AULAS DE SEGUNDA-FEIRA
ANDRÉA - PORTUGUÊS
ATIVIDADE DE PORTUGUÊS - 8º ANO A, B, C e D
(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 17/08/2020 às 09h - 11h, pelo link https://meet.google.com/nih-spqa-ufa)
ASSUNTO: GÊNERO TEXTUAL POEMA
Para relembrar esse gênero tão
conhecido assista ao vídeo sugerido.
Segue link: https://www.youtube.com/watch?v=kLsss8IVXwg
Saber Viver
(Cora
Coralina )
Atividade
Leia o poema Palavras de amor, página 62 e responda às questões
de 1 a 5, páginas 63 e 64.
Obs:
somente respostas em seu caderno.
ATIVIDADE DE PORTUGUÊS - 9º ANO A, B e C.
(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 17/08/2020 às 13h - 15h, pelo link https://meet.google.com/nih-spqa-ufa)
ASSUNTO: CONJUNÇÕES COORDENATIVAS
Para compreender o assunto assista aos vídeos:
https://www.youtube.com/watch?v=dVV1lI7wplU
https://www.youtube.com/watch?v=WW4Tbwv3cQw
1. Destaque e classifique as conjunções coordenativas abaixo:
a - Gosto muito de dançar, pois faço “jazz”desde pequenina.
b - Recebeu a bola, driblou o adversário e chutou para o gol.
c - Acendeu o abajur, guardou os chinelos e deitou-se.
d - Não se desespere, que estaremos a seu lado sempre.
e - Ele estudou bastante; deve, pois, passar no próximo vestibular.
f - Está faltando água nas represas, por conseguinte haverá racionamento de energia.
g - Não me abandone, ou eu sou capaz de morrer.
h - Não é gulodice, nem egoísmo de criança.
i - Ela não só chorava, como também rasgava as cartas com desespero.
j - Choveu muito na região sudeste; no entanto, o rodízio de água começará amanhã.
2. Junte as orações dadas em cada item, usando como ligação uma conjunção coordenativa.
Ex.: I. Ela não teve tempo de estudar. II. Esforçou-se e faz uma boa prova.
Ela não teve tempo de estudar, no entanto, esforçou-se e fez uma boa prova.
a - I. O campeonato foi muito duro. II. Os atletas merecem um longo descanso.
b - I. Você é um grande amigo nosso. II. Contamos urgentemente com sua ajuda.
c - I. Ele quer ficar rico. II. Deve trabalhar com muito afinco.
d - I. Não desanime diante das dificuldades. II. A recompensa vale o esforço.
e - I. Aquela cidade não oferece muitas chances de trabalho. II. Muitos jovens insistem em não sair de lá.
Quem estuda tem em suas mãos o poder de transformar não só a própria vida, como também das pessoas que lhe cercam.
______________________________________________________________________
---------------------------------------------------------------------------------------------------------
GISLENE - PORTUGUÊS
ATIVIDADE DE PORTUGUÊS DO 6º ANO A, B e C
(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 17/08/2020 às 09h - 11h, pelo link https://meet.google.com/tre-mzgv-qsc)
Atividade de Compreensão e interpretação textual
Leia o texto abaixo:
Sobrenome
Como vocês sabem
Frankenstein foi feito
Com pedaços de pessoas diferentes:
A perna era de uma, o braço de outra
A cabeça de uma terceira
E assim por diante.
Além de o resultado
Ter sido um desastre
Houve um grave problema
Na hora em que Frankenstein
Foi tirar carteira de
identidade.
Como dar identidade
A quem era uma mistura
De várias pessoas?
A coisa só se resolveu
Quando alguém lembrou
Que num condomínio
Cada apartamento
É de um dono diferente.
Foi assim que Frankenstein Condomínio
Ganhou o nome e sobrenome
Como toda gente.
Paes, José Paulo. Lê com crê. São Paulo: Ática, 1996.
01 - O assunto do texto é como:
a) As pessoas resolvem seus problemas.
b) As pessoas tiram carteira de identidade.
c) O condomínio de um prédio é formado.
d) O Frankenstein ganhou um sobrenome.
Texto II
Leia o texto abaixo do cartunista Nando Matta:
02 - Levante hipóteses: qual seria a explicação da fala "Aí fica fácil", dita pela personagem representando a covid-19?
03- Qual foi o objetivo do cartunista ao criar esse texto?
