domingo, 13 de dezembro de 2020

ATIVIDADES - SEMANA 14/12/2020 a 18/12/2020

 AULAS DE SEGUNDA-FEIRA


ANDRÉA - PORTUGUÊS


ATIVIDADE DE PORTUGUÊS - 8º ANO A, B, C e D

(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 14/12/2020 às 09h - 11h, pelo link https://meet.google.com/nih-spqa-ufa


ASSUNTO:  LEITURA E INTERPRETAÇÃO TEXTUAL

 

ATIVIDADE

Leia  o texto Um bom sujeito, páginas 64 a 66 e responda às questões  de 1 a 7, páginas 66 e 67.

 

 Obs: somente respostas em seu caderno.

Você tem que levantar todo dia e dizer para si mesmo : Eu consigo.

BOM DESEMPENHO!!



ATIVIDADE DE PORTUGUÊS - 9º ANO A, B e C.

(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 14/12/2020 às 13h - 15h, pelo link https://meet.google.com/nih-spqa-ufa)   


ASSUNTO: GRAMÁTICA TEXTUAL

 

ATIVIDADE

Leia as tirinhas das páginas 166 e 167 e responda às questões de 1 a 7.

 

Obs: somente respostas em seu caderno.

                                          Você tem que levantar todo dia e dizer para si mesmo : Eu consigo.

BOM DESEMPENHO!!



         ______________________________________________________________________

---------------------------------------------------------------------------------------------------------



GISLENE - PORTUGUÊS


ATIVIDADE DE PORTUGUÊS DO 6º ANO A, B e C

(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 14/12/2020 às 9h - 11h, pelo link https://meet.google.com/tre-mzgv-qsc)


Obs.: Assista ao vídeo da aula clicando no link abaixo.

https://www.youtube.com/watch?v=kVbSB843JSc

Atividade de português a partir da letra da música “Pais e Filhos”, da banda Legião Urbana, com exercícios de interpretação de texto.

 


Leia os versos de “Pais e Filhos”, da banda Legião Urbana


Estátuas e cofres e paredes pintadas

Ninguém sabe o que aconteceu

Ela se jogou da janela do quinto andar

Nada é fácil de entender

Dorme agora

É só o vento lá fora

Quero colo! Vou fugir de casa

Posso dormir aqui com vocês?

Estou com medo, tive um pesadelo

Só vou voltar depois das três

Meu filho vai ter nome de santo

Quero o nome mais bonito


É preciso amar as pessoas

Como se não houvesse amanhã

Porque se você parar pra pensar

Na verdade não há


Me diz, por que que o céu é azul?

Explica a grande fúria do mundo

São meus filhos

Que tomam conta de mim

Eu moro com a minha mãe

Mas meu pai vem me visitar

Eu moro na rua, não tenho ninguém

Eu moro em qualquer lugar


Já morei em tanta casa

Que nem me lembro mais

Eu moro com os meus pais


(refrão)

Sou uma gota d'água

Sou um grão de areia

Você me diz que seus pais não te entendem

Mas você não entende seus pais


Você culpa seus pais por tudo, isso é absurdo

São crianças como você

O que você vai ser

Quando você crescer


 

Exercícios


1. A que gênero textual pertence esse texto ?

a ) poema       b) música          c) cordel          d) prosa


2. Como você descreve o eu-lírico (aquele que se expressa) no texto? Trata-se de uma criança, um (a) adolescente, um adulto ?


3. Que sentimentos o eu-lírico expressa nesse texto?


4. Qual a linguagem empregada pelo eu-lírico nos versos ?

a) formal        b) informal     c) técnica        d) regional


5. Identifique no texto um exemplo de palavra ou frase empregada no sentido figurado? Explique sua resposta.


6. O que te chamou atenção nos versos desse texto? Comente sua resposta.


 

ATIVIDADE DE PORTUGUÊS DO 7º ANO A, B e C

(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 14/12/2020 às 13h - 15h, pelo link https://meet.google.com/tre-mzgv-qsc)


https://www.youtube.com/watch?v=qKkQjwji8LM&list=RDqKkQjwji8LM&index=1

Atividade de língua portuguesa com exercícios de análise e interpretação da música "Rap da Felicidade", da dupla de funk Cidinho e Doca

 



Rap da Felicidade – Cidinho e Doca


Eu só quero é ser feliz

Andar tranquilamente na favela onde eu nasci, é

E poder me orgulhar

E ter a consciência Que o pobre tem o seu lugar

(...)

Minha cara autoridade,

eu já não sei o que fazer

Com tanta violência

eu tenho medo de viver


Pois moro na favela

e sou muito desrespeitado

A tristeza e a alegria

aqui caminham lado a lado


Eu faço uma oração

para uma santa protetora

Mas sou interrompido

a tiros de metralhadora


Enquanto os ricos moram

numa casa grande e bela

O pobre é humilhado,

esculachado na favela


Já não aguento mais

essa onda de violência

Só peço, autoridade,

um pouco mais de competência. (...)


