sábado, 22 de agosto de 2020

ATIVIDADES - SEMANA 24/08/2020 a 28/08/2020

 

 AULAS DE SEGUNDA-FEIRA



ANDRÉA - PORTUGUÊS



ATIVIDADE DE PORTUGUÊS - 8º ANO A, B, C e D

(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 24/08/2020 às 09h - 11h, pelo link https://meet.google.com/nih-spqa-ufa

ASSUNTO: Gênero textual poema ( leitura e interpretação)

 

ATIVIDADE 1: Leia o poema Mascarados, página  56 e responda às questões de 1 a 5, páginas 57 e 58.

ATIVIDADE 2:  Leia o poema O adolescente,  página 60 e responda às questões 1  e 2 , página 61.

 

Obs: somente respostas em seu caderno.

 

“Não espere o incentivo de outros, o primeiro a acreditar no seu sonho tem que ser você.”

Bom desempenho!!!



ATIVIDADE DE PORTUGUÊS - 9º ANO A, B e C.

(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 24/08/2020 às 13h - 15h, pelo link https://meet.google.com/nih-spqa-ufa)   


ASSUNTO: ATIVIDADE ONLINE  ( CONJUNÇÕES COORDENATIVAS )

Para responder à atividade ,segue link:: https://docs.google.com/forms/d/1xHqpCUXIZLvieyWTXHvIpxbqS75e3NyY8mnDaqa59vg/edit

Obs: Após  responder à atividade , confira as respostas e verifique  sua pontuação.

 


“Não espere o incentivo de outros, o primeiro a acreditar no seu sonho tem que ser você.”

 BOM  DESEMPENHO!!!!!


         ______________________________________________________________________

---------------------------------------------------------------------------------------------------------



GISLENE - PORTUGUÊS


ATIVIDADE DE PORTUGUÊS DO 6º ANO A, B e C

(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 24/08/2020 às 09h - 11h, pelo link https://meet.google.com/tre-mzgv-qsc)

Atividade de Compreensão e Interpretação textual

Texto I

Leia o texto abaixo.

 

1. Qual é a finalidade comunicativa desse texto?

A) Anunciar um programa.

B) Ensinar um procedimento.

C) Fazer uma crítica.

D) Informar sobre um fato.

E) Narrar uma história.


2. Nesse texto, o uso da expressão “Blá Blá Blá”

A) apresenta um diálogo demorado.

B) determina o barulho feito pela televisão.

C) indica a proximidade entre a televisão e o telespectador.

D) retoma uma conversa entre os participantes de um programa.

E) sugere a qualidade do que é falado na televisão.


3. Nesse texto, a mulher demonstra

A) constrangimento.

B) dúvida.

C) espanto.

D) insatisfação.

E) timidez. 


4. O gênero textual cartum faz uso da linguagem

A) apenas verbal

B) mista

C) apenas não verbal

D) apenas visual


Texto II

A CULTURA GREGA

Os deuses e os heróis gregos – Os gregos eram politeístas, eles julgavam que seus deuses viviam no alto do Olimpo (montanha mais alta da Grécia, com 2.917 metros de altura), por isso Olimpo passou a ser sinônimo de céu, lugar onde reina a felicidade. Os deuses gregos eram semelhantes aos seres humanos; guerreavam, sentia ódio, amor, ciúmes casavam e tinham filhos. A esposa de Zeus (mais poderoso deus grego) chamava-se Hera, e o filho do casal tinha o nome de Ares. Outros famosos deuses gregos do Olimpo: Afrodite - deusa da beleza e do amor; Apolo - deus da música; Ártemis - deusa da caça; Poseidon – deus dos mares; Atena - deusa da sabedoria; Deméter – deusa da fertilidade; Hefesto – deus do fogo e da metalurgia; Hermes – deus mensageiro e Héstia – deus dos lares.

5.O assunto (tema) abordado no texto é

a) A cultura grega       b) O alto do Olimpo      c) A religião grega    d)    Os deuses gregos.


6.Complete com V para verdadeiro ou F para falso.

(     ) Cada deus representava uma força da natureza ou sentimentos humanos.

(      ) Afrodite representava a beleza e a sabedoria.

(     ) Zeus era deus dos deuses.

(      )  Os gregos eram politeístas.

7. Explique o que significa Mito e como surgiu a Mitologia grega



Obs : Para responder a questão acima vocês deverão assistir à TVC (canal 5.1) a partir das 14h ou TV Assembleia (CANAL 31.1) a partir das 7h.


“As grandes ideias surgem da observação dos pequenos detalhes.”

Augusto Cury


ATIVIDADE DE PORTUGUÊS DO 7º ANO A, B e C

(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 24/08/2020 às 13h - 15h, pelo link https://meet.google.com/tre-mzgv-qsc)


Atividade de Compreensão e Interpretação Textual


Leia o texto abaixo do cartunista Nando Matta:

1. A que gênero textual pertence esse texto ?

a) Conto

b) Cartum

c) História em quadrinhos

d) Charge


2. Sobre qual tema esse texto aborda?


3. Levante hipóteses: qual seria a explicação da fala "Aí fica fácil", dita pela personagem representando a covid-19?

4.  Na sua opinião, qual a finalidade do cartunista ao criar esse texto?

5. Analisando o cartum em questão, você considera eficiente o modo como o cartunista abordou o tema, ou seja, ele conseguiu chamar a atenção da sociedade para o problema da evolução do coronavírus?


Texto II “A Caixa de Pandora” (Fragmento)

Certo dia, Pandora lembrou do presente que os deuses mandaram-na entregar a Epimeteu, e assim que se aproximou da caixa Epimeteu alertou-a para se afastar, pois Prometeu lhe recomendara que jamais a abrisse, caso contrário, os espíritos do mal recairiam sobre eles.

Mas, apesar daquelas palavras, a curiosidade da mulher aumentava; não mais resistindo, esperou que o marido saísse de casa e correu para abrir a caixa proibida. Mal ergueu a tampa, Pandora deu um grito de pavor e do interior da caixa saíram monstros horríveis: o Mal, a Fome, o Ódio, a Doença, a Vingança, a Loucura, a inveja, a violência, a ganância e muitos outros espíritos maléficos…

Quando voltou a lacrar a caixa, conseguiu prender ali um único espírito, a Esperança. Assim, então, tudo aconteceu exatamente conforme Zeus havia planejado. Usou a curiosidade e a mentira de Pandora para espalhar o mal sobre o mundo, tornando os homens duros de coração e cruéis, castigando Prometeu e toda a humanidade. Ela ainda tentou fechar a caixa, mas só conseguiu prender a esperança.

