AULAS DE SEGUNDA-FEIRA
ANDRÉA - PORTUGUÊS
ATIVIDADE DE PORTUGUÊS - 8º ANO A, B, C e D
(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 15/06/2020 às 09h - 11h, pelo link https://meet.google.com/nih-spqa-ufa)ASSUNTO: REVISÃO SOBRE SINAIS DE PONTUAÇÃO
Leia as páginas 267, 268 e 269 para relembrar as regras sobre os sinais de pontuação.
Obs: Nas questões de 1 a 8, copie somente o enunciado e a alternativa correta.
Continho
Era uma vez um menino triste, magro e barrigudinho, do sertão de Pernambuco.
Na soalheira danada do meio-dia, ele estava sentado na poeira do caminho, imaginando bobagem, quando passou um gordo vigário a cavalo:
— Você aí, menino, para onde vai essa estrada?
— Ela não vai não: nós é que vamos nela.
— Engraçadinho duma figa! Como você se chama?
— Eu não me chamo não, os outros é que me chamam de Zé.
Paulo Mendes Campos. “Para gostar de ler – crônicas”. São Paulo: Ática, 2003. p.76.
a) um adjunto adverbial
b) um aposto
c) adjunto adnominal
d) um vocativo
2 – “— Engraçadinho duma figa!”. Assinale o sentimento, reforçado pelo ponto de exclamação, do vigário em relação à conversa com o menino:
a) alegria
b) raiva
c) compaixão
d) simpatia
3 – Em “— Ela não vai não: nós é que vamos nela.”, os dois-pontos introduzem:
a) uma fala do menino.
b) uma opinião do narrador.
c) um esclarecimento feito pelo menino.
d) uma citação.
4- Assinale o item em que há erro de pontuação.
a) Dona Sara, a senhora é nossa benfeitora.
b) Mulheres pobres, lavando roupa nas tinas, representavam o outro lado do mundo.
c) Peixadas, galinha de cabidela, tudo me recordava Dona sara.
d) João meu melhor amigo antecedeu-se na academia.
5- O uso do sinal de reticências no 3º e 4º quadrinhos da tirinha sugere:
a) certa hesitação ou breve interrupção do pensamento.
b) movimento ou continuação de determinado fato.
c) ênfase uma palavra ou expressão.
d) palavras suprimidas numa frase transcrita.
6- Observe atentamente os sinais de pontuação presentes no meme abaixo e assinale a única alternativa CORRETA:
a) A vírgula depois de “CARA” está errada, pois não se deve separar sujeito do predicado.
b) As exclamações presentes no texto encerram frases imperativas.
c) O texto visual e o texto verbal denotam “espanto” ou “admiração”, por isso o uso das duas exclamações.
d) A vírgula depois de “CARA” está correta, pois separa o aposto.
7- Marque a alternativa correta sobre o texto abaixo.
– O que é isso, mãe?
– É o seu presente de aniversário, minha filha.
a) Os travessões foram usados para indicar a fala dos personagens.
b) A vírgula na segunda frase indica a separação de um aposto.
c) A interrogação na primeira frase está errada, pois nela não há uma pergunta.
d) O ponto final indica um pensamento a ser concluído.
8- Leia o texto e marque a única alternativa correta.
A mulher comenta com o marido:
- Querido, hoje o relógio caiu da parede da sala e por pouco não bateu na cabeça da mamãe...
Respondeu o marido:
- Maldito relógio! Sempre atrasado...
a) As reticências indicam que havia mais coisa a ser dita, mas ficou subentendido.
b) Os dois-pontos na primeira linha foram usados para iniciar uma explicação.
c) A vírgula depois do nome “Querido,” indica a separação de uma sequência de coisas.
d) A exclamação depois da palavra “relógio!” indica uma pergunta admirada.
BOM DESEMPENHO!!!!
ATIVIDADE DE PORTUGUÊS - 9º ANO A, B e C.
(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 15/06/2020 às 13h - 15h, pelo link https://meet.google.com/nih-spqa-ufa)ASSUNTO: REVISÃO SOBRE O USO DA VÍRGULA.
PARA RELEMBRAR O ASSUNTO, LEIA A PÁGINA 253.
OBS: EM TODAS AS QUESTÕES, VOCÊ SÓ DEVE COPIAR SOMENTE O ENUNCIADO E A ALTERNATIVA CORRETA.
1- Assinale a alternativa pontuada corretamente.
a) Desde o amanhecer, a menina, jogava, bola, e balas, pela, janela.
b) São Paulo, é uma cidade bela.
c) João e Maria são, uma espécie de referência das, história infanto-juvenis.
d) Desde o amanhecer, a aurora parecia mais rosada do que no dia anterior.
2- Indique a alternativa em que há omissão( retirada ) de uma vírgula.
a) Márcio chegou com a esposa para jantar.
b) Aqueles homens pareciam não ligar para a vida.
c) Sempre saíam à noite.
d) Querida onde está meu livro?
3 – Marque a alternativa errada quanto à vírgula.
a) O comentário é que não saberíamos, quando ele retornaria de viagem.
b) Esgotadas as possibilidades de diálogo, abandonamos a reunião.
c) Já que não havia mais discussões na sala, preferimos ir embora.
d) Não havia dúvida de que, para ir para casa, precisávamos de coragem.
4 – Assinale a frase em que a vírgula está empregada incorretamente.
a) Todos sentiam necessidade, de que ele me escutasse.
b) Em função de suas observações, saímos mais cedo.
c) Os diretores, depois da minha observação, não mais o escutaram.
d) A ordem, meus futuros companheiros, é chegar mais cedo.
5 – Marque a alternativa cuja frase foi CORRETAMENTE pontuada
a) Os policiais aguardam atentos, a chegada da guarnição.
b) Os policiais atentos, aguardam a chegada da guarnição.
c) Atentos, os policiais aguardam a chegada da guarnição.
d) Os policiais, aguardam atentos a chegada da guarnição.
6– Assinale a frase em que a pontuação está INCORRETA.
a) Cansado, o motorista levou o táxi de volta.
b) Pai e filho, desceram do ônibus rapidamente.
c) Naquele dia, muitos pais não foram trabalhar.
d) Ao chegar ao colégio, o menino ficou emocionado.
7 – Assinale a única alternativa em que a vírgula foi utilizada, por ser obrigatória, de forma CORRETA.
a) O homem não lutou, e venceu.
b) Pedro, ficou triste diante do que viu.
c) Belo Horizonte 25 de maio, de 2008.
d) A mulher pensou, e meditou sobre os livros.
8 – Assinale a alternativa pontuada corretamente.
a) Desde o amanhecer, a menina, jogava, bola, e balas, pela, janela.
b) São Paulo, é uma cidade bela.
c) João e Maria são, uma espécie de referência das, história infanto-juvenis.
d) Desde o amanhecer, a aurora parecia mais rosada do que no dia anterior.
