AULAS DE SEGUNDA-FEIRA
ANDRÉA - PORTUGUÊS
ATIVIDADE DE PORTUGUÊS - 8º ANO A, B, C e D
(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 08/06/2020 às 09h - 11h, pelo link https://meet.google.com/nih-spqa-ufa)ASSUNTO: SINAIS DE PONTUAÇÃO.
Olá, turmas dos 8°anos, assista aos vídeos abaixo para entender melhor o assunto.
Seguem os links:
https://www.youtube.com/watch?v=ODkVN0kRciE
https://www.youtube.com/watch?v=9tdpcfdr244
Obs: O assunto abordado consta nas páginas 96 e 97 do livro didático.
A ATIVIDADE A SEGUIR DEVE SER COPIADA E RESPONDIDA EM SEU CADERNO.
1 - Explique o uso da vírgula nas orações a seguir.
a - Tiradentes, nosso herói, está sendo reestudado.
b - Presidente, mude nosso plano de aposentadoria!
c - Agradar a si mesmo é orgulho; aos demais, vaidade.
d - Uma igreja sem sino é, por assim dizer, uma boca sem fala.
e - No futuro não teremos divórcio, coquetel, policiais, futebol, maioria silenciosa nem tecnocracia.
f - Rio de Janeiro, 25 de dezembro de 2002.
g - Repolho não pensa, logo não existe!
h - César, imperador romano, foi morto pelo próprio filho.
i - Moro na rua Sá Ferreira, 135.
j - Colombo, que era genovês, descobriu a América.
k - Os meninos, que estavam no pátio, começaram a correr.
l - Manuel era simpático; Pedro, antipático.
m - Vamos todos, ou seja, eu, você e ela.
n - Brasileiros e brasileiras, a situação está difícil.
2 - Atividade do livro didático paginas 96 e 97, questão 6. (COPIAR OS ITENS A, B, C e D)
3 - Atividade do livro didático página 97, questão 7. (COPIAR OS ITENS A, B)
BOM DESEMPENHO!!
ATIVIDADE DE PORTUGUÊS - 9º ANO A, B e C.
(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 08/06/2020 às 13h - 15h, pelo link https://meet.google.com/nih-spqa-ufa)ASSUNTO: USO DA VÍRGULA.
Olá, turmas dos 9°anos, assista ao vídeo abaixo para entender melhor o assunto.
Segue o link: https://www.youtube.com/watch?v=9tdpcfdr244
Obs: O assunto abordado consta nas páginas 47 e 48 do livro didático.
A ATIVIDADE A SEGUIR DEVE SER COPIADA E RESPONDIDA EM SEU CADERNO.
1- Explique o uso da vírgula nas orações a seguir.
a - Tiradentes, nosso herói, está sendo reestudado.
b - Presidente, mude nosso plano de aposentadoria!
c - Agradar a si mesmo é orgulho; aos demais, vaidade.
d - Uma igreja sem sino é, por assim dizer, uma boca sem fala.
e - No futuro não teremos divórcio, coquetel, policiais, futebol, maioria silenciosa nem tecnocracia.
f - Rio de Janeiro, 25 de dezembro de 2002.
g - Repolho não pensa, logo não existe!
h - César, imperador romano, foi morto pelo próprio filho.
i - Moro na rua Sá Ferreira, 135.
j - Colombo, que era genovês, descobriu a América.
k - Os meninos, que estavam no pátio, começaram a correr.
l - Manuel era simpático; Pedro, antipático.
m - Vamos todos, ou seja, eu, você e ela.
n - Brasileiros e brasileiras, a situação está difícil.
2- Atividade do livro didático páginas 46 e 47, questão 1.
BOM DESEMPENHO!!
______________________________________________________________________
---------------------------------------------------------------------------------------------------------
GISLENE - PORTUGUÊS
ATIVIDADE DE PORTUGUÊS DO 6º ANO A, B e C
(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 08/06/2020 às 09h - 11h, pelo link https://meet.google.com/tre-mzgv-qsc)3º Atividade - (Aplicando conhecimentos)
Aprendendo a ser poeta
Você já sentiu vontade de se colocar no lugar de um poeta e escrever palavras no papel para expressar o que sentia em determinado momento de sua vida?
Então, vamos ler o Capítulo 2 do livro didático página 41. Em seguida resolver as questões da página 42 (3º, 4º, 5º, 6º, 7º e 9º).
Obs: Não deixem de ler o que Manoel Barros nos conta a respeito de ser poeta.
“A única coisa impossível é aquilo que você não tenta”.
ATIVIDADE DE PORTUGUÊS DO 7º ANO A, B e C
(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 08/06/2020 às 13h - 15h, pelo link https://meet.google.com/tre-mzgv-qsc)
3ª Atividade – Aplicando conhecimentos
O PRIMEIRO ENCONTRO
Vocês se conheceram na escola, no clube, no shopping ou pela internet. Ao telefone ou trocando e-mails, ficaram horas e horas batendo papo. Descobriram que têm várias afinidades, que curtem a companhia um do outro e: buumm! Ele finalmente criou coragem e a convidou para sair. [...] Calma! O primeiro encontro sempre dá aquele friozinho na barriga. (Daniela Zuim. Revista Atrevida. São Paulo, 2001).
1. O texto acima foi publicado na revista atrevida. Levando em conta a revista de publicação, a que público a reportagem se dirige?
(A) Ao público idoso.
(B) Ao público adulto.
(C) Ao público adolescente.
(D) Ao público infantil, de até 6 anos.
“O uso das máscaras em tempos de Coronavírus”
2. Na sua opinião a quem é, aparentemente, destinado o Meme acima? Por que?
3. No que reside o humor?
4. Baseada em que ação errônea das pessoas surgiu a necessidade de se dar a primeira recomendação?
5. Qual recomendação dada, você desconhecia?
6. Qual das recomendações acima você acha mais difícil de colocar em prática? Por que?
Leia o bilhete escrito por Marta.
Rio de Janeiro, 20 de março de 2009.
Haroldo,
Estou muito chateada com você. A gente briga toda hora, você não me compreende e... é um grosseirão! Cansei de esperar que você mudasse, e nada! Agora é tarde demais!
Cansei, não me procure mais.
Marta.
7. O trecho destacado no bilhete informa
(A) o cansaço de Marta.
(B) a insatisfação de Marta.
(C) a insatisfação de Haroldo.
Um pouco sobre o Uso da língua.
8. Leia a tirinha a seguir.
a) Qual é o verbo da tirinha que está na forma infinitiva?
b) Qual verbo está conjugado na 3ª pessoa do plural?
c) Qual é o verbo que está conjugado na 3º pessoa do singular?
d) Quais verbos estão conjugados no tempo pretérito perfeito do indicativo?
“A única coisa impossível é aquilo que você não tenta”.
______________________________________________________________________
---------------------------------------------------------------------------------------------------------
HELIANE - ARTES
ATIVIDADE DE ARTES - 6º ano e 7º ano
(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 08/06/2020, pelo link https://meet.google.com/pvn-sgax-jdz)Atenção aos horários: 6º ano: de 13h - 14h
7º ano: de 09h - 10h
Hoje estudaremos sobre a ARTE DE DESENHAR e os TIPOS E MODALIDADES DE DESENHO.