(Disponível em: <http://www.dominiopublico.gov.br&gt).

Após a leitura do texto, responda:

    

 6.   Sobre o texto em analise, marque V para verdadeiro e F para falso:

(  ) Apenas coisas ruins saíram da caixa.

(  ) O único sentimento que ficou na caixa foi o amor.

(  ) Pandora não se arrependeu ter aberto a caixa.

(  ) Tudo ocorreu justamente como Zeus tinha planejado.

(  ) A curiosidade e a mentira de Pandora espalharam o mal sobre o mundo.


     7.    O texto “A caixa de Pandora” é considerado um:

    a)    Conto             b) Crônica              c) Lenda             d) Mito


    8.  Que tipo de assunto importante das nossas vidas esse texto tenta explicar com essa história?


a)    Ele explica a origem do amor.

b)    Ele explica as relações familiares dos deuses.

c)    Tenta explicar a origem do casamento.

d)    Mostra como surgiu os animais.

e)    Tenta explicar a origem do mal na Terra.  

  

“As grandes ideias surgem da observação dos pequenos detalhes.”

Augusto Cury


Obs.: Vocês deverão assistir à TV C (canal 5.1) para responder a questão de 7ª  às 8h.



______________________________________________________________________

---------------------------------------------------------------------------------------------------------



AULAS DE TERÇA-FEIRA


GILBERTO - CIÊNCIAS



ATIVIDADE DE CIÊNCIAS DO 6º ANO A e B

(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 25/08/2020 às 09h - 10h , pelo link https://meet.google.com/rkb-njba-kcm


Assista ao vídeo sobre o assunto no link a seguir: https://youtu.be/v8M1ToKn6ag

Agora resolva os exercícios a seguir:

Questão 1 - Existem cinco reinos que dividem os seres vivos: Monera, Protista, Plantae, Fungi e Animalia. Os vírus não estão incluídos em nenhum desses grupos, pois não são considerados seres vivos já que:

a) São seres extremamente pequenos.

b) Nunca foram estudados em laboratório.

c) São considerados apenas partículas infecciosas.

d) Têm o tempo de vida muito curto.


Questão 3 - (Unesp) Os vírus são organismos obrigatoriamente parasitas, uma vez que só se reproduzem quando no interior de seus hospedeiros. Sobre os vírus, é correto afirmar que

a) apresentam características fundamentais dos seres vivos: estrutura celular, reprodução e mutação.

b) são seres maiores que as bactérias, pois não atravessam filtros que permitem a passagem de bactérias.

c) são formados por uma carapaça protéica envolvendo o retículo rugoso com ribossomos utilizados na síntese de sua carapaça.

d) são todos parasitas animais, pois não atacam células vegetais.

e) podem desempenhar funções semelhantes aos antibióticos, ocasionando "o lise bacteriano", e impedir a reprodução das bactérias.


Questão 4 - (Unicamp) O HPV faz parte do grupo dos caudovírus. As verrugas genitais causadas pela infecção do vírus foram estudadas desde a Antiguidade, porém o vírus só foi descoberto 40 anos atrás. Pode-se afirmar corretamente que:

a) A principal forma de se adquirir o HPV é através da ingestão de alimentos contaminados.

b) O câncer de colo de útero não pode ser causado pelo vírus HPV.

c) O vírus HPV pode permanecer latente por vários anos.

d) Não há tratamento nem vacina para o HPV.


Questão 5 - (Fatec) Os vírus são minúsculos "piratas" biológicos porque invadem as células, saqueiam seus nutrientes e utilizam as reações químicas das mesmas para se reproduzir. Logo em seguida os descendentes dos invasores transmitem-se a outras células, provocando danos devastadores. A estes danos, dá-se o nome de virose, como a raiva, a dengue hemorrágica, o sarampo, a gripe, etc. (Texto modificado do livro "PIRATAS DA CÉLULA", de Andrew Scott.)

De acordo com o texto, é correto afirmar:

a) Os vírus utilizam o seu próprio metabolismo para destruir células, causando viroses.

b) Os vírus utilizam o DNA da célula hospedeira para produzir outros vírus.

c) Os vírus não têm metabolismo próprio.

d) As viroses resultam sempre das modificações genéticas da célula hospedeira.

e) As viroses são transcrições genéticas induzidas pelos vírus que degeneram a cromatina na célula hospedeira.


Questão 6 - (Uece) Com relação ao modo de transmissão de algumas doenças virais correlacione as colunas abaixo:


A sequência correta, de cima para baixo, é:

A) I, II, III e IV

B) IV, III, I e II

C) IV, I, II e III

D) I, IV, III e II


Questão 7 - (Udesc) Nos noticiários há muita ênfase às doenças: dengue, zica, febre amarela, chikungunya e mais recentemente a gripe H1N1 causadas por vírus.

Analise as proposições com relação à transmissão dos vírus.

I. Alguns tipos de vírus podem ser transmitidos pelo simples toque entre as pessoas.

II. Alguns vírus são transmitidos pelas secreções corporais.

III. Alguns vírus necessitam de insetos como vetores.

IV. Os vírus retêm sua capacidade infectante por pouco tempo, quando fora do organismo hospedeiro.


a) Somente as afirmativas I, II e IV são verdadeiras.

b) Somente as afirmativas II e III são verdadeiras.

c) Somente as afirmativas I, II e III são verdadeiras.

d) Somente as afirmativas II e IV são verdadeiras.

e) Somente as afirmativas III e IV são verdadeiras.


Questão 8 - (Ufv) Impressionados com a notícia do poder arrasador com que o vírus Ebola vem dizimando uma certa população na África, alguns alunos de um colégio sugeriram medidas radicais para combater o vírus desta terrível doença. Considerando-se que este agente infeccioso apresenta características típicas dos demais vírus, assinale a alternativa que contenha a sugestão mais razoável:

a) descobrir urgentemente um potente antibiótico que possa destruir a sua membrana nuclear.

b) alterar o mecanismo enzimático mitocondrial para impedir o seu processo respiratório.

c) injetar nas pessoas contaminadas uma dose maciça de bacteriófagos para fagocitar o vírus.

d) cultivar o vírus "in vitro", semelhante à cultura de bactérias, para tentar descobrir uma vacina.

e) impedir, de alguma maneira, a replicação da molécula de ácido nucleico do vírus.


Questão 9 - (UNIFEI) A capacidade de desenvolver armas biológicas ganhou nova dimensão com a notícia divulgada na Internet, em julho de 2002, pela Revista Science, de que pesquisadores da Universidade Estadual de Nova Iorque recriaram, em laboratório, o vírus da poliomielite, a partir de informações genéticas obtidas na Internet. Isto mostra que outros agentes patogênicos podem ser “montados” em laboratório, embora seja mais difícil no caso de muitos deles, que apresentam genomas mais extensos.


a) Por qual outro nome a poliomielite é também conhecida?



b) Descreva a estrutura básica de um vírus.



c) Cite outras 3 doenças humanas causadas por vírus.