9- A alternativa que explica os usos da vírgula no trecho a seguir é:
A decisão, à qual ainda cabe recurso, se refere à polêmica ocorrida em uma turma do 2º ano do ensino médio
a) Separa uma enumeração de atitudes tomada pela justiça.
b) Separa uma expressão intercalada.
c) Separa um vocativo.
d) Introduz uma fala.
10- As vírgulas em destaque foram utilizadas no trecho a seguir com o objetivo de:
No dia seguinte, ela veio com a mãe, pedindo que eu fosse afastado de minhas funções. Naquele dia, a reunião durou das 7h30 às 11h”, conta Jeff.
a) Isolar vocativo.
b) Isolar aposto.
c) Isolar complemento verbal ou nominal antecipados.
d) Isolar expressão de tempo no início de sentença.
11- (Cefet-PR) Assinale o item em que o texto está corretamente pontuado.
a) Não nego, que ao avistar a cidade natal tive uma sensação nova.
b) Não nego que ao avistar, a cidade natal, tive uma sensação nova.
c) Não nego que, ao avistar, a cidade natal, tive uma sensação nova.
d) Não nego que, ao avistar a cidade natal, tive uma sensação nova.
"- Muito bom dia, senhora,
Que nessa janela está;
sabe dizer se é possível algum trabalho encontrar?"
(João Cabral de Melo Neto)
12- No primeiro verso, senhora vem entre vírgulas porque o termo é
a) um aposto.
b) um sujeito deslocado.
c) um vocativo.
d) um predicativo.
13- (USF-SP) Os períodos apresentam diferenças de pontuação. Indique a alternativa que corresponde ao período de pontuação correta.
a) A menina chorando de emoção, recebeu, o presente das mãos do padrinho.
b) A menina, chorando de emoção recebeu o presente das mãos do padrinho.
c) A menina chorando, de emoção recebeu o presente, das mãos do padrinho.
d) A menina, chorando de emoção, recebeu o presente das mãos do padrinho.
BOM DESEMPENHO!!!!
______________________________________________________________________
---------------------------------------------------------------------------------------------------------
GISLENE - PORTUGUÊS
ATIVIDADE DE PORTUGUÊS DO 6º ANO A, B e C
(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 15/06/2020 às 09h - 11h, pelo link https://meet.google.com/tre-mzgv-qsc)Veja o vídeo e em seguida responda a atividade abaixo
https://www.youtube.com/watch?v=bb4_gf8oGyY
Observe abaixo o texto de Ademir Assunção:
O patinho feio
Era o mais feio de todos
Só fazia trapalhadas
Nem cantar ele sabia
Nadava que nem um louco
Se brincava ninguém entendia
Tentou fazer amizades
Tentou uma duas três vezes
Tiraram sarro dele
Diziam que era o avesso
Um dia o patinho cansou
Comprou um bilhete pra lua
Já era tempo futuro
Mudar de planeta foi como atravessar a rua
De cima ele olhava tudo
E via como aquilo era estranho
Um planeta cheio de gente
Gente que fala, mas não sente (...)
01- Explique porque o patinho resolveu ir para a lua.
02 -Por que para o patinho as pessoas que vivem no planeta falam, mas não sentem?
03- Para descrever o patinho foram utilizados alguns adjetivos. Cite três.
04- Sublinhe os adjetivos e indique, com uma seta, a que substantivo eles se referem.
a) O aluno estudioso consegue bons resultados.
b) As crianças pequenas estavam alegres.
c) A menina ficou irritada com o irmão.
d) O homem usava uma máscara engraçada.
05. Transforme as locuções adjetivas em adjetivos.
A) Ambiente de família –
B) Amor de pai –
C) Revista do mês –
D) Doença do coração –
F) Festas de junho –
06-Marque com um X na frase em que a palavra destacada é adjetivo.
a) As goiabas doces eram vendidas pelos feirantes.
b) Naquele sítio os visitantes comem muitos doces.
07- Complete o texto com os substantivos adequados, para que a história não perca o sentido.
aventuras - Itatiaia - amigos - corredeira - medo - rio - galhada - criança - bote
“Uma vez eu me perdi na serra de ........................ Fiquei 24 horas andando, sem dormir e sem comer. [...], mas a vez que tive mais ....................... foi quando eu e uns .......................... estávamos descendo o ........................... Formoso, no Mato Grosso, e uma .............................. sugou o ............................. para o fundo do rio. Fiquei enroscado numa ................ e não conseguia me soltar. Logo estava pronto para outra, mas que sufoco [...] Quase morri. Sempre me pergunto por que entro nessas ...................... Acho que é por necessidade. Desde .................... sou assim e não consigo parar [...]".
“O mundo precisa de pessoas incríveis como você.”
ATIVIDADE DE PORTUGUÊS DO 7º ANO A, B e C
(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 15/06/2020 às 13h - 15h, pelo link https://meet.google.com/tre-mzgv-qsc)Obs.: Assistir ao vídeo no link a seguir: https://www.youtube.com/watch?v=oaCeBX6XsD0
Em seguida leia as informações sobre formas nominais do verbo no livro didático pág. 33 de seu livro didático.
(Aplicando conhecimentos) - Realizar atividade na Pág.: 34 (3º, 4º e 5º questões) e pág. 35 (Charge) os itens (a, b, c).
“O mundo precisa de pessoas incríveis como você.”
______________________________________________________________________
---------------------------------------------------------------------------------------------------------
HELIANE - ARTES
ATIVIDADE DE ARTES - 6º ano e 7º ano
(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 15/06/2020, pelo link https://meet.google.com/pvn-sgax-jdz)Atenção aos horários: 6º ano: de 13h - 14h
7º ano: de 09h - 10h
Leia o texto e responda a pergunta logo abaixo do texto. Em seguida continue resolvendo a continuação da proposta da atividade.
Escreva a letra de uma música (nacional) e ilustre-a. Obs: A letra não poder ter palavrões, expressões de baixo calão ou qualquer outra que faz apologia à violência ou pornografia.
Capriche na música e no desenho!
Observe um exemplo bem básico 👇
ATIVIDADE DE ARTES - 8º ano e 9º ano
(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 15/06/2020, pelo link https://meet.google.com/pvn-sgax-jdz)Atenção aos horários: 8º ano: de 14h - 15h
9º ano: de 10h - 11h
Observe as imagens e responda abaixo.
■ Responda segundo o texto lido.
1) Como se relacionam o equilíbrio ou o desequilíbrio de uma obra?
2) Qual a característica da composição simétrica?
3) O que é simetria bilateral?
4) Na aula passada exploramos a SIMETRIA RADIAL,na qual desenharam uma mandala. Hoje irão trabalhar com a simetria bilateral. Usem a criatividade e explore dois desenhos usando a simetria bilateral.