04 - O “cartum” é um gênero que explora só a linguagem verbal, só a linguagem não-verbal, ou a linguagem mista? Explique.
05 - Você concorda ou discorda com a crítica feita no cartum? Justifique sua opinião.
Texto III
Busca Ao Tesouro
(Monteiro Lobato)
1ª CENA
Dona Benta: Bom dia! (ou Boa tarde). Gosto muito de contar histórias para as crianças. Hoje estou aqui para contar mais uma história muito interessante a vocês. É a história de um tesouro escondido. Um tesouro muito valioso. A nossa história começa quando Pedrinho sonha numa noite de luar.
Pedrinho: (Deitado em sua caminha, luar ao fundo, a boneca Emília entra)
Emília: Pedrinho, acorda. Você tem uma grande missão a realizar.
Pedrinho: O quê? (acordando) Quem está falando?
Emília: Sou eu, a boneca Emília. Não me conhece mais não? Sou a boneca de Narizinho.
Pedrinho: Boneca Emília? Mas bonecas não falam. Deve ser um sonho. Vou voltar a dormir. (deita-se)
Emília: (Se aproxima e belisca o seu bumbum)
Emília: E então, está preparado?
Pedrinho: Preparado pra quê?
Emília: Preparado para encontrar um grande tesouro.
Pedrinho: Tesouro? Que tesouro?
Emília: O que você vai procurar.
Pedrinho: Mas é necessário que eu vá mesmo? Por que eu?
Emília: Porque você foi o escolhido.
Pedrinho: Essa história não está me cheirando bem. Mas se é para o bem de todos, diga aos seus superiores que eu vou.
06 - Leia o texto com atenção e responda:
a) O que você observou de diferente no texto em relação a outros textos já estudados em sala de aula?
É tempo de fazer acontecer.
ATIVIDADE DE PORTUGUÊS DO 7º ANO A, B e C
(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 17/08/2020 às 13h - 15h, pelo link https://meet.google.com/tre-mzgv-qsc)
Atividade de Compreensão e interpretação textual
Texto: HUMOR E CRÍTICA - LUA NUA (Fragmento)
SÍLVIA – É ... O que é que a gente vai fazer?
LÚCIO – É um problema mesmo... Só que estou atrasadíssimo, depois você me liga para dizer como é que resolveu pôr hoje.
SÍLVIA – Espera aí, Lúcio. Acho que você não entendeu ainda. A saída da Dulce é um problema nosso e não apenas meu.
LÚCIO – Mas foi você que despediu a moça, você causou o problema, agora resolva você, ora.
SÍLVIA – Ela extrapolou todos os limites, poderia ter sido com você, é como se ela tivesse... pedido demissão. É um problema da nossa casa, a ser resolvido, portanto, conjuntamente.
LÚCIO – Só que eu tenho a entrevista com os americanos às dez e meia e estou atrasado.
SÍLVIA – Mas eu também tenho uma entrevista às dez e meia...
LÚCIO – Ah, você não vai querer me comparar agora essa sua entrevista com o meu trabalho, vai?
SÍLVIA – Ah! A minha entrevista é uma frescura, apenas. O seu trabalho é muito mais importante que o meu.
LÚCIO – Não é bem isso...
SÍLVIA – É? Diga. Responde, Lúcio. É mais importante?
LÚCIO – É! Pronto. Quis escutar, escutou, Sílvia. É claro que o meu trabalho é muito mais importante do que o seu.
SÍLVIA – Pooooooooooooooooor quê?
LÚCIO – Porque ... Ora, não vamos agora começar uma discussão mesquinha. Eu me nego a ser ridículo.
SÍLVIA – Pois eu proponho que o sejamos.
LÚCIO – Sílvia, eu estou atrasado, não tenho tempo para debates.
(Pega a pasta e vai em direção à porta da rua.)
SÍLVIA – Tem razão... Também estou atrasadíssima e não tenho tempo para debates.
(Pega a sua pasta e também vai em direção à porta.)
LÚCIO – Quer parar de brincadeira? [...]
SÍLVIA – [...] Por que o seu trabalho é mais importante que o meu, Lúcio?
Leilah Assunção
Observe o texto:
01 – De acordo com a estrutura e as características, a que gênero textual pertence o texto:
a) Fábula
b) Poema
c) Conto
d) Teatral
02- Qual o tema (assunto) do texto?