Exercícios de interpretação da música:

1. Que mensagem essa música se propõe a transmitir?


2. Quais os sentimentos que o eu-lírico revela ao cantar os versos da música?


3. Na sua opinião, qual o tema do texto?


4. Pode-se afirmar que a música é uma crítica aos governantes do nosso país? Explique.


5. Identifique nesse trecho da música:

a) quantidade de estrofes;

b) quantidade de versos em cada estrofe;

c) a localização das rimas (em quais versos de cada estrofe?).


6. Como no “Rap da Felicidade”, escreva um rap (poema) com as seguintes exigências:


a) 3 estrofes;


b) 4 versos em cada estrofe;

c) rimas no 2º verso com o 4º verso de cada estrofe.  



Obs.: A 6º questão terá uma pontuação maior. (Nota de Produção Textual).


______________________________________________________________________

---------------------------------------------------------------------------------------------------------


JOÃO PAULO - ED. FÍSICA


ATIVIDADE DE EDUCAÇÃO FÍSICA DO 7º ANO A, B e C

(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 14/12/2020 às 10h - 11h, pelo link https://meet.google.com/qfa-ujkv-nri)


A Cooperação nos Esportes


A Cooperação é um outro traço socioemocional de suma importância que deve ser desenvolvido nas pessoas e que será extremamente solicitado nas novas formas de trabalho que irão existir nos próximos anos. E como veremos, o Esporte pode nos ajudar a entender e a desenvolver o seu significado.

Primeiro precisamos entender que Cooperação é a relação baseada na colaboração entre pessoas ou organizações, no sentido de alcançar objetivos comuns.

Mas como o Esporte pode nos mostrar o que é cooperação?

Podemos encontrar a cooperação em diversos esportes coletivos, como por exemplo: o voleibol, o futebol e o handebol. Pois em todos estes esportes coletivos, cada integrante da equipe exerce uma específica função, que deve funcionar em perfeita sintonia com outro integrante da equipe. 

É a soma das suas habilidades vezes o seu desempenho, que irá conduzir o time a um objetivo comum que é a vitória. Portanto, o que quero destacar é que a cooperação pode ser desenvolvida mesmo dentro de um ambiente de competição, ou seja, mesmo existindo uma outra equipe que precise ser derrotada.

O Remo, quando praticado por duas a oito pessoas simultaneamente, torna-se um outro bom exemplo para entendermos sobre como a cooperação pode ser difundida através do Esporte, pois cada atleta tem o seu remo e a sua importância ao mover o barco, e somente poderão obter sucesso se não cometerem nenhum erro individual e trabalharem juntos.

Como em outros textos anteriores, cito sempre a importância da realização de jogos e neste caso existem diversos jogos cooperativos que podemos realizar durante as aulas de educação física ou em sessões de aquecimento de seu treinamento com a sua equipe de determinada prática esportiva. Estes jogos geralmente se caracterizam por criarem motivação, alegria, participação, união, criatividade e atitudes de empatia e podem ser realizados e adaptados para diferentes faixas etárias.

Portanto, não esqueça que os Esportes podem contribuir para que você transmita e desenvolva o conceito de cooperação às crianças. Mostrando como elas podem saber lidar com as pessoas e também como ajudar ao próximo.


📍 A atividade será feita durante a nossa aula on-line no dia 14/12/2020 


______________________________________________________________________

---------------------------------------------------------------------------------------------------------



AULAS DE TERÇA-FEIRA


GILBERTO - CIÊNCIAS


ATIVIDADE DE CIÊNCIAS DO 6º ANO A e B

(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 15/12/2020 às 09h - 10h , pelo link https://meet.google.com/rkb-njba-kcm


Assista ao vídeo sobre o assunto no link a seguir: https://youtu.be/d0-q6OcjvYI

Agora resolva os exercícios a seguir:

QUESTÃO 1 - As cadeias alimentares mostram as relações de alimentação observadas em um ecossistema. Sobre as cadeias alimentares, marque a alternativa correta.

a) Nas cadeias alimentares, um mesmo organismo pode ocupar diferentes níveis tróficos.

b) As cadeias alimentares sempre se iniciam com os decompositores.

c) Consumidores secundários são sempre herbívoros.

d) Nas cadeias alimentares, observa-se o fluxo unidirecional dos nutrientes e da energia.

e) Na cadeia alimentar, os organismos heterotróficos são chamados de produtores.


QUESTÃO 2 - Sobre os diferentes níveis tróficos observados em cadeias e teias alimentares, marque a alternativa incorreta.

a) Organismos fotossintetizantes fazem parte dos produtores.

b) No nível de decompositores, encontramos, por exemplo, os fungos, organismos autotróficos.

c) Consumidores são organismos incapazes de sintetizar seu próprio alimento.

d) Os consumidores que se alimentam dos produtores são chamados de consumidores primários.

e) A cada nível trófico parte da energia é perdida.


QUESTÃO 3 - (Udesc) Analise as proposições abaixo, a respeito da energia nos ecossistemas.

I. Organismos fotossintetizantes (como algas e plantas) são capazes de capturar a energia luminosa do Sol e convertê-la em energia química, que fica armazenada nas moléculas das substâncias orgânicas. Este processo é chamado de fotossíntese.