Capriche!!!
______________________________________________________________________
---------------------------------------------------------------------------------------------------------
AULAS DE TERÇA-FEIRA
AMORIM - MATEMÁTICA
ATIVIDADE DE MATEMÁTICA - 6º ANO A, B e C
(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 16/06/2020 às 9h - 11h, pelo link https://meet.google.com/hjj-pzqy-hrx)
Assunto: Divisão em N (Relação Fundamental)
Assistam a video aula pelos links a seguir:
Vídeo 1: https://youtu.be/YC7oQNvFmWQ
Vídeo 2: https://youtu.be/KeFjAvMn5B4
QUESTÕES PROBLEMA:
(01) QUAL É O VALOR DO QUOCIENTE, SENDO O DIVIDENDO 78, O DIVISOR 5 E O RESTO 3?
NOTA: RELAÇÃO FUNDAMENTAL: D = Q × d + R.
(02) QUAL É O VALOR DO DIVISOR, SENDO O DIVIDENDO 79, QUOCIENTE 7 E O RESTO 2?
(03) QUAL É O VALOR DO DIVISOR, SENDO O DIVISOR 76, O QUOCIENTE 5 E O RESTO O MENOR POSSÍVEL?
(04) QUAL É O DIVIDENDO, CUJO QUOCIENTE É 6, O DIVISOR 5 E O RESTO É O MAIOR POSSÍVEL?
(05) DESEJA-SE LADRILHAR UM TERRENO 10M × 35M COM LADRILHOS DE 5 METROS QUADRADOS. QUANTOS LADRILHOS SERÃO NECESSÁRIOS?
ATIVIDADE DE MATEMÁTICA - 7º ANO A, B e C
(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 16/06/2020 às 13h - 15h, pelo link https://meet.google.com/hjj-pzqy-hrx)
Assunto: Multiplicação e Divisão em Z (Problemas com quadrados e retângulos)
Assistam a video aula pelo link a seguir:
Vídeo 1: https://youtu.be/aynOH4uO1_Y
QUESTÕES PROBLEMA:
(01) CALCULE:
A)(-3) × (-10)
B) (-4) × (-8)
C) (+3) × (+10) × (+2)
D) (+3) × (+10) × (-3)
(02) CALCULE:
A) (-40)÷(-8)
B) (-50÷(-5)
C) (-40)÷(+8)
D) -50)÷(+5)
(03) SE OS LADOS DE UM RETÂNGULO MEDEM 20M E 30M, QUAL É O SEU PERÍMETRO?
(04) QUAL É A SUA ÁREA NO MESMO RETÂNGULO 20M × 30M?
(05) UM TERRENO QUADRADO DE DIMENSÕES 80M × 80M É DIVIDIDO EM 400 LADRILHOS. QUANTOS LADRILHOS TERÁ O TERRENO?
______________________________________________________________________
---------------------------------------------------------------------------------------------------------
TADEU - MATEMÁTICA
ATIVIDADE DE MATEMÁTICA DO 8º ANO A, B, C e D
(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 16/06/2020 às 09h - 11h, pelo link https://meet.google.com/xkw-kyeb-teu)ASSUNTO: GEOMETRIA
Assista os vídeos abaixo pelos links:
Vídeo 1: https://youtu.be/AHAYcRjRoTM
Vídeo 2: https://youtu.be/tCUWaFExiCI
Agora resolva as atividades na imagem a seguir
ATIVIDADE DE MATEMÁTICA DO 9º ANO A, B, e C
(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 16/06/2020 às 13h - 15h, pelo link https://meet.google.com/xkw-kyeb-teu)
ASSUNTO: FUNÇÃO
Assista os vídeos abaixo pelos links:
Vídeo 1: https://youtu.be/qbafCJrDCDw
Vídeo 2: https://youtu.be/hdMFlAv5GkU
Agora resolva as atividades na imagem a seguir
______________________________________________________________________
---------------------------------------------------------------------------------------------------------
AULAS DE QUARTA-FEIRA
GILBERTO - CIÊNCIAS
ATIVIDADE DE CIÊNCIAS DO 6º ANO A e B
(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 17/06/2020 às 09h - 10h , pelo link https://meet.google.com/rkb-njba-kcm)Assista ao vídeo sobre o assunto no link a seguir: https://youtu.be/wO65r7J-BbM
Agora resolva os exercícios a seguir:
Questão 1 - (Cesgranrio - RJ) Entre as transformações adiante, assinale a alternativa que representa um fenômeno químico:
a) Obtenção de amônia a partir de hidrogênio e nitrogênio.
b) Obtenção de gelo a partir da água.
c) Obtenção do oxigênio líquido a partir do ar atmosférico.
d) Solidificação da parafina.
e) Sublimação da naftalina.
Questão 2 - (UFMG) Reações químicas são fenômenos em que, necessariamente, ocorrem mudanças:
a) de cor.
b) de estado físico.
c) de condutibilidade elétrica.
d) de massa.
e) na natureza das substâncias.
Questão 3 - Entre as transformações a seguir, indique quais podem ser consideradas transformações físicas:
a) obtenção de vinho através da fermentação da uva.
b) queima de madeira em uma lareira.
c) decantação de uma amostra de água turva.
d) ebulição da água.
e) fabricação de fios de cobre a partir de uma barra de cobre.
ATIVIDADE DE CIÊNCIAS DO 7º ANO A e B
(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 17/06/2020 às 10h - 11h , pelo link https://meet.google.com/rkb-njba-kcm)
Assista ao vídeo sobre o assunto no link a seguir: https://youtu.be/gsev18eo4k4
Agora resolva os exercícios a seguir:
Questão 1 - Classificar os seres vivos sempre foi um grande desafio. A variedade de características físicas e de hábitos de vida, por exemplo, é um dos problemas enfrentados. Para facilitar a classificação, Lineu propôs um sistema de categorias taxonômicas. De acordo com esse sistema, qual é o táxon mais abrangente?
a) Reino.
b) Filo.
c) Classe.
d) Ordem.
e) Espécie.
Questão 2 - A classificação dos seres vivos em cinco reinos, proposta por Whittaker, apesar de apresentar falhas, ainda é a mais usada. De acordo com esse sistema, em que grupo encontramos seres eucarióticos, multicelulares e heterotróficos?
a) Reino Monera.
b) Reino Protoctista.
c) Reino Fungi.
d) Reino Plantae.
e) Reino Animalia.
Questão 3 - Para falar a respeito de um ser vivo normalmente utilizamos o nome popular de determinada espécie. O nome popular, no entanto, apresenta variações de uma região para outra, o que pode gerar confusão. Diante disso, os pesquisadores utilizam o nome científico das espécies, que obedece a uma série de regras.