Questão 10 - (UFT) Avalie a figura abaixo e marque a alternativa que apresenta a sequência CORRETA.


1. A figura representa os ciclos lítico e lisogênico de um vírus;

2. O ciclo lítico está representado em I:

3. No ciclo lisogênico o DNA viral é incorporado ao DNA da célula hospedeira;

4. O ciclo lítico não está relacionado com o rompimento da célula hospedeira;

5. O ciclo lisogênico sempre resulta em morte da célula hospedeira.


a) 1-V, 2-V, 3-F, 4-F, 5-V

b) 1-V, 2-V, 3-F, 4-F, 5-F

c) 1-V, 2-V, 3-V, 4-V, 5-V

d) 1-V, 2-F, 3-F, 4-F, 5-V

e) 1-V, 2-V, 3-V, 4-F, 5-F




ATIVIDADE DE CIÊNCIAS DO 7º ANO A e B

(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 25/08/2020 às 10h - 11h , pelo link https://meet.google.com/rkb-njba-kcm)


Assista ao vídeo sobre o assunto no link a seguir: https://youtu.be/bBr_9YA0PyU

Agora resolva os exercícios a seguir:

1 – (Fuvest-SP) – A bactéria não possui:

a) Membrana plasmática.

b) Ribossomo.

c) Parede celular.

d) DNA.

e) Carioteca.


2 – (Fatec-SP) – Um organismo unicelular, sem núcleo diferenciado, causador de infecção em ratos, provavelmente será:

a) uma bactéria.

b) uma alga. 

c) um vírus.

d) um fungo.

e) um protozoário.


3 – (Fuvest-2008) – As estruturas presentes em uma célula vegetal, porém ausentes em uma bactéria, são:

a) cloroplastos, lisossomos, núcleo e membrana plasmática.

b) vacúolos, cromossomos, lisossomos e ribossomos.

c) complexo golgiense, membrana plasmática, mitocôndrias e núcleo.

d) cloroplastos, mitocôndrias, núcleo e retículo endoplasmático.

e) cloroplastos, complexo golgiense, mitocôndrias e ribossomos.


4 – (Fatec-SP) – Assinale a alternativa correta.

a) As bactérias reproduzem-se, geralmente, por divisão binária, uma forma assexuada de reprodução pela qual uma única bactéria pode originar um “clone”, ou seja, uma população de bactérias idênticas.

b) As bactérias e as algas cianofíceas distinguem-se de todos os outros seres vivos porque não possuem carioteca envolvendo o material nuclear, isto é, são eucariontes.

c) As bactérias só vivem isoladas, embora próximas; nunca formam colônias.

d) Em algumas espécies de bactérias, observa-se o fenômeno da conjugação, isto é, um tipo de reprodução assexuada.

 e) As algas cianofíceas assemelham-se às bactérias, porém são heterótrofas, isto é, produzem a matéria orgânica por fotossíntese.


5 – (UFMG) – Em que alternativa as duas características são comuns a todos os indivíduos do reino Monera?

a) Ausência de núcleo, presença de clorofila.

b) Ausência de carioteca, capacidade de síntese proteica.

c) Incapacidade de síntese proteica, parasitas exclusivos.

d) Presença de um só tipo de ácido nucleico, ausência de clorofila.

e) Ausência de membrana plasmática, presença de DNA e RNA.


6 – (Fatec-SP) – Assinale a alternativa correta.

a) As bactérias reproduzem-se, geralmente, por divisão binária, uma forma assexuada de reprodução pela qual uma única bactéria pode originar um “clone”, ou seja, uma população de bactérias idênticas.

b) As bactérias e as algas cianofíceas distinguem-se de todos os outros seres vivos porque não possuem carioteca envolvendo o material nuclear, isto é, são eucariontes.

c) As bactérias só vivem isoladas, embora próximas; nunca formam colônias.

d) Em algumas espécies de bactérias, observa-se o fenômeno da conjugação, isto é, um tipo de reprodução assexuada.

e) As algas cianofíceas assemelham-se às bactérias, porém são heterótrofas, isto é, produzem a matéria orgânica por fotossíntese.


7 – (UDESC 2010) – Assinale a alternativa incorreta referente às bactérias.

a) A conjugação é a maneira pela qual as bactérias podem trocar material genético.

b) O cromossomo bacteriano é circular e contém todos os gens essenciais à bactéria.

c) Algumas bactérias transformam o nitrogênio atmosférico em compostos químicos assimiláveis pelos demais seres vivos.

d) No grupo das arqueobactérias estão as bactérias halófilas, as metanogênicas e as termo-acidófilas.

e) As bactérias Staphylococcus apresentam um arranjo linear em forma de colar. 


8 – (PUC – RJ-2007) – Um grupo de pessoas deu entrada em um Hospital, após ingerirem um bolo de aniversário comprado em estabelecimento comercial. O diagnóstico foi intoxicação por uma bactéria do gênero Salmonella. Marque a alternativa que indica a descrição correta de uma bactéria.

a) Um organismo macroscópico, unicelular, eucarionte.

b) Um organismo microscópico, unicelular, procarionte.

c) Um organismo microscópico, unicelular, eucarionte.

d) Um organismo macroscópico, pluricelular, procarionte.

e) Um organismo microscópico, unicelular, heterotérmico


9 – Fuvest – As estruturas presentes em uma célula vegetal, porém ausentes em uma bactéria, são:

a) cloroplastos, lisossomos, núcleo e membrana plasmática. 

b) vacúolos, cromossomos, lisossomos e ribossomos.

c) complexo golgiense, membrana plasmática, mitocôndrias e núcleo.

d) cloroplastos, mitocôndrias, núcleo e retículo endoplasmático.

e) cloroplastos, complexo golgiense, mitocôndrias e ribossomos.


10 – (Mack-2005) – As cianobactérias têm sido motivo de preocupação, pois têm provocado problemas sérios para o ser humano. No tratamento da água servida à população, os gastos são enormes, em grande parte devido à contaminação por cianobactérias. A respeito desses organismos, é correto afirmar que são

a) procariontes e quimiossintetizantes.

b) procariontes e fotossintetizantes.

c) eucariontes e fotossintetizantes.

d) eucariontes e quimiossintetizantes.

e) eucariontes e heterótrofos.