II. Em uma cadeia alimentar, a quantidade de energia de um nível trófico é sempre maior que a energia que pode ser transferida ao nível seguinte, uma vez que todos os seres vivos consomem parte da energia do alimento para a manutenção de sua própria vida.

III. A transferência de energia na cadeia alimentar é unidirecional; tem início nos organismos produtores, passa para os consumidores e finaliza com os organismos decompositores.

IV. Os consumidores primários obtêm a energia necessária à sua sobrevivência alimentando-se diretamente dos organismos fotossintetizantes.

V. Os organismos decompositores obtêm a energia necessária à sua sobrevivência através da decomposição da matéria orgânica morta.

Assinale a alternativa correta.

a) Somente as afirmativas I, IV e V são verdadeiras.

b) Somente as afirmativas III e IV são verdadeiras.

c) Somente as afirmativas II, III e V são verdadeiras.

d) Somente as afirmativas I, II e V são verdadeiras.

e) Todas as afirmativas são verdadeiras.


QUESTÃO 4 - (Uems) No Pantanal existe um grande número de ecossistemas aquáticos, formados por rios, lagoas e áreas inundáveis. Dá-se o nome de fitoplâncton à comunidade de algas microscópicas que crescem abundantemente nesses ambientes. Esses organismos exercem em seus ecossistemas a função de:

a) Consumidores primários.

b) Consumidores secundários.

c) Consumidores terciários.

d) Produtores primários.

e) Decompositores.


QUESTÃO 5 - Em uma cadeia alimentar, o homem poderá ser classificado como consumidor primário e secundário quando se alimentar, respectivamente, de:

a) Leite e queijo.

b) Salada e arroz.

c) Arroz e feijão.

d) Batata-doce e fígado de vaca.

e) Frango grelhado e leite.



ATIVIDADE DE CIÊNCIAS DO 7º ANO A e B

(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 15/12/2020 às 10h - 11h , pelo link https://meet.google.com/rkb-njba-kcm)


Assista ao vídeo sobre o assunto no link a seguir: https://youtu.be/hYNe7hYpu7s

Agora resolva os exercícios a seguir: 

QUESTÃO 1 - Os vírus são organismos vivos bastante peculiares, não apresentando, por exemplo, células e metabolismo próprio. Analisando a classificação dos seres vivos em cinco reinos, em qual deles podemos incluir os vírus?

a) Monera

b) Protista

c) Fungi

d) Plantae

e) Nenhum dos cinco reinos


QUESTÃO 2 - Os fungos, no passado, já foram considerados plantas. Entretanto, algumas características permitem diferenciá-los dos vegetais. Sobre os reinos Fungi e Plantae, marque a alternativa correta:

a) Fungos são seres exclusivamente unicelulares, diferentemente das plantas, que são multicelulares.

b) Fungos são incapazes de produzir seu próprio alimento, diferentemente das plantas.

c) Plantas incluem organismos eucariontes, diferentemente dos fungos.

d) Fungos não apresentam parede celular, enquanto as plantas apresentam-na.

e) Fungos reproduzem-se de forma sexuada e assexuada, enquanto plantas possuem apenas reprodução sexuada.


QUESTÃO 3 - De acordo com a classificação dos seres vivos em cinco reinos, os organismos procariontes estão classificados em qual deles?

a) Monera

b) Protista

c) Fungi

d) Plantae

e) Animalia


QUESTÃO 4 - Sabemos que, considerando-se os sistemas mais recentes de classificação, o Reino Protista não é mais válido. Originalmente esse reino englobava que organismos?

a) Algas e cianobactérias

b) Cianobactérias e fungos

c) Cianobactérias e protozoários

d) Protozoários e algas

e) Protozoários e fungos


QUESTÃO 5 - A classificação atual dos seres vivos admite que todos os organismos estão organizados em três grandes domínios: Bacteria, Archaea e Eukarya. A criação dos domínios Bacteria e Archaea extinguiu qual reino?

a) Monera

b) Protista

c) Fungi

d) Plantae

e) Animalia


QUESTÃO 6 - A classificação dos seres vivos em três domínios foi criada por Carl Woese e dividiu os organismos procariontes em dois domínios e os eucariontes em um domínio único. Em qual domínio estão incluídos os animais?

a) Bacteria

b) Monera

c) Achaea

d) Eukarya

e) Animalia


QUESTÃO 7 - De acordo com a classificação em cinco reinos, cianobactérias, cogumelos, euglenas e seres humanos fazem parte, respectivamente, dos reinos:

a) Monera, Fungi, Protista e Animalia.

b) Monera, Fungi, Monera e Animalia

c) Protista, Fungi, Fungi e Animalia.

d) Protista, Protista, Plantae e Animalia.

e) Protista, Protista, Monera e Animalia.