Observe as alternativas abaixo e marque aquela que não representa uma regra para a escrita de nomes científicos.
a) Todo nome científico deve ser composto por dois nomes. O primeiro representa o gênero, e o segundo é o epíteto específico.
b) O nome do gênero sempre deve ser escrito com letra minúscula.
c) Subespécies deverão obedecer a uma nomenclatura trinomial.
d) Os nomes científicos devem ser apresentados em destaque no texto.
e) Ao citar o nome do autor, este deve vir logo após o nome da espécie.
Questão 4 - Um organismo que pertence ao mesmo filo que outro necessariamente pertence ao(a) mesmo(a):
a) reino.
b) família.
c) classe.
d) ordem.
e) espécie.
Questão 5 - É muito comum dizer que um organismo vivo possui célula, a unidade funcional e estrutural dos seres vivos. De acordo com essa definição, que organismos não podem ser considerados seres vivos?
a) Cianobactérias.
b) Algas.
c) Protozoários.
d) Fungos.
e) Vírus.
ATIVIDADE DE CIÊNCIAS DO 8º ANO A e B
(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 17/06/2020 às 13h - 14h , pelo link https://meet.google.com/rkb-njba-kcm)
Assista ao vídeo sobre o assunto no link a seguir: https://youtu.be/7XrBWsRZGEc
Agora resolva os exercícios a seguir:
01. O padrão reprodutivo mais frequente entre os protozoários é o assexuado. Abaixo, temos exemplo de:
a) cissiparidade ou bipartição;
b) divisão múltipla;
c) conjugação;
d) esporogonia;
e) brotamento ou gemiparidade.
02. (UNIV. CAT. DE SALVADOR) A rainha da abelha Apis Mellifera possui 32 cromossomos em suas células somáticas. Nas operárias e nos zangões, o número de cromossomos nessas células é, respectivamente:
a) 16 e 8;
b) 32 e 8;
c) 16 e 32;
d) 32 e 16;
e) 32 e 32.
03. Em relação ao ditado popular mencionado abaixo, assinale a alternativa que pode explicar o fenômeno correspondente. “Ai, ai, ai, carrapato não tem pai.”
a) neotenia
b) partenogênese
c) conjugação
d) poliembrionia
e) cariogamia
04. (PUCC) Óvulos partenogenéticos, que originam apenas machos, constituem um caso de partenogênese:
a) arrenótoca
b) telítoca
c) deuterótoca
d) artificial
e) facultativa
05. (PUC) Logo após a penetração do espermatozoide, o óvulo se torna impenetrável para outros espermatozoides. Quando isto acontece, deve-se à formação:
a) do cone de atração;
b) da membrana de fecundação;
c) da membrana vitelina;
d) de fina película de celulose;
e) do início da epiderme.
06. (UNIP) Os gêmeos univitelinos originam-se:
a) de um óvulo fecundado por 2 ou mais espermatozoides;
b) de um óvulo fecundado por 1 espermatozoide e o ovo resultante desencadeia posteriormente 2 embriões;
c) da fecundação de um óvulo onde ocorrem duas cariogamias;
d) sempre e exclusivamente da polispermia;
e) de óvulos com o número de cromossomos (2n).
07. (UFG) Em uma sociedade de abelhas, a casta operária é constituída de indivíduos do sexo:
a) masculino adulto
b) masculino e feminino
c) feminino
d) masculino e jovem
e) não determinado.
08. (UFG) Um tatu fêmea sempre produz uma ninhada de filhotes do mesmo sexo. Este fenômeno denomina-se:
a) poliovulação
b) poliembrionia
c) conjugação
d) pedogênese
e) ovulação
09. (CESGRANRIO) Quando um óvulo se desenvolve e chega a produzir um animal, na ausência de fertilização, temos o que se chama de:
a) hermafroditismo
b) partenogênese
c) metamorfose
d) fecundação interna
e) malformação congênita
10. (UNIP) Habitualmente, o óvulo é fecundado por um único espermatozoide. Quando vários espermatozoides penetram no mesmo óvulo, denomina-se:
a) protospermia
b) polispermia
c) espermiogênese
d) partenogênese
e) multiplospermia
ATIVIDADE DE CIÊNCIAS DO 9º ANO A
(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 17/06/2020 às 14h - 15h , pelo link https://meet.google.com/rkb-njba-kcm)
Assista ao vídeo sobre o assunto no link a seguir: https://youtu.be/OpASM1pCM2E
Agora resolva os exercícios a seguir:
Questão 1 - (UFPA) Um átomo, cujo número atômico é 18, está classificado na Tabela Periódica como:
a) metal alcalino
b) metal alcalinoterroso
c) metal terroso
d) ametal
e) gás nobre
Questão 2 - (Cesgranrio-RJ) Um átomo T apresenta menos 2 prótons que um átomo Q. Com base nessa informação, assinale a opção falsa.
T Q
a) calcogênio gás nobre
b) enxofre silício
c) gás nobre alcalinoterroso
d) halogênio alcalino
e) bário cério
Questão 3 - (Cesgranrio-RJ) Dados os elementos de números atômicos 3, 9, 11, 12, 20, 37, 38, 47, 55, 56 e 75, a opção que só contém metais alcalinos é:
b) 3, 9, 37 e 55
c) 9, 11, 38 e 55
d) 12, 20, 38 e 56
e) 12, 37, 47 e 75
Questão 4 - Assinale a única alternativa em que todos os elementos possuem propriedades semelhantes:
b) Li, Ni, Bi.
c) Ba, Ra, Rn.
d) Au, Hg, C?.
e) C, Cs, Cd.
Questão 5 - Na classificação periódica, os elementos Ca (cálcio, Z = 20), Br (bromo, Z = 35) e S (enxofre) são conhecidos, respectivamente, como sendo das famílias dos:
a) Halogênios, calcogênios e gases nobres.
b) Metais alcalinos, metais alcalinoterrosos e calcogênios.
c) Metais alcalinos, halogênios e calcogênios.
d) Metais alcalinoterrosos, halogênios e calcogênios.
e) Halogênios, calcogênios e metais alcalinoterrosos.
Questão 6 - Qual elemento abaixo é o gás nobre de menor número atômico e o metal alcalino de maior número atômico?
b) He e Bi.
c) He e Fr.
d) Rn e Li.
e) Rn e H.
______________________________________________________________________
---------------------------------------------------------------------------------------------------------
IDELFONSO - CIÊNCIAS
ATIVIDADE DE CIÊNCIAS DO 6º ANO C
(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 17/06/2020 às 09h - 10h , pelo link https://meet.google.com/coz-posr-vbp)Tema 2: Separação de misturas (pág. 57 a 61)
Assista ao vídeo no link a seguir: https://youtu.be/X5OWOAp7t-I
Agora responda as questões
1) Cite os tipos de separação para misturas homogêneas.