Existem várias tipos e modalidades de desenho:
✅Mecânico
✅Técnico
✅Arquitetônico
✅Industrial
✅De observação
✅De memória
✅Cego
Leia atentamente o texto e em seguida resolva as questões.
Responda as questões referente ao texto lido.
1) O que é croqui?
2) Onde é empregado o termo "arte final?"
3) O que você percebeu entre o croqui e a "arte final" da obra apresentada logo abaixo do texto?
4) No outro texto é falado sobre o desenho de memória. Quem foi o artista Eugène Delacroix?
5) Agora é com você!!!! Procure se lembrar de alguma imagem que tenha ficado na memória. Feche os olhos e tente visualizar os detalhes,as cores,objetos e as pessoas na cena. Faça,então,o desenho dessa memória.
ATIVIDADE DE ARTES - 8º ano e 9º ano
(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 08/06/2020, pelo link https://meet.google.com/pvn-sgax-jdz)Atenção aos horários: 8º ano: de 14h - 15h
9º ano: de 10h - 11h
Leia o texto nas imagens:
AÇÃO
▪️ As mandalas são usadas como instrumento para se encontrarem o equilíbrio, a concentração e a paz. Experimente criar uma mandala,usando o princípio da simetria radial.
Observação:
✅ Estudem o texto! Na aula irei fazer perguntas que irão valer ponto.
✅ Resolvam as duas questão do conteúdo acima. As duas se referem onde está escrito a palavra AÇÃO.
______________________________________________________________________
---------------------------------------------------------------------------------------------------------
AULAS DE TERÇA-FEIRA
AMORIM - MATEMÁTICA
ATIVIDADE DE MATEMÁTICA - 6º ANO A, B e C
(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 09/06/2020 às 9h - 11h, pelo link https://meet.google.com/hjj-pzqy-hrx)Assunto: Multiplicação e divisão; problemas com números.
Assista os vídeos abaixo pelos links:
https://youtu.be/W3pE970YBrE
https://youtu.be/FBzhiZ4lNpc
Agora copie e resolva as questões problema:
1) Um terreno retangular mede 20m × 25m, quanto vale o seu perímetro? Nota: perímetro é a soma dos lados de uma figura.
2) Nesse mesmo terreno 20m × 25m, quanto vale a sua área em metros quadrados?
3) Um terreno quadrado de dimensões 40m × 40m tem quanto de perímetro em m e de área em metros quadrados?
4) Um terreno quadrado de dimensões 30m × 30m comporta quantas cerâmicas de 3 metros quadrados?
5) Com quantas lajotas de 5 metros quadrados cabem em um terreno 20m × 25m
ATIVIDADE DE MATEMÁTICA - 7º ANO A, B e C
(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 09/06/2020 às 13h - 15h, pelo link https://meet.google.com/hjj-pzqy-hrx)Assunto: Adição e subtração de números inteiros. Comparação de números inteiros.
Assista os vídeos abaixo pelos links:
Vídeo 1: https://youtu.be/OGAvf5OFOxs
Vídeo 2: https://youtu.be/jPdTPALGthI
Vídeo 3: https://youtu.be/9IQ81mvw1Qc
Agora copie e resolva as questões problema:
1) Dê o resultado das seguintes adições:
A) (+27) + (+15)
B) (-50) + (-30)
C) (+50) + (-30)
2) Dê o resultado das seguintes subtrações;
A) (+50) - (+20)
B) (-30) - (-15)
C) (-30) - (-40)
3) Um aluno andou 7m para o leste e 10m para o oeste. Nessas condições saindo da marcação 0 (zero) onde o aluno parou?
4) Sobre o módulo no assunto da aula anterior, resolva,
A) Calcule o módulo de - 20 mais o modulo de - 30
B) Módulo de - 50 mais o módulo de - 20
5) Use < ; > ou = nas comparações de números inteiros:
A) - 5 E - 3
B) - 2 E +5
C) -2 E - 5.
6) Uma temperatura de -5 graus celsius no ponto A subiu para 23 graus celsius no ponto B.
A) Qual foi a variação de temperatura?
B) Qual a imagem geométrica de -5?
C) Qual foi a imagem geométrica do ponto B?
______________________________________________________________________
---------------------------------------------------------------------------------------------------------
TADEU - MATEMÁTICA
ATIVIDADE DE MATEMÁTICA DO 8º ANO A, B, C e D
(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 09/06/2020 às 09h - 11h, pelo link https://meet.google.com/xkw-kyeb-teu)ASSUNTO: PRODUTOS NOTÁVEIS
Assista os vídeos abaixo pelos links:
https://youtu.be/i48MouWbMCo
Agora resolva as atividades na imagem a seguir
ATIVIDADE DE MATEMÁTICA DO 9º ANO A, B, e C
(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 09/06/2020 às 13h - 15h, pelo link https://meet.google.com/xkw-kyeb-teu)ASSUNTO: FIGURAS PLANAS
Assista os vídeos abaixo pelos links:
https://youtu.be/0RLPU2asA9c
Agora resolva as atividades na imagem a seguir
______________________________________________________________________
---------------------------------------------------------------------------------------------------------
AULAS DE QUARTA-FEIRA
GILBERTO - CIÊNCIAS
ATIVIDADE DE CIÊNCIAS DO 6º ANO A e B
(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 10/06/2020 às 09h - 10h , pelo link https://meet.google.com/rkb-njba-kcm)Assista ao vídeo sobre o assunto no link a seguir: https://youtu.be/ABg99iIU7UQ
Agora resolva os exercícios a seguir:
1) Qual das propriedades físicas abaixo é específica da matéria?
a) Cor
b) Massa
c) Volume
d) Ponto de Fusão
e) Temperatura
2) Em condições normais, o ponto de ebulição da água é 100 °C. Podemos afirmar que esta é uma propriedade:
a) específica
b) genérica
c) funcional
d) geral
e) organoléptica.
3) A seguir são apresentadas algumas propriedades do cloreto de sódio (NaCl – sal de cozinha):
I. Sólido;
II. Cristalizado no sistema cúbico com faces centradas;
III. Branco;
IV. Com ponto de fusão a 800,4 °C;
V. Com ponto de ebulição a 1413 °C;
VI. Com solubilidade de 357 g/L a 25 °C;
VII. Com sabor salgado;
VIII. Inodoro;
IX. Em água, origina solução neutra;
X. No estado sólido, reage com ácido sulfúrico concentrado, produzindo gás clorídrico.
São propriedades especificas:
a) somente I, III e VIII.
b) somente IV, V e VI.
c) somente III, V e VII
d) somente I e X.
e) nenhuma das citadas.
4) (PUC-MG) Em um laboratório de química, foram encontrados cinco recipientes sem rótulo, cada um contendo uma substância pura líquida e incolor. Para cada uma dessas substâncias, um estudante determinou as seguintes propriedades:
1. Ponto de ebulição
2. Massa
3. Volume
4. Densidade
Assinale as propriedades que podem permitir ao estudante a identificação desses líquidos.
a) 1 e 2
b) 1 e 3
c) 2 e 4
d) 1 e 4
5) (UFMG) Uma amostra de uma substância pura X teve algumas de suas propriedades determinadas. Todas as alternativas apresentam propriedades que são úteis para identificar essa substância, exceto:
a) densidade.
b) massa da amostra.
c) solubilidade em água.
d) temperatura de ebulição.
e) temperatura de fusão.