ATIVIDADE DE CIÊNCIAS DO 8º ANO A e B

(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 25/08/2020 às 13h - 14h , pelo link https://meet.google.com/rkb-njba-kcm)


Assista ao vídeo sobre o assunto no link a seguir: https://youtu.be/SEFwGcJYbbg

Agora resolva os exercícios a seguir:

QUESTÃO 1 - De acordo com o texto e os seus conhecimentos, defina o conceito de biodiversidade.



QUESTÃO 2 - Sobre a biodiversidade é correto afirmar que:

a) O tráfico de animais não prejudica a biodiversidade de um determinado local, visto que a reprodução ocorre com rapidez.

b) A biodiversidade é um conjunto de espécies de animais de um determinado local, não incluindo a fauna, pois essa não é um organismo vivo.

c) O desenvolvimento urbano e econômico não ocasionou nenhuma perda para a biodiversidade em âmbito mundial.

d) A biodiversidade é o conceito que abrange todas as formas de vida na natureza, incluindo as espécies animais, vegetais e os micro-organismos.

e) A retirada de uma determinada espécie de seu habitat natural não altera a cadeia alimentar, pois outros animais poderão ocupar a sua função.


QUESTÃO 3 - Determinados locais do planeta Terra abrigam maior biodiversidade. Nesse sentido, marque a alternativa que indica as regiões com maior diversidade de fauna e flora.

a) Florestas tropicais

b) Oceanos

c) Desertos

d) Zonas polares

e) Floresta temperada


QUESTÃO 4 - (UFPI) Preservar a biodiversidade constitui uma das condições básicas para manter os ambientes sadios no nosso planeta. Essa afirmação refere-se a uma preocupação:

a) mundial, porque as espécies levaram milhões de anos para se desenvolverem e muitas delas podem desaparecer do mundo em poucas décadas, se a poluição e o desmatamento indiscriminado tiverem continuidade.

b) regional, porque o desaparecimento de espécies de animais pode ser responsável por problemas alimentares e pelo aumento de pragas, pela ruptura da cadeia alimentar, em algumas regiões do mundo.

c) apenas para os Estados Unidos e países da Europa que já destruíram quase totalmente suas florestas, por terem desenvolvido seu setor industrial há muito tempo.

d) apenas para países e regiões que se organizaram politicamente em espaços áridos ou semiáridos, como a Namíbia e o Nordeste do Brasil, que dependem do pouco que resta de seus ecossistemas.

e) apenas para países que utilizam uma tecnologia altamente desenvolvida, que precisam de organismos vivos como fonte original dos princípios ativos.


QUESTÃO 5 - Sobre a biodiversidade brasileira é INCORRETO afirmar que:

a) O Brasil detém a maior biodiversidade do planeta, abrigando 15% de todas as espécies conhecidas no mundo.

b) O país é um dos principais alvos da biopirataria, fato que contribui para a redução da biodiversidade nacional.

c) Várias espécies de orquídeas, plantas, mamíferos, anfíbios, aves, répteis, entre outros organismos podem ser encontrados no território brasileiro.

d) A atividade econômica no Brasil não reduz a biodiversidade, visto que ela ocorre de forma sustentável, ou seja, não agride o meio ambiente.

e) A variedade de climas no Brasil proporciona a adaptação de diferentes espécies da fauna e flora.


ATIVIDADE DE CIÊNCIAS DO 9º ANO A

(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 25/08/2020 às 14h - 15h , pelo link https://meet.google.com/rkb-njba-kcm)


Assista ao vídeo sobre o assunto no link a seguir: https://youtu.be/ou70R1JF400

Agora resolva os exercícios a seguir:

1. Qual é a velocidade da luz, aproximadamente?

a) 500.000 km/s

b) 500.000 km/h

c) 1.000.000 km/h

d) 300.000 km/s

e) Ainda não se sabe.


2. Qual a estrela mais próxima da Terra, com exceção do Sol?

a) Próxima Centauri (Centauri)

b) Alpha Centauri A (Centauri)

c) Alpha Centauri B (Centauri)

d) Sírios A (Alpha de Cão Maior)

e) Betelgeuse (Alpha de Órion)


3. 1 ano-luz são quantos km, aproximadamente?

a) 6,2 trilhões

b) 10 trilhões

c) 8,7 trilhões

d) 7,5 trilhões

e) 9,4 trilhões


4. Qual é a estrela mais brilhante em um céu noturno?

a) Betelgeuse (Alpha de Órion)

b) Capella (Alpha de Cocheiro)

c) Sírius (Alpha de Cão Maior)

d) Aldebaran ( Alpha de Touro)

e) Canopus (Alpha de Carina)



5. Qual é a maior estrela já encotrada, em tamanho?

a) LBV 1806-20 (Sagitário)

b) Sol

c) VY Canis Majoris (Cão Maior)

d) R136a1 (Nebulosa da Tarântula)

e) Antares (Escorpião)


6. A estrela R136a1 é líder de um ranking, qual?

a) O ranking das maiores estrelas

b) O ranking das mais massivas

c) O ranking das mais brilhantes

d) O ranking das mais velhas

e) O ranking das mais próximas de nós


7. Qual é maior lua de Saturno?




8. Qual é o maior planeta do Sistema Solar?




9. Via Lácta é uma ___?




10. Qual é a Galáxia mais próxima da nossa?




______________________________________________________________________

---------------------------------------------------------------------------------------------------------



IDELFONSO - CIÊNCIAS



ATIVIDADE DE CIÊNCIAS DO 6º ANO C

(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 25/08/2020 às 09h - 10h , pelo link https://meet.google.com/coz-posr-vbp

Assista ao vídeo sobre o assunto no link a seguir: https://youtu.be/4n9W5JYke4U


Agora resolva os exercícios a seguir:

Temas 2: Uma luz sobre as células (pág. 101 a 107).

1) Dê exemplos de fontes naturais e artificiais de luz.

2) O que diz a propriedade de propagação retilíneo da luz?

3) Como funciona a propriedade ,princípio da independência dos raios de luz?

4) O que diz o princípio da reversibilidade dos raios de luz?

5) O que ocorre quando os raios luminosos incidem sobre objetos de superfície opaca,plana e polida?

6) Quais são os tipos de lentes e onde são utilizadas?


ATIVIDADE DE CIÊNCIAS DO 7º ANO C

(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 25/08/2020 às 10h - 11h , pelo link https://meet.google.com/coz-posr-vbp

Assista ao vídeo sobre o assunto no link a seguir: https://youtu.be/qiKISXPpoXU


Agora resolva os exercícios a seguir:

Atividade de ciências 7º ano.

1) Cite exemplos de crustáceos. 

2) Qual a função das antenas nos crustáceos?