___ e ____
2) De quais fatores depende a escolha do processo de separacao?
3) Cite os tipos de separação para misturas heterogênea.
4) Responda o que se pede:
a) Quando devo usar a catação ?
b) Quando devo usar a filtração?
5) Qual processo de separação devo usar em cada caso:
a) Água e óleo __
b) Quando preparo o café _____
c) Separar as impurezas dos grãos de feijão ___
d) Separar o sal da água nas salinas_____
e) Separar água da areia___
ATIVIDADE DE CIÊNCIAS DO 7º ANO C
(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 17/06/2020 às 10h - 11h , pelo link https://meet.google.com/coz-posr-vbp)
Capítulo 6: Vírus (pág. 68 à 76)
1) Cite as características dos vírus.
2) Por que os vírus são chamados de parasitas intracelular obrigatório?
3) Faça a diferença entre:
a) Vacina
b) Soro
4) Quando é que ocorre uma pandemia? Qual a que está ocorrendo no momento?
5) Cite nomes de algumas doenças causadas por vírus
6) Cite algumas formas de transmissão da aids.
7) No momento quais as formas de se prevenir do coronavírus?
ATIVIDADE DE CIÊNCIAS DO 8º ANO C e D
(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 17/06/2020 às 13h - 14h, pelo link https://meet.google.com/coz-posr-vbp)
Tema 2: Circuito elétrico (Pág. 43 à 49)
Assista ao vídeo pelo link a seguir: https://youtu.be/N0DnSlhijOU
1) O que é um circuito elétrico?
2) O que é um gerador elétrico?
3) Como é produzida a energia elétrica nos seguintes casos:
a) Pilhas e baterias
b) Gerador de hidrelétrica
4) Diga o que é tensão elétrica?
5) O que são EPI's?
6) Dê exemplos de:
a) Bons condutores elétricos
b) Isolantes elétricos
ATIVIDADE DE CIÊNCIAS DO 9º ANO B e C
(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 17/06/2020 às 14h - 15h, pelo link https://meet.google.com/coz-posr-vbp)Tema: Distribuição eletrônica
IMPORTANTE!!! - Assistir a vídeo aula e copiar no caderno todas informações inclusive o exercício
Link do vídeo: https://youtu.be/qNBV4Fmvdc4
Atividade
1) Faça a distribuição eletrônica dos átomos a seguir é diga qual o subnível de maior energia e quantas camadas os elétrons de cada elemento estão distribuídos.
a) F=9
b) Ne=10
c) P=15
d) Ni=28
e) Ba=56
______________________________________________________________________
---------------------------------------------------------------------------------------------------------
MARÍCIA - INGLÊS
ATIVIDADE DE INGLÊS DO 6º ANO A, B e C
(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 17/06/2020 às 14h - 15h, pelo link https://meet.google.com/iej-ezkp-mzk)
ASSUNTO: Continuação... “The Family”
Assistam a vídeo-aula através do link: https://youtu.be/blK5B3yqJsM
Resolvam a atividades pelo link: QUIZ - https://forms.gle/ivSD3A6aF5kBueDU9
ATIVIDADE DE INGLÊS DO 7º ANO A, B e C
(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 17/06/2020 às 13h - 14h, pelo link https://meet.google.com/iej-ezkp-mzk)
ASSUNTO: Continuação dos “ Means Transportation.”
Assista o vídeo e adivinhe qual transporte aparece. Fale a resposta em Inglês. https://youtu.be/3BXEEjE991U
Resolvam a atividades pelo link: QUIZ - https://forms.gle/pgR9NQjGNdestu55A
ATIVIDADE DE INGLÊS DO 8º ANO A, B, C e D
(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 17/06/2020 às 10h - 11h, pelo link https://meet.google.com/iej-ezkp-mzk)
ASSUNTO: Aula de Fixação de conteúdo, com o assunto “THE CLOTHES”
Assistam a vídeo-aula através do link: https://youtu.be/sDjJ5wNhe0g
Resolvam a atividades pelo link: QUIZ - https://forms.gle/UPEB5gXxhswm3bUq7
ATIVIDADE DE INGLÊS DO 9º ANO A, B, e C
(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 17/06/2020 às 09h - 10h, pelo link https://meet.google.com/iej-ezkp-mzk)
ASSUNTO: Aula de Fixação de conteúdo, com o assunto Reflexives Pronouns
Assistam a vídeo-aula através do link: https://youtu.be/NRXab-D_V-o
Resolvam a atividades pelo link: QUIZ - https://forms.gle/knX5BVTYu4J1PY5s5
______________________________________________________________________
---------------------------------------------------------------------------------------------------------
AULAS DE QUINTA-FEIRA
EUGÊNIO - HISTÓRIA
ATIVIDADE DE HISTÓRIA DO 6º ANO A, B e C
(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 18/06/2020 às 09h - 10h, pelo link https://meet.google.com/tud-oahp-orp)
Tema: cultura da Civilização Egípcia – O Reino de Kush
Livro didático: História, Sociedade e Cidadania na página 78 a 78.
Leia através do link: http://profisabelaguiar.blogspot.com/2015/05/nubia-e-o-reino-de-kush.html
Agora assista os vídeos através desses links:
Vídeo 1: https://www.youtube.com/watch?v=oWBpD4Q8FK0
Vídeo 2: https://www.youtube.com/watch?v=TsiRq4BFSu8
Agora responda
1) Uma das características do Reino de Cuxe é o fato de não fazer distinção de poderes entre homens e mulheres. A mulher poderia ser sacerdotisa. A mãe do rei, por exemplo, poderia governar juntamente com o filho. Que título era dado as rainhas-mães, no Reino de Cuxe?
______________________
2) No Reino de Cuxe a riqueza de um indivíduo era medida:
a) pela quantidade de ouro acumulada.
b) pela quantidade de animais do rebanho.
c) pela quantidade de cerais.
3) Corrija o que estiver grifado:
- O Reino de Cuxe se situava onde atualmente é o Egito.
- Cuxe e Egito eram reinos vizinhos, situados na Ásia que viviam em harmonia.
- Os cuxitas herdaram a religião dos mesopotâmicos.
- Egípcios e cuxitas eram politeístas, isto é, acreditavam em um único deus.
- Tanto o Egito quanto o reino de Cuxe dependiam do Rio Eufrates.
ATIVIDADE DE HISTÓRIA DO 7º ANO A, B e C
(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 18/06/2020 às 10h - 11h, pelo link https://meet.google.com/tud-oahp-orp)
Tema: Renascimento Cultural
Livro didático: História, Sociedade e Cidadania na página a .