ATIVIDADE DE CIÊNCIAS DO 7º ANO A e B
(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 10/06/2020 às 10h - 11h , pelo link https://meet.google.com/rkb-njba-kcm)Assista ao vídeo sobre o assunto no link a seguir: https://youtu.be/EGN6NmDMPog
Agora resolva os exercícios a seguir:
1. As proteínas são chamadas também de alimentos construtores. Elas são responsáveis pela renovação e construção de tecidos, músculos, cabelos, unhas e produção de hormônios. Por isso, são essenciais para uma alimentação saudável. Dentre os alimentos abaixo, quais possuem maior fonte de proteínas?
a) Massa
b) Leite e derivados
c) Pimentão verde
d) Frutas
2. Entende-se por gordura trans:
a) É o tipo de gordura encontrada nos alimentos de origem animal, como manteiga e queijo
b) É encontrada em alimentos de origem vegetal, como óleos de milho, soja e canola
c) É um tipo de gordura formada por um processo de hidrogenação natural ou industrial, portanto, está presente em alimentos industrializados
d) É considerada a gordura que faz bem à saúde
3. A vitamina A tem como funções fortalecer a visão, manter a pele, os cabelos e as unhas saudáveis, contribuir para a prevenção de doenças e promover o crescimento ósseo. Ela é encontrada em maior quantidade em quais alimentos?
a) Fígado, peixes, cenoura, tomate, espinafre
b) Vegetais folhosos, abacaxi, morango, goiaba
c) Grãos, cereais integrais, ervilha
d) Gérmen de trigo, caju, cenoura
4. Os minerais são alimentos regulares e são fundamentais para manter o bom funcionamento do organismo. Sobre o ferro é incorreto afirmar:
a) É responsável por formar a hemoglobina, que ajuda a levar oxigênio
b) Dentre as suas funções está a formação de ossos e dentes e ajudar no funcionamento de músculos e nervos
c) Podem ser encontradas em alimentos que também contêm gordura saturada.
d) É encontrado em maior quantidade nas carnes, fígado, gema de ovo, legumes pinhão e hortaliças de folhas verdes
5. O complexo B é responsável por transformar os carboidratos, gorduras e proteínas em energia, com a finalidade de formar e reparar os tecidos do organismo. A falta dele pode provocar efeitos graves , como transtornos do sistema nervoso, problemas digestivos, descamação da pele e insuficiência cardíaca. Em quais alimentos encontra-se o complexo B?
a) Hortaliças de cor escura, feijão, cereais integrais
b) Laranja, limão, tomate
c) Feijão, grãos, fígado
d) Pimentão, tomate, ovos
ATIVIDADE DE CIÊNCIAS DO 8º ANO A e B
(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 10/06/2020 às 13h - 14h , pelo link https://meet.google.com/rkb-njba-kcm)Assista ao vídeo sobre o assunto no link a seguir: https://youtu.be/xQ9wchie9Pc
Agora resolva os exercícios a seguir:
1) A reprodução é a capacidade de um ser vivo de produzir descendentes, ou seja, de propagar a sua espécie. Por muito tempo, acreditou-se que micro-organismos eram incapazes de se reproduzir, entretanto, hoje se sabe que até mesmo bactérias apresentam reprodução. Nesses organismos, geralmente, observa-se a divisão de uma célula em duas, em um tipo de reprodução conhecido como
a) reprodução assexuada.
b) partenogênese.
c) conjugação.
d) reprodução sexuada.
e) enxertia.
2) Quando analisamos um grupo de bactérias que se reproduzem assexuadamente, verificamos que nem todas são idênticas, sendo esse um dos motivos que levam, por exemplo, ao surgimento de superbactérias. Essa variabilidade genética é conseguida graças
a) à mistura do material genético de diferentes indivíduos.
b) às mutações.
c) à combinação.
d) às adaptações direcionadas.
e) ao uso e desuso de estruturas.
3) Ao analisar alguns anfíbios em seu momento de reprodução, percebeu-se que alguns realizam fecundação externa. Um aluno, então, concluiu que se tratava de uma reprodução assexuada. O aluno está correto?
a) Sim, pois na reprodução sexuada obrigatoriamente devem ocorrer relações sexuais.
b) Sim, pois o contato com os gametas ocorreu fora do corpo do animal.
c) Não, pois a reprodução assexuada é exclusiva das bactérias.
d) Não, pois, em uma reprodução sexuada, é necessária apenas a combinação do material genético.
e) Não, pois mesmo que não ocorra transferência de material genético, para haver reprodução sexuada, basta apenas que exista um macho e uma fêmea.
4) (Fatecs) Considere os seguintes processos:
I. Uma planária fragmenta-se em três pedaços, originando três novas planárias.
II. Uma população de microcrustáceos é formada somente por fêmeas que põem ovos dos quais se desenvolvem novas fêmeas.
III. Um rato macho acasala-se com uma fêmea, produzindo seis filhotes.
Pode-se afirmar, com certeza, que a variabilidade genética é uma das características dos descendentes resultantes somente de
a) I.
b) II.
c) III.
d) I e II.
e) I e III.
5) (Fuvest) Qual dos seguintes eventos ocorre no ciclo de vida de toda espécie com reprodução sexuada?
a) Diferenciação celular durante o desenvolvimento embrionário.
b) Formação de células reprodutivas dotadas de flagelos.
c) Formação de testículos e de ovários.
d) Fusão de núcleos celulares haploides.
e) Cópula entre macho e fêmea.
ATIVIDADE DE CIÊNCIAS DO 9º ANO A
(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 10/06/2020 às 14h - 15h , pelo link https://meet.google.com/rkb-njba-kcm)Assista ao vídeo sobre o assunto no link a seguir: https://youtu.be/JJIT4mjAlP0
Agora resolva os exercícios a seguir:
______________________________________________________________________
---------------------------------------------------------------------------------------------------------
IDELFONSO - CIÊNCIAS
ATIVIDADE DE CIÊNCIAS DO 6º ANO C
(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 10/06/2020 às 09h - 10h , pelo link https://meet.google.com/coz-posr-vbp)Capítulo 2: Tema 1 (páginas 46 a 54)
Assista ao vídeo pelo link a seguir: https://youtu.be/rko_lHXgO14
1) Qual a importância do iodo para o ser humano?
2) O que são substâncias puras? Dê exemplos.
3) Faça a diferença entre misturas:
a) Homogênea
b) Heterogênea
Obs: Resolver as questões 1 e 2 página 55
ATIVIDADE DE CIÊNCIAS DO 7º ANO C
(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 10/06/2020 às 10h - 11h , pelo link https://meet.google.com/coz-posr-vbp)Assista ao vídeo pelo link a seguir: https://youtu.be/8FUc-SiqfEM
Pesquisar no capítulo 5 e pela vídeo aula, e responda:
1) Quem foi Lineu?
2) Em quais reinos os seres vivos estão classificados?
3) Diga o que é espécie?
4) Como é escrito o nome científico de um ser vivo?