03-Quais os personagens que participam dessa cena?
04 Qual o problema enfrentado pelos personagens?
05- Por que Lúcio se recusa a ajudar Silvia a resolver o problema?
06-Na sua opinião, o que representa as falas nos parênteses?
07- O que você observou de diferente em relação a outros textos já estudados em sala de aula?
É tempo de fazer acontecer.
______________________________________________________________________
---------------------------------------------------------------------------------------------------------
AULAS DE TERÇA-FEIRA
GILBERTO - CIÊNCIAS
ATIVIDADE DE CIÊNCIAS DO 6º ANO A e B
(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 18/08/2020 às 09h - 10h , pelo link https://meet.google.com/rkb-njba-kcm)
Assista ao vídeo sobre o assunto no link a seguir: https://youtu.be/uGYogfYkw0Y
Agora resolva os exercícios a seguir:
1 – (ENEM) – “Discutindo sobre a intensificação do efeito estufa", Francisco Mendonça afirmava:
A conservação do calor na Troposfera ocorre a partir da perda de energia da superfície terrestre. Esta, ao se resfriar, emite para a atmosfera radiações de ondas longas equivalentes à faixa do infravermelho, caracterizadas como calor sensível, que são retidas pelos gases de efeito estufa. O dióxido de carbono (CO2) é o principal gás responsável em reter o calor na baixa atmosfera, mas o vapor d’água, o metano, a amônia, o óxido nitroso, o ozônio, e o clorofluorcarbono (conhecido como CFC, que destrói a camada de ozônio na Tropopausa/Estratosfera) também são gases causadores do efeito estufa. Além desses gases, a nebulosidade e o material particulado em suspensão no ar são importantes contribuintes no processo de aquecimento da Troposfera, uma vez que também atuam como barreira à livre passagem das radiações infravermelhas emitidas pela superfície”.
(Climatologia, Ed. Oficina de Textos.)
A partir da leitura do texto, conclui-se que
a) as ondas que causam o efeito estufa se constituem principalmente de curta frequência, como os raios X.
b) apenas o gás carbônico é capaz de reter calor suficiente para gerar o efeito estufa.
c) o efeito estufa envolve apenas as camadas externas que compõem a atmosfera.
d) gases lançados na atmosfera por atividades humanas, como indústrias, podem interferir no recrudescimento do efeito estufa.
e) o vapor de água permite a livre passagem dos raios infravermelhos, o que causa sua livre reflexão para o espaço exterior.
2 – (PUC-RIO 2010) – O efeito estufa é um fenômeno natural e fundamental para a manutenção da vida no planeta Terra, entretanto, quantidades excessivas de gases estufa na atmosfera podem elevar a temperatura do planeta a níveis indesejados. O Protocolo de Quioto (1997) propõe um calendário pelo qual os países signatários têm a obrigação de reduzir a emissão de gases causadores do efeito estufa em, pelo menos, 5,2% até 2012, em relação aos níveis de 1990. Sobre o aquecimento global e os gases causadores do efeito estufa, é INCORRETO afirmar que:
a) O CO2 é um gás que causa efeito estufa retendo parte da radiação solar refletida pela superfície do planeta Terra.
b) O CO2 é absorvido pelos oceanos, diminuindo o valor do pH de suas águas.
c) O NO2 pode reagir com água na atmosfera, formando HNO3, um dos componentes da chuva ácida.
d) O processo de fotossíntese das plantas contribui para o aquecimento global.
e) O Protocolo de Quioto não visa a eliminar totalmente o efeito estufa.
3 – (PUC-RIO 2008) – Entre outros processos, o reflorestamento contribui para a diminuição do efeito estufa, ao promover o(a):
a) aumento da fixação do carbono durante a fotossíntese.
b) aumento da respiração durante o crescimento das plantas.
c) aumento da liberação de gás carbônico para a atmosfera.
d) utilização do metano atmosférico durante a fotossíntese.
e) fixação de nitrogênio atmosférico por bactérias simbiontes nas raízes.
4 – (ENEM 2013) – Sabe-se que o aumento da concentração de gases como CO2, CH4 e N2O na atmosfera é um dos fatores responsáveis pelo agravamento do efeito estufa. A agricultura é uma das atividades humanas que pode contribuir tanto para a emissão quanto para o sequestro desses gases, dependendo do manejo da matéria orgânica do solo.