Leia através do link: https://istudi.wordpress.com/2019/04/10/resumo-7oano-renascimento/
Agora assista o vídeo através desse link: https://www.youtube.com/watch?v=rCG-UkbBie4&t=187s
E cante junto: https://www.youtube.com/watch?v=k3Su70uCsIQ
Agora responda
1) Complete:
No final da Idade Média, nas cidades da _________, e entre as pessoas da classe _________, surgiu um movimento artístico, literário e científico que passou a ser chamado de ___________ porque os seus integrantes diziam que estavam “renascendo” as artes da __________ e da __________ Antiga.
2) Os ricos incentivadores das artes e das ciências, durante o Renascimento, ficaram conhecidos como:
a) patrocinadores.
b) mecenas.
c) curadores.
3) Associe a primeira com a segunda coluna:
(1) antropocentrismo
(2) hedonismo
(3) racionalismo
(4) individualismo
(5) Heliocentrismo
(6) Prensa móvel.
___ o homem como o centro de tudo.
___ o uso razão para explicar as coisas.
___ a valorização dos prazeres, das boas sensações.
___ a valorização do talento individual, pessoal.
___ o Sol como centro do sistema planetário.
___ imprimia livro e expandiu as ideias renascentistas.
ATIVIDADE DE HISTÓRIA DO 8º ANO A, B, C e D
(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 18/06/2020 às 13h - 14h, pelo link https://meet.google.com/tud-oahp-orp)
Tema: Era Napoleônica
Assunto presente no livro História, Sociedade e Cidadania na página 45 a 61.
Leia através do link: https://istudi.wordpress.com/2018/05/24/resumo-8o-ano-era-napoleonica/
Agora assista o vídeo através desse link: https://www.youtube.com/watch?v=ibq9Clf_Kpk
Agora responda
1) O general Napoleão Bonaparte chegou ao poder, em 1799, através de um golpe de estado, conhecido como o “____________________” e isto encerrou a ____________________.
2) Marque (V) ou (F):
-Quando Napoleão se tornou Cônsul da França, ele:
___ respeitou a liberdade de imprensa e de opinião.
___ criou o Branco da França e o franco (moeda).
___ instituiu o casamento civil e a igualdade de todos, perante as leis.
___ criou escolas públicas (“liceus”) e gratuitas administradas por religiosos.
___ beneficiou a burguesia, ao proibir sindicatos e greves.
3) Napoleão, enquanto imperador, quis transformar a França ele em uma potência econômica, mas a Inglaterra representava entrave aos seus interesses. Para enfrentá-la, adotou uma estratégia chamada “Bloqueio Continental”. O que foi o Bloqueio Continental e o que isso teve a ver com a fuga da Família Real Portuguesa para o Brasil?
ATIVIDADE DE HISTÓRIA DO 9º ANO A, B e C
(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 18/06/2020 às 14h - 15h, pelo link https://meet.google.com/tud-oahp-orp)
Tema: Primeira Guerra Mundial
Assunto presente no livro História, Sociedade e Cidadania na página 77 a 83.
Agora assista o vídeo através desse link: https://www.youtube.com/watch?v=ZfZAle8CVgg
1) Podemos afirmar, de forma geral, que a 1ª Guerra Mundial (1914 – 1918) resultou:
a) das rivalidades entre as nações imperialistas por territórios.
b) da reação capitalista às ideias socialistas entre os trabalhadores.
c) dos conflitos entre cristãos e muçulmanos na Europa Oriental
2) Na iminência de um conflito armado, os países ricos passaram formar alianças militares. Sabendo disto, escreva o nome dos países que formaram as alianças miliares da Primeira Guerra Mundial:
*Entente: ____________, _______________ e ______________.
*Aliança: ____________, _______________ e ______________.
3) Marque (V) ou (F) e corrija o que for falso:
___ antes da Primeira Guerra, o mundo vivia o otimismo das descobertas científicas.
___ os franceses foram derrotados pelos ingleses na Guerra Franco-Prussiana.
___ A Áustria-Hungria era inimiga da Rússia porque esta estimulava a independência da Sérvia.
___ o assinado do futuro rei da Áustria-Hungria, iniciou a Primeira Guerra Mundial.
___ a Rússia retirou-se da Guerra e no lugar dela entraram os Estados Unidos.
___ o Brasil reagiu ao afundamento de navios enviando milhares de soldados para combater a Alemanha.
___ o fim da 1ª Guerra foi também o fim dos grandes impérios enquanto os EUA se tornou potência.
___ O Tratado de Versalhes obrigou a Alemanha reduzir seu poderio militar, devolver territórios e pagar dívida bilionária de guerra aos vencedores.
______________________________________________________________________
---------------------------------------------------------------------------------------------------------
RAFAEL - ED. FÍSICA
ATIVIDADE DE EDUCAÇÃO FÍSICA DO 6º ANO A, B e C
(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 18/06/2020 às 14h - 15h, pelo link https://meet.google.com/jpy-dvzu-yya)Tema: Jogos e Brincadeiras
Objetivo: Compreender sobre contexto cultural das brincadeiras e jogos.
Assista ao Vídeo sobre o tema: https://youtu.be/1RpVz2e5Bq8
TEXTO E ATIVIDADE 1.
“Brincar com crianças não é perder tempo, é ganhá-lo; se é triste ver meninos sem escola, mais triste ainda é vê-los sentados enfileirados em salas sem ar, com exercícios estéreis, sem valor para a formação do homem.”
Carlos Drummond de Andrade
ATIVIDADE (Bônus)
CORRIDA DENTRO DE CASA
Quando as crianças estiverem durante muito tempo dentro de casa porque não é possível sair, proponha uma corrida. Escolha uma cor, como, por exemplo, verde. Determine todos os ambientes que fazem parte da disputa (procure usar todos os aposentos, incluindo os armários e banheiros) e faça os competidores irem rapidamente de um aposento ao outro, tocando um objeto de cor verde. Você corre junto, também. Se houver mais de dois participantes, o vencedor é o primeiro que tocar o item verde em cada local designado e retornar ao início.
ATIVIDADE DE EDUCAÇÃO FÍSICA DO 8º ANO A, B, C e D
(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 18/06/2020 às 10h - 11h, pelo link https://meet.google.com/jpy-dvzu-yya)
Tema: Noções Básicas de Primeiros Socorros.
Objetivo: Identificar os perigos que cercam o aluno, em casa e na escola.
Conteúdo:
Assista ao Vídeo sobre o tema: https://youtu.be/PMfLdTeZ-Y4
TEXTO E ATIVIDADE 1
“Conhecimento auxilia por fora, mas só o amor socorre por dentro.”