5) Escreva o nome científico de cada ser vivo:
a) Ser humano
b) Gato
c) Cão
ATIVIDADE DE CIÊNCIAS DO 8º ANO C e D
(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 10/06/2020 às 13h - 14h, pelo link https://meet.google.com/coz-posr-vbp)Pesquisar nas páginas: 34 a 40.
Copiar e responder questões 1 e 2 da página 35.
1) O que são átomos?
2) Quais são as partículas que formam o átomo? E quais são as cargas elétricas dessas partículas?
3) O que é a força de atração?
4) O que é a força de repulsão?
5) Explique porque no experimento o pente atrai os pedaços de papel?
ATIVIDADE DE CIÊNCIAS DO 9º ANO B e C
(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 10/06/2020 às 14h - 15h, pelo link https://meet.google.com/coz-posr-vbp)Tema 4 - Páginas 41 a 46
Assista ao vídeo que trata do tema da aula no link a seguir: https://youtu.be/O9vPOw9dvM8
1)Escreva o enunciado da lei de Proust
2) Escreva o enunciado da lei de Lavoisier.
3) O que são reações químicas?
4) Sobre equação química responda:
a) O que indica a seta?
b) Como são representados os estados físicos dos reagentes e produtos?
Obs: Questões 1 e 3 (letras A, B e C) na página 47.
______________________________________________________________________
---------------------------------------------------------------------------------------------------------
MARÍCIA - INGLÊS
ATIVIDADE DE INGLÊS DO 6º ANO A, B e C
(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 10/06/2020 às 14h - 15h, pelo link https://meet.google.com/iej-ezkp-mzk)ASSUNTO: THE FAMILY
METODOLOGIA: Videoaula : https://youtu.be/FHaObkHEkHQ
Grandfather – avô Uncle- tio Cousin- primo(a)
Grandmother – avó Aunt- tia
Father- pai Sister - tia
Mother- mãe Brother - irmão
ATIVIDADE:
1. Distribua os nomes dos familiares na arvore genealógica, de acordo com o que você aprendeu sobre Family.
ATIVIDADE DE INGLÊS DO 7º ANO A, B e C
(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 10/06/2020 às 13h - 14h, pelo link https://meet.google.com/iej-ezkp-mzk)ASSUNTO: The Means of Transportatios
METODOLOGIA: Videoaula: https://youtu.be/QxlW0CtXy70
ATIVIDADE:
1. Relacione as imagens com os nomes dos transportes:
2. Escreva os nomes dos meios de transportes:
3. Quais os meios de transportes que você costuma usar? Responda em Inglês.
ATIVIDADE DE INGLÊS DO 8º ANO A, B, C e D
(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 10/06/2020 às 10h - 11h, pelo link https://meet.google.com/iej-ezkp-mzk)ASSUNTO: Verbo There was/ There were ( past tense)
METODOLOGIA: Videoaula: https://youtu.be/y1aRAmfETbQ
A diferença entre there was e there were é uma só:
• there was é usado no singular
• there were é usado no plural.
ATIVIDADE:
1. Complete as sentenças abaixo usando “there was” ou “there were”.
a. …………………………… a computer in his room.
b. …………………………… three chair in the kitchen.
c. …………………………… four women in his office.
d. …………………………… a car parked in the street.
e. …………………………… two tables in there.
f. …………………………… three girls and a boy.
g. …………………………… a man in the living room.
h. …………………………… some pictures on the ceiling.
i. …………………………… a doctor with him.
j. …………………………… two girls talking to them.
2. Complete om THERE WAS ou THERE WERE.
ATIVIDADE DE INGLÊS DO 9º ANO A, B, e C
(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 10/06/2020 às 09h - 10h, pelo link https://meet.google.com/iej-ezkp-mzk)ASSUNTO: Reflexives and Personal Pronouns
METODOLOGIA: Videoaula: https://youtu.be/Yl49NujgOXM - Personal Pronouns
https://youtu.be/d7n648WzztQ - Reflexive pronouns
ATIVIDADE:
1. Uma nadadora vence uma competição e deseja expressar sua felicidade e orgulho. Ela pode dizer, em inglês, “I’m just really proud of _______”.
a) Herself;
b) Myself;
c) Itself;
d) Yourself.
2. Uma atriz é fortemente criticada pelo seu estilo extravagante e excessivamente consumista. A atriz pode rebater esse tipo de comentário com “I work hard and buy _______ what I want”.
b) Myself;
c) Itself;
d) Yourself.
3. Se um corretor deseja dizer que o centro financeiro de Wall Street está em guerra contra ele mesmo, por conta do futuro das ações, ele pode dizer “Wall Street is at war with _______ over the future of stocks”.
a) Herself;
b) Myself;
c) Itself;
d) Yourself.
4 – Um manifestante pretende dizer que o Congresso Nacional permanece se degradando. Ele pode dizer, em inglês: “Congress continues to degrade _______”.
a) Yourself;
b) Themselves;
c) Himself;
d) Itself.
5 – Em virtude das trocas de farpas entre os Estados Unidos e a Coreia do Norte, um professor de história pode sugerir que ambos os países diminuam as tensões entre eles, sem a presença de mediadores. Ele pode dizer, em inglês, “US and North Korea should ease tensions _______”.
a) Yourself;
b) Themselves;
c) Himself;
d) Itself.
6 – Em um pedido de ajuda, um porta-voz de grupos comunitários que auxiliam pessoas carentes pode destacar a importância da cooperação alheia para, com isso, fortalecer o movimento e, dessa forma, “dar conta” de todas as pessoas desabrigadas. Ele pode expressar esse sentimento por meio de: “Communities can’t help the homeless _______”.
a) by itself;
b) by themselves;
c) itself;
d) by youselves.
7 – Um jovem, inconformado com a fofoca de que estaria recebendo auxílio dos irmãos para quitar o aluguel mensal, deseja dizer que paga o aluguel sem a ajuda de ninguém. Em Inglês, ele pode dizer:
“I pay my rent _______”.
a) by itself;
b) by myself;
c) itself;
d) by youselves.
______________________________________________________________________
---------------------------------------------------------------------------------------------------------
AULAS DE QUINTA-FEIRA
EUGÊNIO - HISTÓRIA
ATIVIDADE DE HISTÓRIA DO 6º ANO A, B e C
(NA QUINTA-FEIRA, 11/06/2020, NÃO HAVERÁ ENCONTRO VIRTUAL POR CONTA DO FERIADO DE CORPUS CHRISTI)Tema: Civilização Egípcia.
Livro didático: História, Sociedade e Cidadania na página 70 a 78.