ROSA, A. H.; COELHO, J. C. R. Cadernos Temáticos de Química Nova na Escola, São Paulo, n. 5, nov. 2003 (adaptado).
De que maneira as práticas agrícolas podem ajudar a minimizar o agravamento do efeito estufa?
a) Evitando a rotação de culturas.
b) Liberando o CO2 presente no solo.
c) Aumentando a quantidade de matéria orgânica do solo.
d) Queimando a matéria orgânica que se deposita no solo.
e) Atenuando a concentração de resíduos vegetais do solo.
5 – UVA – 2017.1 – A poluição é um grave e preocupante problema urbano da atualidade. Estudiosos do assunto têm demonstrado grande preocupação a respeito das possíveis consequências do “efeito estufa”, que é:
a) o excessivo aquecimento da atmosfera pelo calor irradiado pelas edificações urbanas.
b) o excessivo aquecimento da atmosfera junto à superfície devido à inversão térmica.
c) o grande aquecimento da atmosfera provocado pelo excesso de nuvens.
d) a elevação da temperatura atmosférica devido ao aumento de gás carbônico proveniente da queima de combustíveis.
6 – Instituto Machado de Assis – O CO² é o principal causador do fenômeno conhecido como:
a) Eutrofização
b) Chuva ácida
c) Inversão térmica
d) Efeito estufa
ATIVIDADE DE CIÊNCIAS DO 7º ANO A e B
(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 18/08/2020 às 10h - 11h , pelo link https://meet.google.com/rkb-njba-kcm)
Assista ao vídeo sobre o assunto no link a seguir: https://youtu.be/lG2UFVjt9uA
Agora resolva os exercícios a seguir:
QUESTÃO 1 - O Brasil, devido sua localização e grande extensão territorial, abriga diversos tipos de cobertura vegetal, sendo que cada Região brasileira apresenta um bioma predominante. Nesse sentido, relacione o estado ou região ao tipo de vegetação predominante.
QUESTÃO 2 - Vegetação típica de regiões costeiras, sendo uma área de encontro das águas do mar com as águas doces dos rios. A principal espécie encontrada nesse bioma é o caranguejo. Essas características são do:
a) Cerrado
b) Mata de Cocais
c) Mangue
d) Caatinga
e) Pantanal
QUESTÃO 3 - (PUC-SP) O texto abaixo refere-se à qual formação vegetal?
“De origem bastante discutida, essa formação é característica das áreas onde o clima apresenta duas estações bem marcadas: uma seca e outra chuvosa, como no Planalto Central. Ela apresenta 2 estratos nítidos: uma arbóreo-arbustivo, onde as espécies tortuosas têm os caules geralmente revestidos de casca espessa, e outro herbáceo, geralmente dispostos em tufos”.
a) Floresta tropical
b) Caatinga
c) Formação do Pantanal
d) Mata semiúmida
e) Cerrado
QUESTÃO 4 - (UFSC 2010) Sobre as formações fitogeográficas ou Biomas existentes no Brasil, assinale a(s) proposição (ões) correta(s).
a) O Cerrado é uma formação fitogeográfica caracterizada por uma floresta tropical que cobre cerca de 40% do território brasileiro, ocorrendo na Região Norte.
b) A Caatinga é caracterizada por ser uma floresta úmida da região litorânea do Brasil, hoje muito devastada.
c) O Mangue ocorre desde o Amapá até Santa Catarina e desenvolve-se em estuários, sendo utilizados por vários animais marinhos para reprodução.
d) O Pampa ocorre na Região Centro-Oeste onde o clima é quente e seco. A flora e a fauna dessa região são extremamente diversificadas.
e) A Floresta Amazônica está localizada nos estados do Maranhão e do Piauí e as árvores típicas dessa formação são as palmeiras e os pinheiros.
f) O Pantanal ocorre nos estados do Mato Grosso do Sul e do Mato Grosso, caracterizando-se como uma região plana que é alagada nos meses de cheias dos rios.
g) A Mata Atlântica é uma formação que se estende de São Paulo ao Sul do país, onde predominam árvores como o babaçu e a carnaúba, e está muito bem preservada.
QUESTÃO 5 - O Brasil, em razão de sua grande extensão territorial, possui diversos tipos de vegetação, apresentando um complexo mostruário das principais paisagens e ecologias do planeta. Cite os principais biomas existentes no território brasileiro.