3) Por que os crustáceos que vivem na terra ficam próximos a ambientes úmidos?

4) Cite exemplos de aracnídeos.

5) Qual a contribuição dos aracnídeos para a agricultura?

6) Qual a função das quiliceras?

7) O que é peçonha?


ATIVIDADE DE CIÊNCIAS DO 8º ANO C e D

(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 25/08/2020 às 13h - 14h, pelo link https://meet.google.com/coz-posr-vbp


Resolva os exercícios a seguir:

Revisão dos conteúdos para os temas 1 e 2 (pág. 98 a 11).

1) Dê o conceito de hereditariedade.

2) Qual o número de cromossomos da espécie humana?

3) Qual a função da mitose no organismo?

4) Qual a função da meiose no organismo?

5) Como são representados os pares de cromossomos sexuais feminino e masculino?

6) Cite dois tipos de reprodução assexuada.

7) Como ocorrem os tipos de reprodução sexuada?

8) Faça a diferença entre fecundação interna e externa.


ATIVIDADE DE CIÊNCIAS DO 9º ANO B e C

(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 25/08/2020 às 14h - 15h, pelo link https://meet.google.com/coz-posr-vbp

Assista ao vídeo sobre o assunto no link a seguir: https://youtu.be/G57Gp7fqKjg


Agora resolva os exercícios a seguir:

Atividade de ciências 9º ano.

1) O que estuda a genealogia?

2) Como são representados as pessoas do sexo masculino e feminino em um heredograma?

3) O que nos mostra um heredograma?


OBS.: Resolver as questões de 3 a 6 da página 115 do livro didático.


______________________________________________________________________

---------------------------------------------------------------------------------------------------------



MARÍCIA - INGLÊS



ATIVIDADE DE INGLÊS DO 6º ANO A, B e C

(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 25/08/2020 às 14h - 15h, pelo link https://meet.google.com/iej-ezkp-mzk)


ASSUNTO: QUIZ SOBRE “THE HUMAN BODY”

METODOLOGIA: Acesse o link a seguir https://forms.gle/WqNS2A8EE7Q82brD9



ATIVIDADE DE INGLÊS DO 7º ANO A, B e C

(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 25/08/2020 às 13h - 14h, pelo link https://meet.google.com/iej-ezkp-mzk


ASSUNTO: QUIZ SOBRE  “DEMONSTRATIVE PRONOUNS” / “THERE IS, THERE ARE

METODOLOGIA: Acesse o link a seguir https://forms.gle/1NZxdBSgw99QKgUq8


ATIVIDADE DE INGLÊS DO 8º ANO A, B, C e D

(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 25/08/2020 às 10h - 11h, pelo link https://meet.google.com/iej-ezkp-mzk


ASSUNTO: QUIZ SOBRE “ SUPERLATIVE ADJECTIVES”

METODOLOGIAAcesse o link a seguir https://forms.gle/Y9T93Gm4GdfcD1Pj8


ATIVIDADE DE INGLÊS DO 9º ANO A, B, e C

(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 25/08/2020 às 09h - 10h, pelo link https://meet.google.com/iej-ezkp-mzk)


ASSUNTO:  INTERPRETAÇÃO E TRADUÇÃO DO TEXTO “BEING TEEN” (SER ADOLESCENTE)

METODOLOGIA:LEITURA DE TEXTO NO LIVRO DIDÁTICO.

LEIA O TRECHO DO LIVRETO EDUCATIVO: “BUSY BODIES” E  INTERPRETE - O, POIS CONVERSAREMOS SOBRE ELE NO NOSSO ENCONTRO DO GOOGLE MEET.





______________________________________________________________________

---------------------------------------------------------------------------------------------------------



AULAS DE QUARTA-FEIRA



EUGÊNIO - HISTÓRIA



ATIVIDADE DE HISTÓRIA DO 6º ANO A, B e C

(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 26/08/2020 às 09h - 10h, pelo link https://meet.google.com/tud-oahp-orp

Resolva as questões avaliativas através do exercício online disponível no link a seguir:

https://forms.gle/diX6BiAf8MmYtpmz8


ATIVIDADE DE HISTÓRIA DO 7º ANO A, B e C

(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 26/08/2020 às 10h - 11h, pelo link https://meet.google.com/tud-oahp-orp


Resolva as questões avaliativas através do exercício online disponível no link a seguir:

https://forms.gle/4pnsLCrxhDnDDxss7


ATIVIDADE DE HISTÓRIA DO 8º ANO A, B, C e D

(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 26/08/2020 às 13h - 14h, pelo link https://meet.google.com/tud-oahp-orp


Resolva as questões avaliativas através do exercício online disponível no link a seguir:

https://forms.gle/mQXPMhpj3sLqPYeK6


ATIVIDADE DE HISTÓRIA DO 9º ANO A, B e C

(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 26/08/2020 às 14h - 15h, pelo link https://meet.google.com/tud-oahp-orp


Resolva as questões avaliativas através do exercício online disponível no link a seguir:

 https://forms.gle/GVfcoBaWYsj9S8yV6

______________________________________________________________________

---------------------------------------------------------------------------------------------------------


GEORGE - GEOGRAFIA



ATIVIDADE DE GEOGRAFIA DO 6º ANO A, B e C

(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 26/08/2020 às 13h - 14h, pelo link https://meet.google.com/gwv-qwea-ukx


1. Faça o que se pede e depois realize com as informações obtidas e pesquisa com amigos e família o que é solicitado no item “B”.

DIA DO FOLCLORE

O Dia do Folclore é celebrado internacionalmente (inclusive no Brasil) no dia 22 de agosto. Isso porque nessa mesma data, no ano de 1846, a palavra “folklore” (em inglês) foi inventada. O autor do termo foi o escritor inglês William John Thoms, que fez a junção de “folk” (povo, popular) com “lore” (cultura, saber) para definir os fenômenos culturais típicos das culturas populares tradicionais de cada nação. O significado da palavra, segundo seu criador, era “saber tradicional de um povo”.


Item – A

 

Item – B

Realize uma rápida pesquisa entre familiares e amigos e cite 3 exemplos de mitos do folclore nordestino. Desenhe cada um dos exemplos citados por você.


2. Observe a figura a seguir e indique o que se pede:

Item – A Defina ciclo hidrológico

Item – B Quais personagens do folclore brasileiro se destacam por viver em ambiente de rios, lagos e lagoas de água doce?


3. Leia e observe atentamente e responda corretamente


A alternativa que corresponde aos fenômenos expressos em A e B, respectivamente, é:

a) Evaporação e precipitação

b) Diluição e pluviosidade

c) Evapotranspiração e condensação

d) Transpiração orgânica e formação de nuvens

e) Bioatividade e umidificação.