Leia a matéria no link a seguir: https://istudi.wordpress.com/2019/04/10/resumo-6o-ano-egito-antigo/
Assista o vídeo pelo link a seguir: https://www.youtube.com/watch?v=ipPPGzCW6UU
1) Apenas leia com atenção o texto e observe a imagem para depois escrever e responder as questões:
Não resta dúvida que sem água não existe vida e muito menos civilização. O Egito é um exemplo disso. Localizado na região do Saara, a vida ali só foi possível graças às águas do Nilo que acabou atraindo populações que passaram a viver nas suas margens, plantando, criando animais, pescando a até mesmo fazendo do rio o caminho de onde partiam e chegavam embarcações para fazerem trocas comerciais. A água era (e é) tão importante que antes mesmo que houvesse o Egito de “uma terra só”, existiam pequenas comunidades agrícolas, chamadas “nomos”. Estas comunidades se multiplicaram e viraram dois reinos rivais: o Reino do Alto Egito, onde o rei usava coroa branca e tinha a vantagem de terras produtivas; isto acabou estimulando a cobiça de Nemés, rei do Baixo Egito. Entre a coroa branca e a coroa vermelha, a última saiu vitoriosa na guerra e de dois, o Egito se tornou um reino único, unificado.
a) Você sabe informar em qual continente se encontra o deserto do Saara e o Egito?
b) Mencione os tipos de atividades econômicas, praticadas pelos egípcios, que dependiam do Rio Nilo.
c) Qual era a cor da coroa que identificava o reino do Alto Egito e a do Baixo Egito.
d) Qual é o momento da história do Egito que a coroa de duas cores está representando? E qual é o nome do rei que está relacionado a esse mesmo acontecimento e que acabou se tornando o primeiro faraó?
2) Marque (V) ou (F) nas seguintes afirmações sobre a civilização egípcia:
___ a maior parte do território egípcio é formada por florestas.
___ os hicsos, dominaram o Egito por quase duzentos anos.
___ o faraó, o rei do Egito, era também considerado um deus.
___ a religião egípcia era politeísta e estava presente em tudo.
___ a mumificação estava relacionada à crença na vida após a morte.
___os prisioneiros de guerra eram transformados em camponeses.
___ os camponeses eram sepultados em túmulos em formato de pirâmides.
___ os escribas trabalhavam escrevendo a serviço do governo egípcio e não pagavam impostos.
ATIVIDADE DE HISTÓRIA DO 7º ANO A, B e C
(NA QUINTA-FEIRA, 11/06/2020, NÃO HAVERÁ ENCONTRO VIRTUAL POR CONTA DO FERIADO DE CORPUS CHRISTI)Tema: Mudanças na Europa Feudal - continuidade
Livro didático: História, Sociedade e Cidadania na página 46 a 59.
Assista os vídeos sobre o tema da aula nos links a seguir:
https://www.youtube.com/watch?v=d6KEHaWgiug
https://www.youtube.com/watch?v=QjoHiK_luxw
https://www.youtube.com/watch?v=DhfXT8OvlpY
1) Na Alta Idade Média as pessoas migraram para o campo. Já na Baixa Idade Média as pessoas migraram para as cidades. O que explica esses movimentos migratórios?
2) Complete
*As ________ foram guerras entre cristãos e muçulmanos pela disputa da cidade de _________. O Papa Urbano II garantiu o _________ dos pecados aos cristãos que lutassem contra os muçulmanos.
*O conflito armado entre a Inglaterra e França pelo controle do trono francês e da região de Flandres ficou conhecido como a Guerra __________ . Uma jovem camponesa chamada _____________ contribuiu para a vitória francesa.
3) Veja os acontecimentos e identifique-os escrevendo (A) se aconteceu durante a Alta Idade Média e com (B), se ocorreu durante a Baixa Idade Média:
___ retorno da vida nas cidades.
___ comércio com o uso de moedas.
___ fuga da cidade para o campo.
___ surgimento da religião islâmica
___ criação das universidades.
___ epidemia da Peste Negra.
___ surgimento da burguesia.
ATIVIDADE DE HISTÓRIA DO 8º ANO A, B, C e D
(NA QUINTA-FEIRA, 11/06/2020, NÃO HAVERÁ ENCONTRO VIRTUAL POR CONTA DO FERIADO DE CORPUS CHRISTI)Tema: Revolução Francesa - continuação
Assunto presente no livro História, Sociedade e Cidadania na página 45 a 61.
Assista ao vídeo pelo link a seguir: https://www.youtube.com/watch?v=_46qYt8cETc
Agora cante junto usando o link a seguir: https://www.youtube.com/watch?time_continue=46&v=T3T-hlKjRM4&feature=emb_title
1) Durante a Revolução Francesa, surgiram três importantes grupos políticos: os jacobinos, os girondinos e a planície. Com base nisto, leia a descrição e escreva o nome do grupo político:
_____________ conduziram a Revolução e representavam os interesses populares.
_____________ representavam os interesses da alta burguesia.
_____________ não tinham posição definida.
2) Marque (V) ou (F) nas seguintes frases. Quando for falsa (F), corrija:
___ o lema da Revolução Francesa era “Liberdade ainda que tardia”.
___ a Revolução pôs fim ao absolutismo na França.
___ durante a fase do Terror, enforcavam-se os suspeitos de serem contra a Revolução.
___ com a execução do rei Luís XVI, quem assumiu a França foi Robespierre, líder girondino.
___ a Constituição de 1891 os poderes do rei foram diminuídos e só os ricos poderiam votar.
___ na última fase da Revolução, chamada Diretório, os jacobinos assumiram o poder.
___ o rei Luís XVI foi executado por planejar secretamente a invasão da França por exércitos estrangeiros.
___ a chegada de Napoleão Bonaparte ao poder marca o fim da Revolução Francesa.
ATIVIDADE DE HISTÓRIA DO 9º ANO A, B e C
(NA QUINTA-FEIRA, 11/06/2020, NÃO HAVERÁ ENCONTRO VIRTUAL POR CONTA DO FERIADO DE CORPUS CHRISTI)Tema: Era Vargas - continuação
Assunto presente no livro História, Sociedade e Cidadania na página 45 a 49.
Assista aos vídeos sobre o tema nos links abaixo:
https://www.youtube.com/watch?v=9VtN1G0nvsc
https://www.youtube.com/watch?v=aH39yL0k2xQ&t=30s
ESCREVA E RESPONDA NO CADERNO:
1) Identifique
A Ação Integralista Brasileira (AIB) era inspirada no _________________. Seus membros costumavam se vestir com a cor _________, exibiam como símbolo, o____________ e o seu lema era: “ __________, _________ e __________.”
a) fascismo, verde, sigma, “Deus, Pátria e Família”.
b) comunismo, vermelha, martelo, “Paz, pão e terra”.
c) nazismo, preta, gládio, “Glória, Força e Raça”.
2) Para não abrir mão do poder, Getúlio Vargas, em 1937, inventou e divulgou que os comunistas mais uma vez planejavam derrubá-lo e que implantariam um regime de terror no Brasil? Qual é o nome do plano atribuído aos comunistas que serviu de desculpa para Vargas iniciar um governo autoritário?
3) Estado Novo, marque (V) ou (F) e corrija o que estiver errado:
___ o Congresso Nacional foi fechado e a Constituição de 1934 foi mantida.
___os partidos políticos foram extintos, assim como as eleições e as greves.
___ foi adotada a pena de morte e a liberdade de pensamento e de imprensa.
___ houve maior investimento no setor industrial.
______________________________________________________________________
---------------------------------------------------------------------------------------------------------
RAFAEL - ED. FÍSICA
ATIVIDADE DE EDUCAÇÃO FÍSICA DO 6º ANO A, B e C
(NA QUINTA-FEIRA, 11/06/2020, NÃO HAVERÁ ENCONTRO VIRTUAL POR CONTA DO FERIADO DE CORPUS CHRISTI)Tema: Higiene pessoal e Saúde
Objetivo: Entender a importância dos bons hábitos de higiene.