QUESTÃO 8 - (UDESC) Assinale a alternativa correta em relação à classificação biológica dos reinos.

a) Os fungos estão agrupados no reino Fungi, que é representado por eucariotos que podem ser unicelulares ou ter o corpo formado por filamentos (hifas e micélios).

b) No reino Animalia estão os organismos procariotos pluricelulares heterótrofos por absorção.

c) O reino Plantae é representado por procariotos autotróficos fotossintetizantes.

d) As bactérias são os únicos representantes atuais do reino Monera, já que são organismos unicelulares eucarióticos quimiossintetizantes.

e) No reino Protista estão contemplados os organismos unicelulares ou pluricelulares que não se enquadram nos demais reinos, sejam os eucarióticos, sejam os procarióticos.


QUESTÃO 9 - (URCA) Algas e fungos são seres vivos colocados em reinos diferentes por apresentarem características citológicas bastantes distintas, contudo os dois grupos apresentam uma característica citológica comum, que é:

a) possuem tecidos vasculares.

b) são decompositores.

c) têm corpo vegetativo formado por hifas.

d) reproduzem-se por esporos haploides.

e) possuem clorofila dispersa no citoplasma.


QUESTÃO 10 - (PUC-RJ) Um organismo filamentoso e multicelular foi isolado da matéria orgânica em decomposição. Esse organismo apresenta parede celular formada por quitina, e não possui cloroplastos. Como você classificaria tal organismo?

a) domínio Archaea, reino Plantae

b) domínio Archaea, reino Protista

c) domínio Bacteria, reino Protista

d) domínio Eukarya, reino Fungi

e) domínio Eukarya, reino Animalia




ATIVIDADE DE CIÊNCIAS DO 8º ANO A e B

(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 15/12/2020 às 13h - 14h , pelo link https://meet.google.com/rkb-njba-kcm)


Assista ao vídeo sobre o assunto no link a seguir: https://youtu.be/92Qmq2p4HaA

Agora resolva os exercícios a seguir:

Questão 1 - Assinale a alternativa que NÃO apresenta uma função do sistema cardiovascular.

a) Transporte de nutrientes

b) Eliminação de excreções

c) Distribuição de mecanismos de defesa

d) Produção de hormônios


Questão 2 - Sobre a estrutura do sistema cardiovascular é correto afirmar que:

a) É formada por coração, vasos sanguíneos e sangue.

b) O coração, órgão muscular oco, está situado atrás dos pulmões.

c) Os vasos sanguíneos são compostos por músculos estriados.

d) O sangue é o principal órgão do sistema cardiovascular.



Questão 3 - Sobre os vasos sanguíneos é INCORRETO afirmar que:

a) Constituem uma ampla rede de tubos por onde circula o sangue, distribuídos por todo o corpo.

b) Existem três tipos de vasos sanguíneos: as artérias, as veias e os vasos capilares.

c) Esses tubos possuem diferentes diâmetros e fazem circular o sangue arterial e venoso.

d) São formados por duas camadas, também chamadas de túnicas.


Questão 4 - O coração é o órgão responsável por bombear sangue para todo o corpo. Para isso, os movimentos de sístole e diástole, dois momentos primordiais no ciclo cardíaco, realizam, respectivamente:

a) contração, enchendo-se de sangue, e relaxamento, liberando sangue para o corpo.

b) relaxamento, recebendo sangue, e contração, liberando sangue para o corpo.

c) contração, bombeando sangue para o corpo, e relaxamento, enchendo-se de sangue.

d) contração, transformando sangue arterial em venoso, e relaxamento, liberando sangue para o corpo.


Questão 5 - A pressão arterial está diretamente relacionada ao ciclo cardíaco e sobre ela é INCORRETO afirmar que:

a) A hipertensão corresponde à pressão arterial acima do ideal.

b) Apresenta valores fixos independente da condição do indivíduo, como por exemplo a gravidez.

c) Corresponde à pressão que o sangue faz sobre as paredes das artérias.

d) A hipotensão arterial corresponde aos valores abaixo do ideal.


Questão 6 - O coração realiza suas funções através de dois circuitos fechados: a pequena circulação e a grande circulação. Esses percursos são diferenciados por:

a) A pequena circulação passa apenas uma vez pelo coração, enquanto a grande circulação tem duas passagens.

b) O fluxo de sangue é menor na grande circulação e maior na pequena circulação.

c) A pequena circulação ocorre entre os pulmões e o coração, já a grande circulação se dá entre o coração e as demais partes do corpo.

d) Na pequena circulação apenas há a passagem de sangue venoso, enquanto na grande circulação há apenas o sangue arterial.


Questão 7 - O sistema circulatório é classificado em dois tipos: sistema circulatório aberto e sistema circulatório fechado. A alternativa que NÃO apresenta uma diferença entre eles é:

a) O sistema circulatório fechado é menos eficiente que o sistema circulatório aberto.

b) No sistema circulatório aberto o fluido que circula é a hemolinfa e no sistema circulatório fechado é o sangue.

c) O sistema circulatório aberto está presente em alguns invertebrados e o sistema circulatório fechado faz parte de todos os vertebrados.

d) No sistema circulatório aberto ocorre a circulação nas cavidades e lacunas dos tecidos, já na circulação aberta o percurso é realizado dentro de vasos.