QUESTÃO 6 - De acordo com o texto e os seus conhecimentos, aponte as principais características dos seguintes biomas brasileiros:
a) Caatinga
b) Cerrado
c) Pantanal
d) Mata Atlântica
e) Floresta Amazônica
QUESTÃO 7 - Localizado principalmente na Região Centro-Oeste, esse bioma é caracterizado pela presença de pequenos arbustos e árvores retorcidas, com cascas grossas e folhas recobertas de pelos. Solo deficiente em nutrientes e com alta concentração de alumínio. Marque a alternativa que corresponde ao bioma que apresenta as características descritas.
a) Mangue
b) Caatinga
c) Campos
d) Cerrado
e) Mata de araucária
ATIVIDADE DE CIÊNCIAS DO 8º ANO A e B
(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 18/08/2020 às 13h - 14h , pelo link https://meet.google.com/rkb-njba-kcm)
Assista ao vídeo sobre o assunto no link a seguir: https://youtu.be/q2qhHxysDqs
Agora resolva os exercícios a seguir:
01. UFV-MG. Sistema Genital Feminino:
Na primeira aula de anatomia e reprodução humana, um grupo de calouros universitários deparou-se com o esquema parcial do sistema reprodutivo, em corte anatômico, representado a seguir. O objetivo da aula era verificar se alguns deles já tinham conhecimentos básicos desse assunto.
Considerando que você será um futuro calouro, observe o esquema e resolva os itens.
a) Que número indica a gônada?
b) Cite um número que indica o oviduto.
c) O local de implantação normal do embrião, no endométrio, está mais próximo de qual número?
02. Unisa-SP - No esquema abaixo, que mostra parte do aparelho genital feminino, em geral, os fenômenos de nidação, fertilização e segmentação do ovo ocorrem, respectivamente, nas regiões indicadas por:
a) III, I e II
b) I, II e III
c) I, III e II
d) III, II e I
e) II, I e III
03. UFMG. Sistema Genital Feminino:
Desenhos representativos dos sistemas genitais masculino e feminino. Qual a alternativa errada?
a) Em 2 há armazenamento de espermatozóides.
b) 3 e 4 produzem secreção para o sêmen.
c) 1 e 5 constituem as gônadas.
d) Em 6 ocorre fecundação.
e) 7 é constituinte do canal do parto.
04. UFF-RJ. Sistema Genital Feminino:
A fecundação é o processo reprodutivo que se desencadeia pela fusão do gameta masculino com o feminino. Marque a opção que apresenta o trajeto correto do espermatozóide desde o local de sua produção até o local onde acontece a fecundação.
05. UCDB-MS - Na espécie humana, o óvulo sai do ovário e cai na tuba uterina, de onde passa para o útero. A fecundação e o desenvolvimento ocorrem, respectivamente:
a) no útero e nas tubas uterinas.
b) nas tubas uterinas e no útero.
c) no oviduto e na vagina.
d) no útero e na vagina.
e) no útero e no oviduto.
06. UFG-GO (modificado) A reprodução nos vertebrados é controlada por hormônios, quer quanto à produção de gametas (óvulos e espermatozóides), quer quanto ao desenvolvimento das características sexuais secundárias e uma variedade de padrões comportamentais evidentes em certos animais.
a) Quais os nomes das gônadas femininas e masculinas?
b) Quais os nomes dos gametas feminino e masculino?
c) Cite uma característica sexual secundária feminina e uma masculina.
07. (Sistema Genital Feminino) O esquema I representa o sistema genital do homem e o esquema II, o sistema genital da mulher.
Identifique:
a) os órgãos produtores de gametas nos dois sistemas;
b) as estruturas indicadas pelas setas 4, 5, 6 e 8 no esquema I;
c) as glândulas que formam o líquido seminal;
d) os órgãos indicados pelas setas 1, 2, 3 e 4 no esquema II.
e) os órgãos produtores de hormônios em I e II.
08. UFMG - Observe a legenda abaixo.
1. Trompa de Falópio - 2. Testículo - 3. Duto ejaculatório - 4. Vagina - 5. Duto deferente -
- 6. Epidídimo - 7. Uretra - 8. Útero
Para que ocorra fecundação, o gameta masculino percorrerá, sequencialmente:
a) 2 – 5 – 6 – 3 – 4 – 7 – 1 – 8.
b) 2 – 6 – 5 – 3 – 7 – 4 – 8 – 1.
c) 5 – 2 – 6 – 3 – 4 – 7 – 1 – 8.
d) 6 – 2 – 3 – 5 – 7 – 4 – 8 – 1.
e) 6 – 5 – 2 – 7 – 3 – 8 – 1 – 4.