Assista ao vídeo de Acolhida no link: https://youtu.be/_aPYuKiKFMg
Assista ao vídeo do conteúdo no link: https://youtu.be/iUkh8J9sNyQ
Texto: Higiene pessoal e Saúde (parte 1)
Higiene é um conjunto de conhecimentos e técnicas para evitar doenças infecciosas, esterilização e outros métodos de limpeza com o objetivo de conservar e fortificar a saúde. A higiene é inicio e base para que se tenha uma saúde de boa qualidade e livre de doenças. O conceito de higiene pessoal refere-se ao estado geral de cuidados de limpeza do corpo. Consiste na prática do uso constante de elementos ou atos que causem benefícios para os seres humanos. Em seu sentido mais comum, podemos dizer que significa limpeza acompanhada do asseio.
Higiene Pessoal
É um conjunto de hábitos de limpeza e asseio com que cuidamos do nosso corpo, por ser um fator de importância no nosso dia a dia; influencia no relacionamento intersocial, pois implica na aplicação de hábitos, que viram normas de vida em carácter individual, como:
- Banho - Tomar banho diariamente.
-Assepsia - O uso de produtos de higiene e limpeza que auxiliem a prevenção de doenças é bastante útil.
- Lavar as mãos - sempre que necessário, especialmente antes das refeições, antes do contato com os alimentos e depois de utilizar o banheiro. Além disso, é importante manter as unhas bem cortadas e limpas.
- Higiene oral - Os dentes e a boca devem ser lavados depois da ingestão de alimentos, usando um creme dental com flúor. Uma higiene inadequada dos dentes dá origem à cárie dentária, que pode ser causa de inúmeras doenças.
- Água potável - Beber água tratadas e filtrada.
- Uma alimentação equilibrada, com alimentos mais naturais (se possível) e que se encontre em melhores condições de conservação.
Higiene coletiva
É o conjunto de normas de higiene implantadas pela sociedade de forma a direcioná-las a um conceito geral de higiene, especificando em normas especiais, o manuseio de produtos de higiene e suas interações com o ser humano. É claro que cada um não se pode preocupar só com a sua higiene. A higiene do meio que nos rodeia também é muito importante
Assista o vídeo. Leia o texto, depois copie e responda apenas a atividade 1 no caderno.
ATIVIDADE 1
1. Conceitue o que é higiene.
2. Apresente diferenças entre higiene pessoal e coletivo.
“Ninguém nasce odiando outra pessoa pela cor de sua pele, por sua origem ou ainda por sua religião.” Nelson Mandela
ATIVIDADE (Bônus)
(Terra–Mar)
Adaptação de uma brincadeira popular de Moçambique.
É uma brincadeira simples, mas muito atrativa para as crianças de todas as idades.
Uma longa reta é riscada no chão.
Um lado é a “Terra” e o outro “Mar”.
No início todas as crianças podem ficar no lado da terra. Ao ouvirem: mar! Todos pulam para o lado do mar. Ao ouvirem: terra! Pulam para o lado da terra.
Quem pular para o lado errado ou fazer menção de pular quando não deve pular, sai. O último a permanecer no jogo vence.
ATIVIDADE DE EDUCAÇÃO FÍSICA DO 8º ANO A, B, C e D
(NA QUINTA-FEIRA, 11/06/2020, NÃO HAVERÁ ENCONTRO VIRTUAL POR CONTA DO FERIADO DE CORPUS CHRISTI)Tema: Preconceito Racial
Objetivo: Analisar a questão racismo e os efeitos produzidos na vida das pessoas, de forma crítica e reflexiva, tendo por referência os relatos, depoimentos e vídeos.
Assista ao vídeo de Acolhida no link: https://youtu.be/_aPYuKiKFMg
Leia ao texto complementar do conteúdo no link: https://impulsiona.org.br/atletas-negros/
Leia atentamente o texto, e depois copie e responda a atividade 1 no caderno.
ATIVIDADE 1
1. Descreva o sinal executado pelos atletas negros Tommie Smith e John Carlos, durante os jogos olímpicos de 1968 da Cidade do México, como forma de protesto contra o racismo.
2. Qual atitude tomada pelo piloto de F1 Lewis Hamilton após a morte do afro-americano George Floyd ?
3. De acordo com a cobertura 10 ATLETAS NEGROS QUE ENTRARAM PARA A HISTÓRIA NO COMBATE AO RACISMO Complete os espaços vazios no texto abaixo:
De acordo com ___, a criação da ___ foi a maior conquista de sua vida. O jogador já afirmou em diversas ocasiões que acredita ser ____ usar de seu ____ para se posicionar e atrair olhares para as causas ____ e ______.
(Por Impulsiona 03.06.2020)
“Ninguém nasce odiando outra pessoa pela cor de sua pele, por sua origem ou ainda por sua religião.” Nelson Mandela.
(Terra–Mar)
Adaptação de uma brincadeira popular de Moçambique.
É uma brincadeira simples, mas muito atrativa para as crianças de todas as idades.
Uma longa reta é riscada no chão.
Um lado é a “Terra” e o outro “Mar”.
No início todas as crianças podem ficar no lado da terra. Ao ouvirem: mar! Todos pulam para o lado do mar. Ao ouvirem: terra! Pulam para o lado da terra.
Quem pular para o lado errado ou fazer menção de pular quando não deve pular, sai. O último a permanecer no jogo vence.
ATIVIDADE DE EDUCAÇÃO FÍSICA DO 9º ANO A, B, e C
(NA QUINTA-FEIRA, 11/06/2020, NÃO HAVERÁ ENCONTRO VIRTUAL POR CONTA DO FERIADO DE CORPUS CHRISTI)Tema: Handebol
Objetivo: Conhecer as regras básicas da modalidade e distinguir suas regulamentações.
Assista ao vídeo de Acolhida no link: https://youtu.be/_aPYuKiKFMg
Leia as informações nas imagens
ATIVIDADE 1
1. Conforme as regras do handebol informe 4 ações que não são permitidas durante uma partida.
2. Durante uma partida de handebol, quando será executado o tiro de saída?
3. Informe 5 situações em que o tiro livre é assinalado.
4. Quando um exclusão deve ser assinalada em uma partida de handebol?
“Ninguém nasce odiando outra pessoa pela cor de sua pele, por sua origem ou ainda por sua religião.” Nelson Mandela.
ATIVIDADE (Bônus)
(Terra–Mar)
Adaptação de uma brincadeira popular de Moçambique.
É uma brincadeira simples, mas muito atrativa para as crianças de todas as idades.
Uma longa reta é riscada no chão.
Um lado é a “Terra” e o outro “Mar”.
No início todas as crianças podem ficar no lado da terra. Ao ouvirem: mar! Todos pulam para o lado do mar. Ao ouvirem: terra! Pulam para o lado da terra.
Quem pular para o lado errado ou fazer menção de pular quando não deve pular, sai. O último a permanecer no jogo vence.
______________________________________________________________________
---------------------------------------------------------------------------------------------------------
RONMICY - ED. FÍSICA
ATIVIDADE DE EDUCAÇÃO FÍSICA DO 7º ANO A, B e C
(NA QUINTA-FEIRA, 11/06/2020, NÃO HAVERÁ ENCONTRO VIRTUAL POR CONTA DO FERIADO DE CORPUS CHRISTI)TEMA: Alongamentos
Objetivo: conscientizar o aluno da importância dos alongamentos antes de quaisquer atividades físicas.