Questão 8 - (Fuvest/2018) No sistema circulatório humano,

a) a veia cava superior transporta sangue pobre em oxigênio, coletado da cabeça, dos braços e da parte superior do tronco, e chega ao átrio esquerdo do coração.

b) a veia cava inferior transporta sangue pobre em oxigênio, coletado da parte inferior do tronco e dos membros inferiores, e chega ao átrio direito do coração.

c) a artéria pulmonar transporta sangue rico em oxigênio, do coração até os pulmões.

d) as veias pulmonares transportam sangue rico em oxigênio, dos pulmões até o átrio direito do coração.

e) a artéria aorta transporta sangue rico em oxigênio para o corpo, por meio da circulação sistêmica, e sai do ventrículo direito do coração.



ATIVIDADE DE CIÊNCIAS DO 9º ANO A

(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 15/12/2020 às 14h - 15h , pelo link https://meet.google.com/rkb-njba-kcm)


Assista ao vídeo sobre o assunto no link a seguir: https://youtu.be/K60aheHe0ko

Agora resolva os exercícios a seguir:

Questão 1 (Enem) - Qual das seguintes fontes de produção de energia é a mais recomendável para a diminuição dos gases causadores do aquecimento global?

A) Óleo diesel.

B) Gasolina.

C) Carvão mineral.

D) Gás natural.

E) Vento.


Questão 2 (Enem) - Empresa vai fornecer 230 turbinas para o segundo complexo de energia à base de ventos, no sudeste da Bahia. O Complexo Eólico Alto Sertão, em 2014, terá capacidade para gerar 375 MW (megawatts), total suficiente para abastecer uma cidade de 3 milhões de habitantes.

MATOS, C. GE busca bons ventos e fecha contrato de R$ 820 mi na Bahia. Folha de S. Paulo, 2 dez. 2012.

A opção tecnológica retratada na notícia proporciona a seguinte consequência para o sistema energético brasileiro:

A) Redução da utilização elétrica.

B) Ampliação do uso bioenergético.

C) Expansão das fontes renováveis.

D) Contenção da demanda urbano-industrial.

E) Intensificação da dependência geotérmica.


Questão 3 (Mackenzie) - A civilização moderna está voltada para um alto consumo de energia que é utilizada nas indústrias, nos transportes, nos eletrodomésticos e nas telecomunicações. Nessa busca por energia, o homem vai atrás de várias fontes, tais como,

I. combustíveis fósseis.

II. energia hidrelétrica.

III. energia nuclear.

IV. etanol.

V. energia eólica (energia dos ventos).


Desses 5 tipos,

A) apenas um é renovável.

B) apenas dois são renováveis.

C) apenas três são renováveis.

D) apenas quatro são renováveis.

E) todos são renováveis.


Questão 4 (FGV) - A matriz energética desse país é baseada em carvão mineral, transportado por ferrovias, que usam muito diesel; o minério segue em navios, que consomem muito combustível, e o país ainda tem demanda grande de petroquímicos, por conta da construção civil e bens de consumo e da sua crescente urbanização. Em 2010, tornou-se o maior consumidor mundial de petróleo, ultrapassando os Estados Unidos. Em 2003, o valor das exportações de petróleo do Brasil para esse pais era 0,5% do total, e, em 2013, as exportações brasileiras saltaram para 8,7%, confirmando a liderança comercial desse país com o Brasil.

(Valor Econômico, 23.08.2014)

O texto refere-se à

A) Alemanha.

B) Itália.

C) China.

D) Austrália.

E) Índia.


Questão 5 (PUC-RS) - INSTRUÇÃO: Para resolver a questão, leia o texto a seguir, sobre fontes de energia, e selecione as palavras/expressões que preenchem correta e coerentemente as lacunas.

O _____ foi importante fonte de energia para a Primeira Revolução Industrial. Atualmente, as maiores reservas estão localizadas no hemisfério _____. É um dos principais responsáveis pela _____, pois sua queima libera grande quantidade de óxido de enxofre na atmosfera.

A) carvão mineral — norte — chuva ácida

B) petróleo — sul — poluição dos oceanos

C) petróleo — sul — chuva ácida

D) carvão mineral — sul — poluição dos oceanos

E) petróleo — norte — chuva ácida


Questão 6 (PUC-Rio) - O incêndio na Usina Nuclear de Fukushima, no Japão, após o tsunami do dia 11 de março de 2011, reacendeu as discussões internacionais sobre a sustentabilidade desse tipo de energia.

Os defensores da produção de energia nuclear afirmam que uma das suas vantagens é:

A) a necessidade nula de armazenamento de resíduos radioativos.

B) o menor custo quando comparado às demais fontes de energia.

C) a baixa produção de resíduos emissores de radioatividade.

D) o reduzido grau de interferência nos ecossistemas locais.

E) a contribuição zero para o efeito de estufa global.


Questão 7 (UFPB) - Os recursos energéticos utilizados atualmente podem ser classificados de várias formas, sendo usual a distinção baseada na possibilidade de renovação desses recursos (renováveis e não renováveis), numa escala de tempo compatível com a expectativa de vida do ser humano.