Albert Einstein
ATIVIDADE (Bônus)
CORRIDA DENTRO DE CASA
Quando as crianças estiverem durante muito tempo dentro de casa porque não é possível sair, proponha uma corrida. Escolha uma cor, como, por exemplo, verde. Determine todos os ambientes que fazem parte da disputa (procure usar todos os aposentos, incluindo os armários e banheiros) e faça os competidores irem rapidamente de um aposento ao outro, tocando um objeto de cor verde. Você corre junto, também. Se houver mais de dois participantes, o vencedor é o primeiro que tocar o item verde em cada local designado e retornar ao início.
ATIVIDADE DE EDUCAÇÃO FÍSICA DO 9º ANO A, B, e C
(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 18/06/2020 às 9h - 10h, pelo link https://meet.google.com/jpy-dvzu-yya)
Tema: Atividade Física e Saúde
Objetivo: Reconhecer a prática de atividades físicas como uma das condições necessárias à saúde corporal.
Conteúdo:
Assista ao Vídeo sobre o tema: https://youtu.be/IBHyEn6qMe4
TEXTO E ATIVIDADE 1
“O mais importante nos exercícios físicos é a prática, como um banho que se toma todos os dias.”
Lélio de Assis
ATIVIDADE (Bônus)
CORRIDA DENTRO DE CASA
Quando as crianças estiverem durante muito tempo dentro de casa porque não é possível sair, proponha uma corrida. Escolha uma cor, como, por exemplo, verde. Determine todos os ambientes que fazem parte da disputa (procure usar todos os aposentos, incluindo os armários e banheiros) e faça os competidores irem rapidamente de um aposento ao outro, tocando um objeto de cor verde. Você corre junto, também. Se houver mais de dois participantes, o vencedor é o primeiro que tocar o item verde em cada local designado e retornar ao início.
______________________________________________________________________
---------------------------------------------------------------------------------------------------------
RONMICY - ED. FÍSICA
ATIVIDADE DE EDUCAÇÃO FÍSICA DO 7º ANO A, B e C
(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 18/06/2020 às 13h - 14h, pelo link https://meet.google.com/asd-dycp-drf)
TEMA: Aquecimento muscular
Objetivo: conscientizar os alunos sobre a importância do aquecimento muscular, antes das atividades físicas.
Assista ao vídeo pelo link a seguir: https://youtu.be/YvjvhUHW1QU
O exercício é o mesmo que aparece no vídeo. Copie para seu caderno e responda.
______________________________________________________________________
---------------------------------------------------------------------------------------------------------
AULAS DE SEXTA-FEIRA
GEORGE - GEOGRAFIA
ATIVIDADE DE GEOGRAFIA DO 6º ANO A, B e C
(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 19/06/2020 às 09h - 10h, pelo link https://meet.google.com/gwv-qwea-ukx)
Leitura: UNIDADE 2
Sobre o tema, assista ao vídeo no link a seguir
COMO FUNCIONA – GPS: https://youtu.be/zHZO4Nfhy-I
CIDADE DOS DINOSSAUROS, Sousa. PB: https://youtu.be/VZLHa4ONvds
Agora resolva as questões
1. Com a ajuda do celular localize os seguintes espaços listados a seguir, faça uma foto ou print da tela do celular ou computador e apresente na próxima aula.
a) Mercado Ver o Peso (Estado do Pará)
b) Cristo Redentor (Estado do Rio de Janeiro)
c) Estatua de Iracema Guardiã (Estado do Ceará)
2. Sobre a questão anterior, cite três elementos de cada uma das paisagens e justifique suas escolhas. Mínimo de 12 linhas
3. O monitoramento por satélites e o GPS (Sistema de Posicionamento Global) são inovações tecnológicas atualmente usadas por órgãos governamentais, agricultura, empresas, pessoas etc. Sobre essa questão, escreva verdadeiro (V) ou falso (F) para os itens abaixo e assinale a alternativa correta:
I. O GPS é um Sistema de Posicionamento Global constituído por dezenas de satélites que emitem sinais de rádio captados por aparelhos especiais em qualquer ponto da superfície da Terra.
II. O GPS indica ao usuário sua localização em termos de latitude, longitude e altitude.
III. Na agricultura, essas tecnologias podem ser utilizadas a fim de que se obtenha maior produtividade com custos menores.
IV. Essas inovações tecnológicas permitem, por exemplo, detectar e acompanhar a direção e o deslocamento de queimadas e avaliar prejuízos em áreas atingidas por secas ou inundações.
a) VFVV.
b) VVVF.
c) FVVV.
d) VVVV.
4. Assista ao vídeo sobre o sistema de GPS e crie um resumo sobre as principais informações do vídeo.
ATIVIDADE DE GEOGRAFIA DO 7º ANO A, B e C
(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 19/06/2020 às 10h - 11h, pelo link https://meet.google.com/gwv-qwea-ukx)
Leitura: UNIDADE 2
Sobre o tema, assista ao vídeo no link a seguir: https://youtu.be/ajIPOBsodiU
Agora resolva as questões
1. (Cesgranrio) O início da colonização portuguesa no Brasil, no chamado período "pré-colonial" (1500-1530), foi marcado pelo(a):
a) envio de expedições exploratórias do litoral e pelo escambo do pau-brasil;
b) plantio e exploração do pau-brasil, associado ao tráfico africano.
c) deslocamento, para a América, da estrutura administrativa e militar já experimentada no Oriente;
d) fixação de grupos missionários de várias ordens religiosas para catequizar os indígenas;
e) implantação da lavoura canavieira, apoiada em capitais holandeses.
2. O que esse mapa representa? Que povos originários ocupavam predominantemente a faixa litorânea da América portuguesa na época representa?
3. Leia o texto e responda o que se pede:
Como não se tratava de regiões aptas para a produção de gêneros tropicais de grande valor comercial, como o açúcar ou outros, foi-se obrigado para conseguir povoadores (...) a recorrer às camadas pobres ou médias da população portuguesa e conceder grandes vantagens aos colonos que aceitavam irem-se estabelecer lá. O custo do transporte será fornecido pelo Estado, a instalação dos colonos é cercada de toda a sorte de providências destinadas a facilitar e garantir a subsistência dos povoadores; as terras a serem ocupadas são previamente demarcadas em pequenas parcelas, (...) fornecem-se gratuitamente ou a longo prazo auxílios vários (instrumentos de trabalho, sementes, animais, etc)".
(Prado Júnior, C. História econômica do Brasil. 27 ed. S. Paulo: Brasiliense, 1982. p. 95-6)
Com base no texto, é possível afirmar que o autor se refere:
a) à colonização do sertão nordestino através da pecuária.
b) à ocupação da Amazônia através das drogas do sertão.
c) à expansão para o interior paulista pelas entradas e bandeiras.
d) à colonização do Sul através da pecuária.
e) ao povoamento das Capitanias Hereditárias.