ATIVIDADE DE GEOGRAFIA DO 7º ANO A, B e C

(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 26/08/2020 às 14h - 15h, pelo link https://meet.google.com/gwv-qwea-ukx

1. Faça o que se pede:

DIA DO FOLCLORE

O Dia do Folclore é celebrado internacionalmente (inclusive no Brasil) no dia 22 de agosto. Isso porque nessa mesma data, no ano de 1846, a palavra “folklore” (em inglês) foi inventada. O autor do termo foi o escritor inglês William John Thoms, que fez a junção de “folk” (povo, popular) com “lore” (cultura, saber) para definir os fenômenos culturais típicos das culturas populares tradicionais de cada nação. O significado da palavra, segundo seu criador, era “saber tradicional de um povo”.


Realize uma rápida pesquisa entre familiares e amigos e cite 3 exemplos de mitos do folclore nordestino. Desenhe cada um dos exemplos citados por você.




2. Quais mitos são os mais populares sobre a Região Norte do Brasil e a Amazônia? Cite 3 destes e desenhe cada um dos exemplos.



3. Entre os objetivos que levaram o Governo Brasileiro a instalar a Zona Franca de Manaus, podemos citar:

a) A preocupação com as fronteiras brasileiras na região Norte e a necessidade de garantir a ocupação do território amazônico contra possíveis invasões norte-americanas.

b) O interesse de empresas multinacionais em explorar os recursos naturais da Amazônia e consolidar a região Norte como um polo de atração de empresas de pesquisas sobre as plantas medicinais da Amazônia.

c) Ampliar a ocupação do território da região Norte por meio da atracão de empresas nacionais e estrangeiras a partir de subsídios fiscais, bem como estimular o comércio intrarregional e com as demais regiões do país.

d) Atrair investimento internacional para as questões da preservação da biodiversidade da Amazônia e consolidar políticas de desenvolvimento sustentável na região Norte.

e) NDA


ATIVIDADE DE GEOGRAFIA DO 8º ANO A, B, C e D

(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 26/08/2020 às 09h - 10h, pelo link https://meet.google.com/gwv-qwea-ukx)

De olho no link:

https://youtu.be/kq3Ta7JYvfo (Economia da África Subsaariana)

https://drive.google.com/file/d/1_Qse00dcVz6BLWMdwzCOEi4VHwaAGzsj/view

2º SEMANA – 17/08 A 21/08 (Futuro do Trabalho)

1. Observe o mapa abaixo e responda:


Dentre os continentes da Terra, aquele(s) que se situa(m) em todos os hemisférios do planeta é (são):

a) Ásia e América

b) África e Europa

c) África e Ásia

d) Europa

e) África


2. A xenofobia não é necessariamente um problema continental, mas territorial e que se estabelece através das distinções entre os diferentes Estados e as diferentes nações. No entanto, há um continente no planeta que se destaca dos demais por apresentar com maior frequência a prática de manifestações xenofóbicas, que é:

a) a África

b) a Europa

c) a Ásia

d) a América do Norte

e) a Oceania


3. Leia atentamente e procure responder corretamente


LENDA DA GALINHA D'ANGOLA

Fonte: https://www.todamateria.com.br/lendas-africanas/ (adaptada)


A Angola é um país de colonização portuguesa na Costa Oeste da África e localizado um pouco mais ao Sul, por sua localização é também banhado pelo Oceano Atlântico. Divide seus ecossistemas desérticos com a Namíbia (ao Sul), bem como parte de sua rede hidrográfica. É um país de muitas línguas originais, lendas e mitos, um deles é sobre a galinha d’Angola.

Esta lenda narra como a galinha d'Angola foi criada. Conta-se que há muito tempo as aves viviam todas juntas, no mesmo ambiente. Mas, aos poucos, foi crescendo o sentimento de inveja entre elas e a convivência ficou muito difícil.

O pássaro mais invejado era o Melro. O macho tinha uma aparência muito bela, com bico alaranjado e penas negras; já a fêmea tinha o corpo em tons de preto e pardo-claro, e a garganta esbranquiçada. Todos queriam ser bonitos como essa espécie.

O Melro sabia que era muito bonito e invejado e prometeu aos outros pássaros que usaria seus poderem mágicos para transformar suas plumagens em brilhantes tons de negro se todos eles o obedecessem.

Entretanto, nem todos os pássaros foram obedientes. Melro então ficou muito bravo e alterou as características das espécies das aves.

Sendo assim, a galinha d'Angola foi transformada em um animal magro com uma fraqueza constante. Seu corpo tornou-se pintado assim como o do leopardo.

Dessa maneira, o leopardo devoraria a galinha d'angola pois não suportaria ver outro animal tão belo como ele. Essa foi a lição que a galinha d'Angola recebeu por sua inveja.


O Estado de Angola foi explorado e colonizado pelos ___________________________ e o sentimento relatado no mito é ____________________.

A) Espanhóis e Franceses; a fidelidade.

B) Portugueses e Espanhóis; a inveja.

C) Franceses; a fidelidade.

D) Portugueses; a inveja.

E) Portugueses; a indiferença.



ATIVIDADE DE GEOGRAFIA DO 9º ANO A, B e C

(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 26/08/2020 às 10h - 11h, pelo link https://meet.google.com/gwv-qwea-ukx)

De olho no link:

https://youtu.be/lB_8KNWW89U (Economia Chinesa em abrandamento)

https://youtu.be/R1q_eNIwO-Y (Economia chinesa cresce acima do esperado)

https://youtu.be/_bI5UNeuusU (O poder da China) https://drive.google.com/file/d/1_Qse00dcVz6BLWMdwzCOEi4VHwaAGzsj/view


2º SEMANA – 17/08 A 21/08 (Futuro do Trabalho)


CHINA


1. Compare o vídeo Economia Chinesa em abrandamento, o vídeo Economia chinesa cresce acima do esperado e por fim com o vídeo O poder da China e trace relações de datas, informações da economia, tecnologia, poder militar e outros e cite quais são os pontos positivos e negativos referentes a China atualmente que estão citados nos mesmos.


2. Leia atentamente e responda corretamente

Empresas chinesas oferecem mais de 100 vagas de emprego a brasileiros em feirão de recrutamento

As companhias buscam profissionais com conhecimentos sobre ambas as culturas e que entendam as regras comercias dos dois países

Por Allan Gavioli

Fonte: https://www.infomoney.com.br/carreira/empresas-chinesas-oferecem-mais-de-100-vagas-de-emprego-a-brasileiros-em-feirao-de-recrutamento/


SÃO PAULO – No próximo domingo (24) a cidade de São Paulo irá sediar a quarta edição da Feira de Recrutamento de Empresas Chinesas no Brasil, evento anual onde são oferecidas vagas de trabalho em empresas chinesas a brasileiros.