Considerando o exposto e o conhecimento sobre o tema abordado, é correto afirmar:

A) O petróleo é uma fonte de energia renovável, pois novas descobertas, a exemplo do petróleo extraído do pré-sal, comprovam que é um recurso permanente e inesgotável.

B) O carvão mineral é uma fonte de energia renovável, pois a utilização de lenha para sua produção pode ser suprida através de projetos de reflorestamento.

C) O gás natural é uma fonte de energia renovável, pois é produzido concomitantemente ao petróleo, através de processos geológicos de duração reduzida, semelhantes à escala de tempo humana.

D) A biomassa é uma fonte de energia renovável, pois é produzida a partir do refino do petróleo, que é um recurso não renovável, mas pode ser reciclado.

E) A energia eólica é uma fonte de energia renovável, pois é produzida a partir do movimento do ar, o que a torna inesgotável.


______________________________________________________________________

---------------------------------------------------------------------------------------------------------



IDELFONSO - CIÊNCIAS


ATIVIDADE DE CIÊNCIAS DO 6º ANO C

(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 15/12/2020 às 09h - 10h , pelo link https://meet.google.com/coz-posr-vbp


Assista ao vídeo sobre o assunto no link a seguir: https://youtu.be/lAHGUtxaVBY

Agora resolva os exercícios a seguir:

1) Sobre os níveis de organização ecológicos dê o conceito de:

a) Comunidade.

b) População. 


2) O que é um ecossistema?


3) Faça a diferença entre :

a) Habitat.

b) Nicho ecológico.


4) Diga o habitat é o nicho de cada animal :

a) Guaxinim. 

b) Robalo.

c) Camarão. 


5) Quais as características de uma espécie que definem seu nicho ecológico?



ATIVIDADE DE CIÊNCIAS DO 7º ANO C

(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 15/12/2020 às 10h - 11h , pelo link https://meet.google.com/coz-posr-vbp


Assista ao vídeo sobre o assunto no link a seguir: https://youtu.be/Oul1vqfjZjg

Agora resolva os exercícios a seguir:

1) Sobre as flores responda:

a) O que ocorre de importante nas flores?

b) Para que serve o néctar que se encontra nas flores?

c) Quais as principais estruturas que formam a flôr?

d) Cite os agentes colonizadores.


2) Sobre os frutos responda:

a) Quais as principais partes de um fruto?

b) Em biologia , o que é fruto?


3) Sobre as sementes responda:

a) Para que serve a casca?

b) Dê exemplos de monocotiledôneas.

c) Dê exemplos de dicotiledôneas.



ATIVIDADE DE CIÊNCIAS DO 8º ANO C e D

(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 15/12/2020 às 13h - 14h, pelo link https://meet.google.com/coz-posr-vbp


Assista ao vídeo sobre o assunto no link a seguir: https://youtu.be/cNUlhfl-tuA

Agora resolva os exercícios a seguir:

1) Quais os agentes causadores das ISTs é como sao transmitidas?

2) O que é o HPV?

3) Como é feita a prevenção do HPV?

4) Quais os sintomas da clamidea é gonorréia no homem e na mulher?

5) Quais os sintomas da sífilis em um estado mais avançado?

6) Cite 5 formas de transmissão do HIV.

7) Como agem os antirretrovirais?



ATIVIDADE DE CIÊNCIAS DO 9º ANO B e C

(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 15/12/2020 às 14h - 15h, pelo link https://meet.google.com/coz-posr-vbp


Assista aos vídeos sobre o assunto nos links a seguir: https://youtu.be/QTzyluDk_jI

Com ajuda da vídeo aula disponibilizada pelo link acima, resolva os exercícios:

1) Quais são os planetas que formam o sistema solar?


2) O que são planetas?


3) Quais são os planetas anões do sistema das?


4) Faça a diferença entre:

a) Meteoro.

b) Meteorito.


5) O que são cometas?


6) Sem o efeito estufa o que ocorreria na terra?


7) Sobre a terra responda:

a) Qual o seu diâmetro?

b) Quais os principais gases que formam a atmosfera?



______________________________________________________________________

---------------------------------------------------------------------------------------------------------



MARÍCIA - INGLÊS



ATIVIDADE DE INGLÊS DO 6º A, B e C

(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 15/12/2020 de 14h - 15h, pelo link https://meet.google.com/iej-ezkp-mzk)


1- Após a leitura e tradução desse texto, responda:


LEO'S FAMILY



My name  is Leonard. I’m  thirteen  years old. I’m from New York City.

This is a photo of my family. This is my father. His name is John. My

mother’s name is Elizabeth. This is my sister. Her name is Katherine.

Her nickname is  Kitty. 

The young boy is my brother. His name is Tobby. 

We lives in that beautiful house with Fido,our best friend.



Vocabulary: 

nickname = apelido

his = dele                   

her = dela 

our = nosso(a) 


TRADUÇÃO 






Escreva TRUE (VERDADEIRO) ou FALSE (FALSO)*

a- Tobby is Leo’s father


(  ) TRUE

(  ) FALSE


b- This is Tobby’s house.


