no celular? É fácil ter esse jogo? Porquê?
ATIVIDADE DE GEOGRAFIA DO 7º ANO A, B e C
(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 26/06/2020 às 10h - 11h, pelo link https://meet.google.com/gwv-qwea-ukx)Leitura: Os Sertões (Autor: Euclides da Cunha) http://www.dominiopublico.gov.br/download/texto/bn000153.pdf
1. Sobre o cordel a seguir indique:
a) Qual a temática principal?
b) O que é uma barragem?
c) Qual o melhor a maior exemplo de barragem no Ceará?
d) Qual o maior rio perenizado do Ceará? Por que não é perene?
e) Cite as 5 maiores bacias hidrográficas do Brasil
2. Após efetuar a leitura da primeira parte do livro Os Sertões, indique:
a) De onde parte o autor, em qual estado ocorre a guerra?
b) Cite 2 trechos onde o autor descreve o terreno, que tipos e paisagens naturais este entra em contato em sua jornada?
c) Desenhe como você imagina o ambiente natural de Monte Santo
d) Em qual (ou quais) parte do livro há notória presença de uma narrativa preconceituosa sobre a formação do povo brasileiro? Como o preconceito de cor e regional é abordado nesta obra? Como podemos realizar a leitura de tal obra sem nos enveredarmos em narrativas preconceituosas? Há preconceito hoje no Brasil? Explique
3. Quais formas de relevo estão representadas na figura representativa do Jogo Minecraft? Você tem este jogo no celular? É fácil ter esse jogo? Porquê?

ATIVIDADE DE GEOGRAFIA DO 8º ANO A, B, C e D
(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 26/06/2020 às 13h - 14h, pelo link https://meet.google.com/gwv-qwea-ukx)Leitura: Livro o Pequeno Príncipe https://5ca0e999-de9a-47e0-9b77-7e3eeab0592c.usrfiles.com/ugd/5ca0e9_4f0dc25362284aa6b917c93a1e1708ba.pdf
1. O êxodo rural no Brasil foi mais intenso entre as décadas de 1960 e 1980, período em que também se acentuou o processo de urbanização no país. Dentre as principais causas do êxodo rural no Brasil, podemos destacar:
a) a mecanização do campo, que substituiu a mão de obra humana por máquinas, forçando a migração do trabalhador do campo para as cidades.
b) a política de governo implantada na ditadura militar, que incentivava a ida das pessoas para as cidades a fim de facilitar o controle social pelo Estado.
c) a grande quantidade de pragas na lavoura, que impossibilitava o cultivo de praticamente todos os tipos de gêneros agrícolas.
d) a grande quantidade de eventos sociais nas cidades, que atraia os jovens para as grandes cidades e que acabavam preferindo morar nelas.
e) a grande quantidade de pessoas vivendo no campo, que diminuía a oferta de trabalhos disponíveis e incentivava a migração dos trabalhadores para as cidades em busca de trabalho.
2. Complete corretamente:
“De fato. Quando é meio-dia nos Estados Unidos, o sol, todo mundo sabe, está se deitando na ________. Bastaria ir à França num minuto para assistir ao pôr-do-sol. Infelizmente, a França é longe demais. Mas no teu pequeno planeta, bastava apenas recuar um pouco a cadeira. E contemplavas o crepúsculo todas as vezes que desejavas. . .”
Saint-Exupéry, Antoine
a) Brasil
b) Argentina
c) Cuba
d) Chile
e) França
3. Quais possibilidades de utilização deste jogo como auxiliar nos estudos da Geografia das populações? Como representá-las no Jogo Minecraft? Você tem este jogo no celular? É fácil ter esse jogo? Porquê?

ATIVIDADE DE GEOGRAFIA DO 9º ANO A, B e C
(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 26/06/2020 às 14h - 15h, pelo link https://meet.google.com/gwv-qwea-ukx)Leitura: Entrevista com Zygmund Bauman https://istoe.com.br/102755_VIVEMOS+TEMPOS+LIQUIDOS+NADA+E+PARA+DURAR+/
1. Após a leitura da entrevista com Zygmund Bauman, quais são as vantagens e desvantagens das relações sociais humanas pela internet? Discorra em 5 linhas mínimas
2. Inspirado no liberalismo clássico e em clara oposição ao Keynesianismo, o neoliberalismo propõe, entre outras medidas:
I. a atuação do Estado como empresário, como mediador das relações capital-trabalho e como regulador de taxas e tarifas.
II. o desenvolvimento de uma política de privatização das empresas estatais para reduzir o papel do Estado na economia.
III. a minimização do poder dos sindicatos e a redução dos direitos trabalhistas.
IV. a redução das barreiras para a circulação de mercadorias e capitais entre países, promovendo, assim, uma maior abertura econômica.
Estão corretas:
a) apenas I, II e IV.
b) apenas I, III e IV.
c) apenas I, II e III.
d) apenas II, III e IV.
e) I, II, III e IV
3. Quais possibilidades de utilização deste jogo como auxiliar nos estudos da Geografia como ensaio de espaços globalizados? Como representá-las no Jogo Minecraft? Você tem este jogo no celular? É fácil ter esse jogo? Porquê?

______________________________________________________________________
---------------------------------------------------------------------------------------------------------
NETO - ENSINO RELIGIOSO
ATIVIDADE DE ENSINO RELIGIOSO - TODAS AS TURMAS
(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 26/06/2020, pelo link https://meet.google.com/fsn-nypp-tsg)Atenção aos horários: 6º ano: de 13h - 14h
7º ano: de 09h - 10h
8º ano: de 14h - 15h
9º ano: de 10h - 11h
Essa semana vamos falar sobre o uso das redes sociais durante o isolamento social. Leia o texto abaixo e em seguida copie e responda no caderno as questões à respeito do assunto.
Não esqueça de preencher o seu Diário da Pandemia. Conte como você tem usado as redes sociais, qual a importância delas para você nesse momento? Qual a rede social que você mais usa?
Como achar o equilíbrio no uso das redes sociais na pandemia.
A pandemia do novo coronavírus levou muita gente para dentro de casa, diante das recomendações de distanciamento social feitas por autoridades médicas e governos. Isoladas, as pessoas têm recorrido às redes sociais para estudar, trabalhar e se relacionar com familiares e amigos próximos.
Aplicativos como Facebook, Instagram e o programa de videoconferência Zoom têm sido mais acessados desde que a pandemia passou a se agravar, em março. Além de socializar, as pessoas estão usando mais as redes para comentar a crise, compartilhar suas experiências durante a pandemia e buscar informações em tempo real.
A pandemia mudou o papel das redes sociais na vida das pessoas – de vilãs das boas interações, agora as redes têm ajudado quem está isolado a retomar o senso de comunidade.
Conversar sobre a pandemia nas redes sociais, ainda mais com quem faz parte do nosso círculo social, pode ajudar as pessoas a passar pela crise de modo mais leve. Mas, dependendo de como nos conectamos, esses canais também podem nos deixar exaustos, nos expor à desinformação e aumentar a sensação de pânico.
Autora: Mariana Vick, Jornal Nexo.
01. O segundo o texto por qual motivo das pessoas tem usado as redes sociais?
02. Como a pandemia mudou o papel das redes sociais na vida das pessoas?
03. Você concorda que as redes sociais podem ajudar a tornar a crise mais leve?
04. Você concorda que o uso em excesso das redes sociais pode nos deixar exaustos e aumentar a sensação de pânico?
______________________________________________________________________
---------------------------------------------------------------------------------------------------------


























Nenhum comentário:
Postar um comentário