Assista ao vídeo sobre o tema no link a seguir: https://youtu.be/E5PT-h64Ggk
Questionário:
1 - Conceitue alongamentos ?
2 - Cite alguns benefícios do alongamento.
3 - fale sobre os benefícios sócio-cognitivos.
______________________________________________________________________
---------------------------------------------------------------------------------------------------------
AULAS DE SEXTA-FEIRA
GEORGE - GEOGRAFIA
ATIVIDADE DE GEOGRAFIA DO 6º ANO A, B e C
(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 12/06/2020 às 09h - 10h, pelo link https://meet.google.com/gwv-qwea-ukx)Leitura: UNIDADE 1: Páginas de 29 à 39.
Assista ao vídeo sobre o assunto da aula no link a seguir: https://youtu.be/1tRSChwtlwQ
Atividade
1) Em Geografia, chama-se hemisfério a metade da superfície da Terra limitada por um círculo máximo. A divisão da Terra pelo Equador forma dois hemisférios, assim como sua divisão pelo meridiano de Greenwich. O ponto A no mapa encontra-se no hemisfério
a) austral oriental.
b) boreal austral.
c) sul ocidental.
d) austral leste.
e) sul oriental.
2) Correlacione os elementos às suas respectivas definições. Em seguida, assinale a alternativa correta:
(1) Latitude
(2) Longitude
(3) Paralelo
(4) Meridiano
( ) Linhas imaginárias traçadas horizontalmente ao eixo principal da Terra no sentido leste-oeste.
( ) Distância em graus de qualquer ponto da superfície terrestre em relação à Linha do Equador.
( ) Linhas imaginárias traçadas verticalmente no sentido norte-sul.
( ) Distância em graus de qualquer ponto da superfície em relação ao Meridiano de Greenwich.
a) 3,2,4,1
b) 1,2,3,4
c) 2,1,3,4
d) 3,1,4,2
3) Sobre latitude, longitude e sistema de coordenadas geográficas, assinale V para as proposições verdadeiras e F para as proposições falsas:
I.( ) O sistema de coordenadas geográficas surge a partir da combinação de latitude e longitude, com o auxílio da orientação dos paralelos e meridianos.
II.( ) As áreas mais próximas do Equador são chamadas de "altas latitudes", e as áreas mais próximas dos polos são chamadas de "baixas latitudes".
III.( ) Quanto menores as latitudes, menores serão as temperaturas.
IV.( ) A linha do Equador possui latitude de 0º.
Assinale a alternativa correta:
a) FVFV
b) FVFF
c) VFFV
d) VVFF
ATIVIDADE DE GEOGRAFIA DO 7º ANO A, B e C
(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 12/06/2020 às 10h - 11h, pelo link https://meet.google.com/gwv-qwea-ukx)Leitura: UNIDADE 1: Páginas de 26 à 37.
Assista ao vídeo sobre o assunto da atividade no link a seguir: https://youtu.be/IRKBsJI6QBg
1. “Para o conjunto da economia europeia, no século XVI, caracterizada pela produção em crescimento e pelo aumento das transações mercantis, ao lado de um novo crescimento de sua população, o efeito mais importante dos grandes descobrimentos foi a alta geral dos preços...”
O efeito a que o texto se refere foi provocado:
a) pelo grande afluxo de metais preciosos.
b) pela ampliação da área de produção agrícola.
c) pela redução do consumo de produtos manufaturados.
d) pela descoberta de novas rotas comerciais no Oriente.
e) pelo deslocamento do eixo comercial para o mediterrâneo.
2. Contestando o Tratado de Tordesilhas, o rei da França, Francisco I, declarou em 1540:
“Gostaria de ver o testamento de Adão para saber de que forma este dividira o mundo”
(Citado por Cláudio Vicentino, História Geral, 1991.)
a) O que foi o Tratado de Tordesilhas?
b) Por que alguns países da Europa, como a França, contestavam aquele tratado?
3. A partir do final do século XIX, o consumo de alimentos pela população e de matérias-primas agrícolas, pelo setor industrial, atingiu patamares sem precedentes na história das sociedades. Nesse contexto estabeleceu-se a chamada agropecuária comercial moderna. Em relação à agropecuária comercial moderna, todas as afirmações constantes das alternativas a seguir estão corretas, EXCETO:
a) O nível de tecnicismo aplicado na agropecuária comercial moderna dispensa a mão de obra especializada.
b) Nesse sistema agrícola, grande parte das propriedades rurais é administrada como uma empresa.
c) Os altos custos dos equipamentos e dos insumos fazem com que a agropecuária moderna seja viável, especialmente, em médias e grandes propriedades rurais.
d) A agropecuária moderna é caracterizada pelo uso intensivo de recursos tecnológicos no campo.
ATIVIDADE DE GEOGRAFIA DO 8º ANO A, B, C e D
(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 12/06/2020 às 13h - 14h, pelo link https://meet.google.com/gwv-qwea-ukx)Leitura: UNIDADE 1: Páginas de 36 à 39.
Assista ao vídeo que aborda o tema da aula (Regionalização na Nova Ordem Mundial) no link a seguir:
https://youtu.be/_buMLYDc5kU
1. Com o final da Guerra Fria, o mundo vislumbrou o estabelecimento de uma nova Ordem Mundial, o que provocou muitas discussões e debates. Sobre essa questão, julgue as alternativas:
I. Com o fim da Bipolaridade, o mundo tornou-se multipolar, devido ao crescimento de algumas superpotências e de blocos econômicos que atualmente rivalizam com os Estados Unidos, a exemplo da União Europeia, do Japão e, mais recentemente, da China;
II. Após a Guerra Fria, o mundo tornou-se unipolar, pois, para muitos analistas, não há mais nenhuma potência capaz de fazer frente aos Estados Unidos.
III. Com o fim da União Soviética, o mundo passou a ser chamado de unimultipolar, uma vez que apenas os Estados Unidos se consolidaram como potência militar, mas no campo tecnológico e econômico, Japão, China e União Europeia também exercem papel de destaque no cenário mundial.
Sobre as afirmações acima, assinale:
a) Apenas a afirmativa I é verdadeira.
b) Apenas a afirmativa II é verdadeira.
c) Apenas a afirmativa III é verdadeira.
d) Todas estão incorretas.
e) Todas estão corretas.
2. O mundo é atualmente dividido entre países do Norte e países do Sul. Sobre essa divisão, assinale a alternativa correta:
a) A divisão Norte-Sul não se trata de dividir o mundo em dois hemisférios, mas em ordenar a diferenciação entre os países ricos (majoritariamente localizados no Sul) e os países pobres (majoritariamente localizados no Norte).
b) O norte se caracteriza por ter um PIB (Produto Interno Bruto) superior ao dos países do Sul, entretanto, as desigualdades sociais e os índices de miséria são mais acentuados.
c) A inclusão da Austrália e da Nova Zelândia no eixo dos países do Norte é errônea, uma vez que esses países pertencem ao Hemisfério Sul.
d) A desigualdade mundial fica latente quando se observa que os países do Norte detêm 60% da riqueza mundial e apenas 26% da população total do globo terrestre.
e) A divisão Norte-Sul é imutável, não havendo possibilidades de nenhuma nação subdesenvolvida se tornar desenvolvida e vice-versa.