(  ) TRUE

(  ) FALSE


c- Elizabeth is Kitty’s mother *


(  ) TRUE

(  ) FALSE


d- Kitty is Leo’s mother. *


(  ) TRUE

(  ) FALSE


e- Kitty is Katherine’s nickname. *


(  ) TRUE

(  ) FALSE


f- Smile is a dog. *


(  ) TRUE

(  ) FALSE


g- Leo isn’t American. *

(  ) TRUE

(  ) FALSE



ATIVIDADE DE INGLÊS DO 7º ANO A, B e C

(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 15/12/2020 de 13h - 14h, pelo link https://meet.google.com/iej-ezkp-mzk)


Traduza o texto, observando o vocabulário abaixo e/ou caso seja necessário, consulte um dicionário.

LEAVING HOME



 I’m flying back to Baltimore tomorrow morning. My plane leaves at 10 o’clock.

 I feel a little bit sorry, because I’m leaving my parents, my house… but on the other hand, Tony, my boyfriend, is waiting for me in Baltimore. We are taking the same courses to be veterinarians. His parents are not rich and they can’t send him money. He works as a waiter at a snack bar in the evening to pay for his classes. He learns a lot talking with people from all over the world. He knows how to deal with people and that’s nice. I love and miss him a lot.


VOCABULÁRIO


a little bit sorry- um pouco triste

a lot- muito

and- e

are not- não são

as a waiter- como garçom

at 10- às 10

at a snack bar- numa lanchonete

back- de volta

to Baltimore- para Baltimore

because- porque

but- mas

courses- curso

flying- voando

for his classes- por suas aulas

for me- por mim

from all over- de toda parte

he knows- ele sabe

he learns- ele aprendeu 

he works- ele trabalha

his parents- seus pais

home- o lar

how to deal- como lidar

I feel- eu me sinto

I love- eu o amo

I’m- eu estou

in- em

in the evening- à noite

is waiting- está esperando

leaves- sai

leaving- deixando

miss him a lot- sinto muita falta dele

money- dinheiro

morning- de manhã

my boyfriend- meu namorado

my house- minha casa

my parents- meus pais

my plane- meu avião 

o’clock- horas em ponto

on the other hand- por outro lado

rich- ricos

send him- lhe mandar

taking- fazendo

talking- falando

that’s nice- isso é ótimo

the same- o mesmo

the world- do mundo

they can’t- não podem

to be- para ser

to pay- para pagar

tomorrow- amanhã

Tony- Tony

veterinarians- veterinários

we are- nós estamos

with people- com pessoas




ATIVIDADE DE INGLÊS DO 8º e 9º ANO 

(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 15/12/2020, pelo link https://meet.google.com/iej-ezkp-mzk)


Atenção aos horários:   8º ano: de 10h - 11h 

                                      9º ano: de 09h - 10h 


ASSUNTO: Interpretação Textual

Hoje vamos interpretar a letra de uma canção.

 A música escolhida é Mirrors, de Justin Timberlake (https://www.youtube.com/watch?v=uuZE_IRwLNI) . A música faz parte do álbum The 20/20 experience.


 Escute - a e responda as questões abaixo:



Mirrors


Aren't you somethin' to admire?

'Cause your shine is somethin' like a mirror

And I can't help but notice

You reflect in this heart of mine 

If you ever feel alone and

The glare makes me hard to find

Just know that I'm always

Parallel on the other side

'Cause with your hand in my hand

And a pocket full of soul

I can tell you there's no place we couldn't go

Just put your hand on the glass

I'll be tryin' to pull you through

You just gotta be strong

Cause I don't wanna lose you now

I'm lookin' right at the other half of me

The vacancy that sat in my heart

Is a space that now you hold

Show me how to fight for now

And I'll tell you, baby, it was easy

Comin' back into you once I figured it out

You were right here all along, oh

It's like you're my mirror, oh

My mirror staring back at me

I couldn't get any bigger

With anyone else beside me

And now it's clear as this promise

That we're making

Two reflections into one

Cause it's like you're my mirror, oh

My mirror staring back at me

Staring back at me

Aren't you somethin', an original?

'Cause it doesn't seem really as simple

And I can't help but stare, cause

I see truth somewhere in your eyes

Oh, I can't ever change without you

You reflect me, I love that about you

And if I could, I

Would look at us all the time

Cause with your hand in my hand

And a pocket full of soul

I can tell you there's no place we couldn't go

Just put your hand on the glass

I'll be tryin' to pull you through

You just gotta be strong

Cause I don't wanna lose you now

I'm lookin' right at the other half of me

The vacancy that sat in my heart

Is a space that now you hold

Show me how to fight for now

And I'll tell you, baby, it was easy

Comin' back into you once I figured it out

You were right here all along, oh

It's like you're my mirror

My mirror staring back at me

I couldn't get any bigger

With anyone else beside me

And now it's clear as this promise

That we're making

Two reflections into one

Cause it's like you're my mirror

My mirror staring back at me

Staring back at me

Yesterday is history, oh

And tomorrow's a mystery, oh

I can see you lookin' back at me

Keep your eyes on me

Keep your eyes on me

Cause I don't wanna lose you now

I'm lookin' right at the other half of me

The vacancy that sat in my heart

Is a space that now you hold

Oh, show me how to fight for now

(Show me, baby)