ATIVIDADE DE GEOGRAFIA DO 8º ANO A, B, C e D
(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 19/06/2020 às 13h - 14h, pelo link https://meet.google.com/gwv-qwea-ukx)
Leitura: UNIDADE 2
Sobre o tema, assista ao vídeo no link a seguir: https://youtu.be/VShTFsD0UWQ
Agora resolva as questões
1. Tendo como referência comparativa a tabela a seguir, que trata da população absoluta e relativa dos países com maior extensão territorial, e os seus conhecimentos sobre esse assunto, assinale a(s) proposição(ões) correta(s).
a) O Brasil é o país com maior densidade demográfica.
b) O Brasil é um país pouco populoso.
c) O Brasil é um país populoso e extremamente povoado.
d) Comparado aos países com maior extensão territorial do mundo, o Brasil possui uma das mais elevadas taxas de população relativa.
e) Dos países citados na tabela, o Brasil é o quarto mais povoado.
2. (ENEM 2011) Cerca de 20 milhões de brasileiros vivem na região coberta pela caatinga, em quase 800 mil km² de área. Quando não chove, o homem do sertão e sua família precisam caminhar quilômetros em busca da água dos açudes. A irregularidade climática é um dos fatores que mais interferem na vida do sertanejo.
Segundo esse levantamento, a densidade demográfica da região coberta pela caatinga, em habitantes por km², é de:
a) 250
b) 25
c) 2,5
d) 0,25
e) 0,025
3. Existem duas formas principais de abordar o quantitativo populacional em um espaço. De um lado, temos as taxas de __________________, que representam o número de habitantes por quilômetro quadrado; de outro, temos as taxas de __________________, que estão relacionadas com o número de habitantes independentemente do tamanho do território.
A alternativa que completa corretamente as lacunas acima é:
a) densidade demográfica e superpovoamento
b) crescimento vegetativo e população absoluta
c) população local e população geral
d) densidade demográfica e população absoluta
e) crescimento vegetativo e população geral.
ATIVIDADE DE GEOGRAFIA DO 9º ANO A, B e C
(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 19/06/2020 às 14h - 15h, pelo link https://meet.google.com/gwv-qwea-ukx)
Leitura: UNIDADE 2
Assista aos vídeos complementares acerca do tema nos links a seguir:
A Evolução dos Transportes: https://youtu.be/nGG3rQeZhkY
Reportagem | Museu do transporte: https://youtu.be/8qP_HkxgIDo
1. Observe a figura e responda o que se pede:
b) Cite alguns fatores relacionados à evolução dos meios de comunicação.
2. O transporte público no Brasil sempre foi alvo de muitas reclamações ao longo do tempo. Na maioria das vezes, as queixas referem-se ao fato de os veículos estarem sempre lotados, às condições ruins dos carros e à baixa qualidade dos serviços prestados […]. A insatisfação da população com o transporte coletivo nas cidades brasileiras, no entanto, não é uma questão recente. Pesquisas realizadas pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA), em 2011 e 2012, revelaram um quadro negativo, com avaliações classificadas como “péssimas ou ruins” ultrapassando os 60%”.
(Disponível em: brasilescola.uol.com.br)
Assinale a alternativa que indica um dos principais elementos responsáveis pelos problemas do transporte público no Brasil.
a) Ausência de veículos particulares para a população.
b) Crescimento das cidades menor que o do campo.
c) Barateamento das passagens, elevando a procura e diminuindo os serviços.
d) Crescimento desordenado urbano sem um acompanhamento em infraestrutura.
e) Federalização do transporte coletivo pela Constituição de 1988.
3. As ferrovias são frequentemente indicadas como a melhor opção para o escoamento de cargas e, até mesmo, de pessoas em todo o território nacional. Entre as vantagens que esse tipo de transporte oferece para o país, podemos assinalar, EXCETO:
a) Baixo custos de manutenção e consumo.
b) Participação no deslocamento de todo o percurso da mercadoria a ser entregue.
c) Desafogamento do trânsito nas rodovias.
d) Melhorias na relação entre cargas transportadas e combustível consumido.
e) Menor quantidade estatística de acidentes e perdas de carga.
______________________________________________________________________
---------------------------------------------------------------------------------------------------------
NETO - ENSINO RELIGIOSO
ATIVIDADE DE ENSINO RELIGIOSO - TODAS AS TURMAS
(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 19/06/2020, pelo link https://meet.google.com/fsn-nypp-tsg)Atenção aos horários: 6º ano: de 13h - 14h
7º ano: de 09h - 10h
8º ano: de 14h - 15h
9º ano: de 10h - 11h
Leia o texto abaixo e em seguida copie e responda no caderno as questões abaixo:
As religiões e o isolamento social: religiosidade em tempos de pandemia
Diferentes credos têm se repensado a partir do isolamento social e mantido o ânimo de seus fieis.
Ler o aspecto religioso que permeia nossa sociedade é fundamental para que, juntos com as outras ciências que se dedicam ao humano, compreendamos nossas relações, nosso jeito de ver o mundo e de ler a realidade.
Para além disso, acreditamos que as religiões têm um papel importante para o desenvolvimento do humano. Cada vez que um fiel de determinada religião, vive de maneira verdadeira os princípios que movem sua fé, nossa humanidade está dando um passo bonito, rumo à sua realização. As instituições religiosas também têm um papel importante: é por isso que não nos furtamos a um olhar crítico sobre elas, a fim de que possamos, nós e nossos colaboradores, ajudar a despertá-las, de algum modo, para que bem cumpram sua missão.
Estamos vivendo a maior crise de nosso jovem século, com esta pandemia de Covid-19. Em nosso país, temos visto, a cada dia, o dramático crescimento no número de pessoas infectadas e o aterrador e crescente número de mortos.
Precisamos refletir para além do cristianismo. Outras religiões, igualmente importantes em nossa sociedade, também têm se dedicado a se repensar neste tempo tão difícil pelo qual estamos passamos. Essas religiões, bem como grande parte de setores do cristianismo, têm contribuído, a partir de sua própria fé, no sustento espiritual de nossa gente, além dos efetivos trabalhos de socorro àqueles e àquelas que mais precisam.
Questão 1. Como sua religião se adequou ao isolamento social? Quais as mudanças que aconteceram?
Questão 2. Segundo o texto, por que é fundamental ler os aspectos religiosos que permeiam nossa sociedade?
Questão 3. De acordo com o texto, como as religiões tem um aspectos fundamental no desenvolvimento do seres humanos?
Preencher no diário da pandemia...
Como esse período alterou sua relação com a religião?
O que você mais sente falta e o que passou a fazer por conta do isolamento quando se trata da sua religião?
Você e sua família se reúnem em casa para praticar algum culto religioso? Quais?
______________________________________________________________________
---------------------------------------------------------------------------------------------------------
























Nenhum comentário:
Postar um comentário