3. “Desde 1º de janeiro de 2002, o euro, a nova moeda comum europeia, deixou de ser virtual para tornar-se realidade. [...] Na maior troca monetária já realizada na história, o euro substituiu 12 moedas, tornando-se o meio de pagamento oficial daqueles países. Isso significa que, passado o período de dupla circulação, 12 moedas europeias deixaram de existir; é o caso, por exemplo, do marco alemão, uma das moedas mais estáveis do mundo; assim como da dracma grega, cujo nome tem suas origens no século 6 a.C”.
(“Saiba por que o Euro foi criado”. Folha Online, 18/04/2009. Disponível em: http://www1.folha.uol.com.br/ )
Entre as consequências da criação do euro, podemos citar:
I. O alinhamento dos preços das mercadorias e serviços entre os países;
II. Dinamização das relações econômicas empresariais no mercado financeiro;
III. Derrubada gradativa das fronteiras entre os países que adotaram a nova moeda;
IV. Fim das dívidas externas desses países com o FMI, por possuírem, agora, uma moeda mais poderosa.
Estão corretas as afirmações:
a) I e II
b) III e IV
c) I, II e III
d) II, III, IV
e) I, II e IV
ATIVIDADE DE GEOGRAFIA DO 9º ANO A, B e C
(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 12/06/2020 às 14h - 15h, pelo link https://meet.google.com/gwv-qwea-ukx)Leitura: UNIDADE 1 (A CONSTRUÇÃO DO MUNDO GLOBALIZADO)
De olho no link - Confira os materiais complementares do conteúdo nos links abaixo:
Como a produção do iPhone explica a globalização: https://youtu.be/VR6JyQD5jrs
Globalização - Pontos positivos e negativos: https://youtu.be/DodJvprxkv8
1. “Embora tenha suas origens mais imediatas na expansão econômica ocorrida após a segunda guerra e na revolução técnico-científica ou informacional, a globalização é a continuidade do longo processo histórico de mundialização capitalista.”
(MOREIRA, João Carlos e SENE, Eustáquio de. Geografia para o ensino médio: Geografia Geral e do Brasil. São Paulo: Scipione, 2002.p. 03)
Com relação ao desenvolvimento do capitalismo, sua mundialização e globalização, é possível afirmar que:
a) Os Tigres Asiáticos começaram a se constituir como potências econômicas a partir da aplicação da política de bem-estar social e do taylorismo/fordismo como elementos dinamizadores de suas economias.
b) A constituição do MERCOSUL foi uma resposta político-econômica dos países da América Latina à perspectiva de constituição do NAFTA, uma vez que suas economias apresentam elevado grau de complementaridade e integração entre os setores primário, secundário e terciário.
c) A chamada terceira revolução científica e tecnológica vem contribuindo intensamente com a integração entre os mercados, uma vez que possibilita maior grau de flexibilidade aos capitais internacionais, inclusive na perspectiva de substituição do dinheiro de papel pelo dinheiro de plástico e virtual em tempo real.
d) Com a crise da economia americana, o valor das commodities agrícolas tem baixado seguidamente, contribuindo para atenuar a fome no Chifre da África.
e) A crise que assola a economia-mundo tem contribuído para alterar e inverter as relações entre os países na divisão internacional do trabalho, pois até a China passou a ser credora dos EUA.
2) Entre os resíduos propostos abaixo, qual deles pode ser utilizado para a produção de um gás que pode substituir o gás de cozinha (gás liquefeito de petróleo), além de ser uma fonte de nutrientes para a agricultura?
a) Resíduo tóxico
b) Resíduo orgânico
c) Resíduo mineral
d) Resíduo atômico
3) A atividade industrial é um ramo da economia que envolve a produção de resíduos, os quais, na maioria dos casos, são nocivos ao meio ambiente e também ao ser humano. Um exemplo são as indústrias que devem queimar combustíveis, como gás ou óleo. Independentemente do estado físico do resíduo produzido, a atividade industrial tem contribuído para poluir de forma intensa e preocupante quais ambiantes?
b) Apenas o solo
c) Apenas o ar atmosférico
d) A água, o solo e o ar atmosférico
4) Leia o texto e enumere três ações humanas que globalizam a degradação dos biomas mundiais. Quais as consequências para a saúde humana?
*Mínimo de 5 linhas
As altas temperaturas que atingiram cidades europeias nos últimos dias – Paris chegou a registrar mais de 42 graus centígrados – chamaram a atenção do colunista Pedro Dallari. Para ele, essas temperaturas recordes deveriam servir de alerta para aqueles que, como o governo brasileiro, negam verdades científicas como o aquecimento global e o risco do desmatamento.
“São situações que podem ser irreversíveis. O desmatamento na Amazônia e o aquecimento do planeta são temas interligados, que podem ter consequências sérias para a humanidade”, afirma Pedro Dallari, dando continuidade em sua coluna às questões ambientais.
Para o professor, o aumento das temperaturas da atmosfera da Terra e das águas dos oceanos leva ao chamado efeito estufa. “Isso prejudica drasticamente o ecossistema terrestre, o que pode representar um risco para a própria sobrevivência da espécie humana.”
______________________________________________________________________
---------------------------------------------------------------------------------------------------------
NETO - ENSINO RELIGIOSO
ATIVIDADE DE ENSINO RELIGIOSO - TODAS AS TURMAS
(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 12/06/2020, pelo link https://meet.google.com/fsn-nypp-tsg)Atenção aos horários: 6º ano: de 13h - 14h
7º ano: de 09h - 10h
8º ano: de 14h - 15h
9º ano: de 10h - 11h
Olá, turma!
Estamos preenchendo nosso diário e a cada semana novas informações são acrescentadas a ele.
Atenção para as instruções dessa nova semana.
Caso você ainda não tenha começado a preencher o seu diário, corre lá e faça.
Lembre-se! Todas as sextas-feiras eu quero ouvir e conversar com você sobre a sua semana e o isolamento social.
Roteiro para a semana 3
Essa semana você vai registrar no seu diário (em forma de texto ou desenho ou imagens) suas impressões, sentimentos, pensamentos, inquietações e projetos para o futuro nesses dias em que está vivendo. Se quiser, pode comentar sobre o contexto da sua cidade (Maracanaú-CE), mas não esqueça de mencionar como você se sente em relação ao que está vivendo.
Qual o sentimento predominante nessa semana?
Faça uma pesquisa sobre o número de casos e mortes na cidade de Maracanaú durante essa semana.
Vamos debater esses dados e os seus sentimentos na próxima aula.
Lembre-se de enviar por e-mail a sua atividade semanal. neto.almeida88@outlook.com
Fique em casa!
Até a próxima aula
Abraço
______________________________________________________________________
---------------------------------------------------------------------------------------------------------






























Fiz as atividades da primeira e da segunda semana.Mandei todas para os e-mails dos professores.Como faço para saber se eles receberam????📝
ResponderExcluirConversem com os professores durante as vídeo chamadas
Excluir👌
ResponderExcluir🔥🙄
ResponderExcluir