ATIVIDADE DE CIÊNCIAS DO 9º ANO A
(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 18/08/2020 às 14h - 15h , pelo link https://meet.google.com/rkb-njba-kcm)
Assista ao vídeo sobre o assunto no link a seguir: https://youtu.be/HGC6u_NDaaM
Agora resolva os exercícios a seguir:
QUESTÃO 1 - De acordo com o texto e os seus conhecimentos, defina o conceito de biodiversidade.
QUESTÃO 2 - Sobre a biodiversidade é correto afirmar que:
a) O tráfico de animais não prejudica a biodiversidade de um determinado local, visto que a reprodução ocorre com rapidez.
b) A biodiversidade é um conjunto de espécies de animais de um determinado local, não incluindo a fauna, pois essa não é um organismo vivo.
c) O desenvolvimento urbano e econômico não ocasionou nenhuma perda para a biodiversidade em âmbito mundial.
d) A biodiversidade é o conceito que abrange todas as formas de vida na natureza, incluindo as espécies animais, vegetais e os micro-organismos.
e) A retirada de uma determinada espécie de seu habitat natural não altera a cadeia alimentar, pois outros animais poderão ocupar a sua função.
QUESTÃO 3 - Determinados locais do planeta Terra abrigam maior biodiversidade. Nesse sentido, marque a alternativa que indica as regiões com maior diversidade de fauna e flora.
a) Florestas tropicais
b) Oceanos
c) Desertos
d) Zonas polares
e) Floresta temperada
QUESTÃO 4 - (UFPI) Preservar a biodiversidade constitui uma das condições básicas para manter os ambientes sadios no nosso planeta. Essa afirmação refere-se a uma preocupação:
a) mundial, porque as espécies levaram milhões de anos para se desenvolverem e muitas delas podem desaparecer do mundo em poucas décadas, se a poluição e o desmatamento indiscriminado tiverem continuidade.
b) regional, porque o desaparecimento de espécies de animais pode ser responsável por problemas alimentares e pelo aumento de pragas, pela ruptura da cadeia alimentar, em algumas regiões do mundo.
c) apenas para os Estados Unidos e países da Europa que já destruíram quase totalmente suas florestas, por terem desenvolvido seu setor industrial há muito tempo.
d) apenas para países e regiões que se organizaram politicamente em espaços áridos ou semiáridos, como a Namíbia e o Nordeste do Brasil, que dependem do pouco que resta de seus ecossistemas.
e) apenas para países que utilizam uma tecnologia altamente desenvolvida, que precisam de organismos vivos como fonte original dos princípios ativos.
QUESTÃO 5 - Sobre a biodiversidade brasileira é INCORRETO afirmar que:
a) O Brasil detém a maior biodiversidade do planeta, abrigando 15% de todas as espécies conhecidas no mundo.
b) O país é um dos principais alvos da biopirataria, fato que contribui para a redução da biodiversidade nacional.
c) Várias espécies de orquídeas, plantas, mamíferos, anfíbios, aves, répteis, entre outros organismos podem ser encontrados no território brasileiro.
d) A atividade econômica no Brasil não reduz a biodiversidade, visto que ela ocorre de forma sustentável, ou seja, não agride o meio ambiente.
e) A variedade de climas no Brasil proporciona a adaptação de diferentes espécies da fauna e flora.
______________________________________________________________________
---------------------------------------------------------------------------------------------------------
IDELFONSO - CIÊNCIAS
ATIVIDADE DE CIÊNCIAS DO 6º ANO C
(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 18/08/2020 às 09h - 10h , pelo link https://meet.google.com/coz-posr-vbp)
Assista ao vídeo sobre o assunto no link a seguir: https://youtu.be/tQLoOkTvbuY
Agora resolva os exercícios a seguir:
ATIVIDADE DE CIÊNCIAS DO 7º ANO C
(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 18/08/2020 às 10h - 11h , pelo link https://meet.google.com/coz-posr-vbp)
Assista ao vídeo sobre o assunto no link a seguir: https://youtu.be/bLRVs5ByBTk
Agora resolva os exercícios a seguir:
Atividade de ciências 7º ano.
1) Quais são os grupos que são classificados os artrópodes?