And I'll tell you, baby, it was easy

Comin' back into you once I figured it out

You were right here all along

It's like you're my mirror

My mirror staring back at me

I couldn't get any bigger

With anyone else beside me

And now it's clear as this promise

That we're making

Two reflections into one

Cause it's like you're my mirror

My mirror staring back at me

Staring back at me

You are, you are the love of my life

You are, you are the love of my life

You are, you are the love of my life

You are, you are the love of my life

You are, you are the love of my life

Baby, you're the inspiration for this precious song

And I just wanna see your face light up since you put me on

So now I say goodbye to the old me, it's already gone

And I can't wait wait wait wait wait to get you home

Just to let you know, you are

You are, you are the love of my life

You are, you are the love of my life

You are, you are the love of my life

You are, you are the love of my life

Girl you're my reflection, all I see is you

My reflection, in everything I do

You're my reflection and all I see is you

My reflection, in everything I do

You are, you are the love of my life

You are, you are the love of my life

You are, you are the love of my life

You are, you are the love of my life

You are, you are the love of my life


1. Did you like the song? 


2. What album is the music reviewer referring to?


3. What is the music reviewer’s opinion about the album? 

    

4. Which part of the music is your favorite? Transcribe it. 



______________________________________________________________________

---------------------------------------------------------------------------------------------------------



AULAS DE QUARTA-FEIRA


HELIANE - ARTES


ATIVIDADE DE ARTES - TODAS AS TURMAS

(NÃO HAVERÁ Tira dúvidas DESTE EXERCÍCIO pelo Google Meet NO dia 25/11/2020. A CORREÇÃO DESTA ATIVIDADE SERÁ FEITA POSTERIORMENTE) 


Produza mensagens natalinas: cartazes, cartão, vídeo, música, cartinha, etc. Use sua criatividade! Deixe o espírito natalino florescer.



_____________________________________________________________________

---------------------------------------------------------------------------------------------------------


RAFAEL - ED. FÍSICA


ATIVIDADE DE EDUCAÇÃO FÍSICA DO 6º ANO A, B e C

(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 16/12/2020 às 09h - 10h, pelo link https://meet.google.com/jpy-dvzu-yya)

Tema: Futebol. 

Assunto: Regras do Futebol. 

Objetivo: Compreender as regras do futebol. 


Conteúdo: 

Texto: https://regrasdoesporte.com.br/conheca-todas-as-regras-para-jogar-futebol.html

Vídeo: https://youtu.be/HTZuteKDCa4


ATIVIDADE 1

1 - O que é impedimento ?


“Em futebol, o pior cego é o que só vê a bola.”

Nelson Rodrigues


ATIVIDADE (Bônus) 

Sugestão: https://youtu.be/LjXl3lWj1Is



ATIVIDADE DE EDUCAÇÃO FÍSICA DO 8º ANO A, B, C e D

(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 16/12/2020 às 09h - 10h, pelo link https://meet.google.com/jpy-dvzu-yya)

Tema: Futebol. 

Assunto: Regras do Futebol. 

Objetivo: Compreender as regras do futebol. 


Conteúdo: 

Texto: https://regrasdoesporte.com.br/conheca-todas-as-regras-para-jogar-futebol.html

Vídeo: https://youtu.be/HTZuteKDCa4


ATIVIDADE 1

1 - Atualmente quantas substituições podem ser realizadas por equipe durante uma partida oficial de futebol? 


Faça da vida um jogo de futebol… Chute as tristezas, drible as dificuldades e marque gols de alegria.”

Autor desconhecido


ATIVIDADE (Bônus) 

Sugestão: https://youtu.be/MXH3wlndmZ0



ATIVIDADE DE EDUCAÇÃO FÍSICA DO 9º ANO A, B, e C

(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 16/12/2020 às 09h - 10h, pelo link https://meet.google.com/jpy-dvzu-yya)

Tema: Futebol. 

Assunto: Regras do Futebol. 

Objetivo: Compreender as regras do futebol. 


Conteúdo: 

Texto: https://regrasdoesporte.com.br/conheca-todas-as-regras-para-jogar-futebol.html

Vídeo: https://youtu.be/HTZuteKDCa4


ATIVIDADE 1

1 - Quais as possíveis situações que podem ser marcado uma cobrança de pênalti?


Ninguém marca um gol sentado no banco de reservas. No jogo da vida, você tem que estar ativo, em campo, chamando a responsabilidade pra si.”

Augusto Branco


ATIVIDADE (Bônus) 

Sugestão: https://youtu.be/8P4EGQbf7qk




______________________________________________________________________

---------------------------------------------------------------------------------------------------------






AS AULAS DE QUINTA-FEIRA E SEXTA-FEIRA NÃO OCORRERÃO, POIS GESTÃO E PROFESSORES ESTARÃO FOCADOS EM REUNIÃO DO CONSELHO DE CLASSE



Nenhum comentário:

Postar um comentário