O evento desse ano deve oferecer mais de 100 empregos em diversas empresas chinesas. Dentre as companhias confirmadas para essa quarta edição estão a varejista Miniso e a XCMG, multinacional que produz maquinário pesado para construção civil.

PARCERIA ESTRATÉGICA

A China é, desde 2009, o maior parceiro comercial do Brasil e foi o país que mais investiu na economia nacional nos últimos anos. Em 2018, segundo dados do Ministério da Economia, o fluxo comercial entre Brasil e China foi de US$ 98,8 bilhões.

De maneira geral, as companhias chinesas buscam profissionais com conhecimentos sobre ambas as culturas e que entendam as regras comercias dos dois países.

Já sobre as exigências com o idioma, a organização deixou claro que o conhecimento do mandarim será um diferencial. Os locais para onde as vagas são ofertadas ainda não foi especificado

O evento é organizado pelo Instituto Confúcio na Unesp, a ABEC (Associação de Empresas Chinesas no Brasil), o LIDE China e a IEST Consultoria Empresarial.

Sobre a fuga de cérebros e mão de obra entre Brasil e China se dá:

A) Do segundo para o primeiro; para trabalhar em organizações de maquinário pesado para construção civil.

B) Do segundo para o primeiro; para trabalhar em organizações de maquinário para a indústria de tecnologia.

C) Do primeiro para o segundo; para trabalhar em organizações de maquinário pesado para construção civil.

D) Do primeiro para o segundo; para trabalhar em organizações de maquinário para a indústria de tecnologia.

E) Na mesma intensidade entre ambos e para trabalhar em organizações de maquinário para a indústria de alta tecnologia.


3. Apesar das críticas, nos últimos tempos, alguns países superaram o subdesenvolvimento. São os NIC (Newly Industrialized Countries), também conhecidos como "Tigres Asiáticos". São eles:

a) Coreia do Sul, Coreia do Norte, China e Taiwan (Formosa).

b) Hong Kong, Taiwan (Formosa), China e Coreia do Sul.

c) Taiwan (Formosa), Cambodja, Coreia e China.

d) China, Coreia, Hong Kong e Cingapura.

e) Coreia do Sul, Hong Kong, Taiwan (Formosa) e Cingapura.



______________________________________________________________________

---------------------------------------------------------------------------------------------------------



AULAS DE QUINTA-FEIRA



AMORIM - MATEMÁTICA



ATIVIDADE DE MATEMÁTICA - 6º ANO A, B e C

(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 27/08/2020 às 9h - 11h, pelo link https://meet.google.com/hjj-pzqy-hrx


Assista o vídeo a seguir pelo link: https://youtu.be/1w_-OjwSYkI

Agora resolva as atividades a seguir





ATIVIDADE DE MATEMÁTICA - 7º ANO A, B e C

(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 27/08/2020 às 13h - 15h, pelo link https://meet.google.com/hjj-pzqy-hrx


Assista o vídeo a seguir pelo link: https://youtu.be/1w_-OjwSYkI

Agora resolva as atividades a seguir



______________________________________________________________________

---------------------------------------------------------------------------------------------------------


TADEU - MATEMÁTICA



ATIVIDADE DE MATEMÁTICA DO 8º ANO A, B, C e D

(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 27/08/2020 às 09h - 11h, pelo link  https://meet.google.com/oky-qgzg-kpa


Assista o vídeo a seguir pelo link: https://youtu.be/ql7kg5wyqv8

Conteúdo: EXPRESSÕES ALGÉBRICAS

Exercícios: 




ATIVIDADE DE MATEMÁTICA DO 9º ANO A, B, e C

(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 27/08/2020 às 13h - 15h, pelo link https://meet.google.com/oky-qgzg-kpa)


Assista o vídeo a seguir


Conteúdo: EQUAÇÃO DE 2º GRAU

Exercícios: 



______________________________________________________________________

---------------------------------------------------------------------------------------------------------



RAFAEL - ED. FÍSICA



ATIVIDADE DE EDUCAÇÃO FÍSICA DO 6º ANO A, B e C

(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 27/08/2020 às 14h - 15h, pelo link https://meet.google.com/jpy-dvzu-yya)


Tema: Folclore. 

Objetivo: Identificar manifestações do folclore brasileiro.

Conteúdo: 

Texto: https://brasilescola.uol.com.br/folclore

Vídeo: https://youtu.be/ZluM7jTUP5o


ATIVIDADE 1 .

1 – Ligue cada personagem de acordo com sua característica.


2 – Complete o quadro abaixo com o nome de cada personagem.


"Viva o folclore!

E que a era da informática

Não venha apagar

Aquilo que vem do povo.

Viva a cultura popular!"

Carlos Eduardo de Brito Aragão


ATIVIDADE (Bônus) 

Sugestão 1 : https://youtu.be/rTYdS90FkmE

Sugestão 2 : https://youtu.be/GBkFr4128rI



ATIVIDADE DE EDUCAÇÃO FÍSICA DO 8º ANO A, B, C e D

(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 27/08/2020 às 13h - 14h, pelo link https://meet.google.com/jpy-dvzu-yya)


Tema: Folclore. 

Objetivo: Respeitar e valorizar a diversidade e a riqueza do folclore brasileiro. 

Conteúdo: 

Texto: https://brasilescola.uol.com.br/biologia/coordenacao-motora.htm

Vídeo: https://youtu.be/jpFCfF1kmOM


ATIVIDADE 1

1 - Observe esta tela produzida por Tarsila do Amaral, uma famosa pintora brasileira. Encontre a Cuca entre os animais.


2 - A Cuca retratada parece assustadora?

3 - Os outros bichos lembram seres reais ou da imaginação?



"Em todas as lendas e mitos sempre há um fator real".

Wagner Souza Mundo Proibido


ATIVIDADE (Bônus) 

Sugestão 1: https://youtu.be/rTYdS90FkmE

Sugestão 2: https://youtu.be/GBkFr4128rI



ATIVIDADE DE EDUCAÇÃO FÍSICA DO 9º ANO A, B, e C

(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 27/08/2020 às 9h - 10h, pelo link https://meet.google.com/jpy-dvzu-yya)


Tema: Folclore. 

Objetivo: Sensibilizar-se pela necessidade de respeitar a si mesmo e aos colegas em relação às crenças, costumes e tradições que orientam nossos pensamentos e atitudes. 

Conteúdo: 

Texto: https://brasilescola.uol.com.br/folclore

Vídeo : https://youtu.be/ZluM7jTUP5o


ATIVIDADE 1


A Cuca Te Pega

Sitio do Picapau Amarelo


Cuidado com a Cuca

Que a Cuca te pega

E pega daqui

E pega de lá


Cuidado com a Cuca

Que a Cuca te pega

E pega daqui

E pega de lá


Cuidado com a Cuca

Que a Cuca te pega

E pega daqui

E pega de lá


Cuidado com a Cuca

Que a Cuca te pega

E pega daqui

E pega de lá


A Cuca é malvada

E se fica irritada

A Cuca é zangada

Cuidado com ela


1 - Segundo a música, por que é preciso ter cuidado com a Cuca?

2 - Encontre no caça-palavras o que diz a letra da música sobre os jeitos de ser da Cuca.


“É tempo de pular fogueira,

celebrar o folclore e a cultura brasileira.

É tempo de comer bolo de milho,

passar a tradição, de pai pra filho

É tempo de fortalecer a fé!”

Rafael Nolêto


ATIVIDADE (Bônus) 

Sugestão 1: https://youtu.be/rTYdS90FkmE

Sugestão 2: https://youtu.be/GBkFr4128rI


______________________________________________________________________

---------------------------------------------------------------------------------------------------------


JOÃO PAULO - ED. FÍSICA


ATIVIDADE DE EDUCAÇÃO FÍSICA DO 7º ANO A, B e C

(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 27/08/2020 às 10h - 11h, pelo link https://meet.google.com/qfa-ujkv-nri)


Tema: Jogos e esportes

Ler o texto: https://novaescola.org.br/conteudo/152/qual-a-diferenca-entre-jogo-e-esporte

Assistir o video: https://www.youtube.com/watch?v=he3keasMMH4&t=14s


Atividade

1) Quais as principais diferenças entre jogo x Esporte?



2)Quais os elementos essenciais de um jogo?



3) Cite algumas classificações de jogo.



4) Quais as características do esporte?



5) Como se da a classificação do esporte?



6) Escolha um esporte ou jogo de sua preferência e descreva as regras e características  que o diferencia dos outros.


______________________________________________________________________

---------------------------------------------------------------------------------------------------------





AULAS DE SEXTA-FEIRA


NETO - ENSINO RELIGIOSO


ATIVIDADE DE ENSINO RELIGIOSO - 6º e 7º ano

(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 28/08/2020 pelo link https://meet.google.com/fsn-nypp-tsg


Atenção aos horários:   6º ano: de 14h - 15h 

                                      7º ano: de 13h - 14h 

                                     

Assistam:

▶️ Aula: Vamos aprender Ceará, exibido pela TV Assembléia, canal 31. 

Conteúdo abordado: Alimentação e saúde (Cuidando do corpo e do espírito)

Horário:  (6º e 7º anos) 

👁️ TV Assembleia (31.1): 8h às 8h30 [CUIDADO P/ NÃO PERDER O HORÁRIO DA AULA]

🗣️ ATIVIDADE 1: Assista a vídeo aula e responda as perguntas em seu caderno. 


Pensando em cada item consumido, você diria que tem uma alimentação saudável?

Por quê?

Como a escola que aparece na vídeo aula procura discutir alimentação saudável com seus alunos? 

Quais as suas sugestões para nossa escola ter uma alimentação saudável para os seus alunos?


✅ Enviar para o e-mail do professor a atividade.


*🗣️ SUGESTÃO Vamos assistir um vídeo sobre o tema do nosso debate? Aproveite para revisar seus estudos  https://www.youtube.com/watch?v=iQPNWBwP2nQ


Até a próxima aula! 


Qualquer dúvida, estou a disposição!


ATIVIDADE DE ENSINO RELIGIOSO - 8º e 9º ano

(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 28/08/2020 pelo link https://meet.google.com/fsn-nypp-tsg


Atenção aos horários:   8º ano: de 10h - 11h

                                      9º ano: de 09h - 10h


Assistam:

▶️ Aula: Vamos aprender Ceará, exibido pela TV Assembléia, canal 31. 

Conteúdo abordado: Serestas e Cultura Popular.  

Horário:  (8º e 9º anos) 

👁️TV Assembleia (31.1): 8h às 8h30 [CUIDADO P/ NÃO PERDER O HORÁRIO DA AULA]

🗣️ATIVIDADE 1: Assista a vídeo aula e responda as perguntas em seu caderno. 


Vou te propor duas atividades a partir desse vídeo.

Durante as entrevistas, um dos personagens menciona o papel dos tropeiros.

 

Que tal buscar nos livros de história quem foram os “tropeiros”?

Em que período histórico do Brasil se tornaram mais populares?

Qual era a atividade que eles lideravam?

E qual seu meio de transporte?   

 

Agora, a segunda atividade!

Voltando às serenatas, consegue se lembrar porque recebem esse nome?

O que caracteriza uma canção típica das serenatas?

Quais os elementos sempre presentes nesse tipo de canção?


✅ Enviar para o e-mail do professor a atividade.

*🗣️ SUGESTÃO - Você assistir também pelo Youtube, se quiser: https://www.youtube.com/watch?v=eOPWAdLw_2E


Até a próxima aula! 


Qualquer dúvida, estou a disposição!



______________________________________________________________________

---------------------------------------------------------------------------------------------------------


HELIANE - ARTES


ATIVIDADE DE ARTES - TODAS AS TURMAS 

(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 28/08/2020, pelo link https://meet.google.com/pvn-sgax-jdz

Atenção aos horários:   6º ano: de 09h - 10h 

                                      7º ano: de 10h - 11h

                                      8º ano: de 13h - 14h 

                                      9º ano: de 14h - 15h 


Hoje iremos trabalhar com atividade manual.

Utilizaremos material que todos têm em casa. Rolos de papel higiênico. Logo abaixo darei sugestões de dois vídeos e imagens para que vocês possam ter um norte! Usem toda a criatividade de vocês, peçam ajudam aos familiares.

Vídeo 1: https://youtu.be/HxPLpxof9yI
Vídeo 2: https://youtu.be/CUbJOiUZ5L8







______________________________________________________________________

---------------------------------------------------------------------------------------------------------




3 comentários:

  1. Qual o e-mwil do professor João Paulo?Pra mim enviar a tarefa???

    ResponderExcluir
  2. Olá, aqui é o Francisco Matheus do 6° ano A, eu estou reenviando os formulários com outro e-mail, porque eu perdi o meu e-mail de fcotheus90@gmail.com e agora eu estou com o e-mail de matheuxu@gmail.com ! Obrigado !

    ResponderExcluir