2) Qual a função do exoesqueleto nos artrópodes?
3) Por que ocorre o processo de muda nos artrópodes?
4) Quais são os tipos de aparelhos bucais dos insetos?
5) Como alguns insetos são fundamentais para as plantas?
6) Quais os prejuízos que podem causar os agrotóxicos?
ATIVIDADE DE CIÊNCIAS DO 8º ANO C e D
(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 18/08/2020 às 13h - 14h, pelo link https://meet.google.com/coz-posr-vbp)
Assista ao vídeo sobre o assunto no link a seguir: https://youtu.be/xQ9wchie9Pc
Agora resolva os exercícios a seguir:
Atividade de ciências 8º ano.
A reprodução dos seres vivos (continuação).
1) Cite as vantagens e desvantagens da reprodução sexuada.
2) Cite as vantagens e desvantagens da reprodução assexuada.
3) De acordo com o desenvolvimento dos animais, faça a diferença e dê exemplos de animais:
a) Ovíparos
b) Vivíparos
c) Ovovivíparos
4) Considere uma vaca,uma galinha e uma rã.Caracterize o tipo de fecundação é desenvolvimento do embrião de cada um.
ATIVIDADE DE CIÊNCIAS DO 9º ANO B e C
(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 18/08/2020 às 14h - 15h, pelo link https://meet.google.com/coz-posr-vbp)
Questão 1 - O ___________ diz respeito aos diferentes tipos de alelos encontrados em um indivíduo, ou seja, à sua constituição genética.
O termo que completa corretamente a frase é:
a) gene.
b) fenótipo.
c) genótipo.
d) cariótipo.
e) heredograma.
Questão 2 - Imagine que você passou uma semana na praia e, ao voltar, notou que sua pele está mais escura que antes da viagem. Essa coloração ocorreu em decorrência de uma variação em seu:
a) gene.
b) fenótipo.
c) genótipo.
d) cariótipo.
e) heredograma.
Questão 3 - Algumas características morfológicas e até fisiológicas do indivíduo sofrem alterações em razão da interação com o meio ambiente. Sendo assim, podemos dizer que a manifestação do (1) é influenciada pela interação entre o (2) e o meio ambiente.
Marque a alternativa em que são indicadas as palavras que podem ser usadas corretamente para substituir, respectivamente, o número 1 e 2.
a) gene e fenótipo.
b) fenótipo e genótipo.
c) gene e cariótipo.
d) genótipo e fenótipo.
e) genótipo e gene.
Questão 4 - A afirmação de que o fenótipo é determinado exclusivamente pelo genótipo está correta?
a) Sim, pois o fenótipo nada mais é do que a expressão dos genes.
b) Sim, pois somente os genes podem determinar as características de um indivíduo.
c) Não, pois o fenótipo depende também da interação entre o genótipo e o ambiente.
d) Não, pois o fenótipo também se relaciona com o cariótipo do indivíduo.
Questão 5 - (UFSCar-SP) Que é fenótipo?
a) É o conjunto de características decorrentes da ação do ambiente.
b) Influi no genótipo, transmitindo a este as suas características.
c) É o conjunto de características decorrentes da ação do genótipo.
d) É o conjunto de características de um indivíduo.
e) É o conjunto de caracteres exteriores de um indivíduo.
______________________________________________________________________
---------------------------------------------------------------------------------------------------------
MARÍCIA - INGLÊS
ATIVIDADE DE INGLÊS DO 6º ANO A, B e C
(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 18/08/2020 às 14h - 15h, pelo link https://meet.google.com/iej-ezkp-mzk)
6º ANO
ASSUNTO: PARTS OF THE HUMAN BODY
METODOLOGIA: VIDEO AULA: https://youtu.be/f67LUwzgX_k
ESCUTE A MÚSICA E APRENDA: https://youtu.be/ZanHgPprl-0
ATIVIDADE:
ATIVIDADE DE INGLÊS DO 7º ANO A, B e C
(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 18/08/2020 às 13h - 14h, pelo link https://meet.google.com/iej-ezkp-mzk)
ASSUNTO : DEMONSTRATIVES PRONOUNS
Os pronomes demonstrativos são usados quando queremos demonstrar algo que está perto ou longe de nós. Vejamos como usá-lo:
METODOLOGIA: ASSISTA AO VÍDEO E APRENDA COMO USAR OS PRONOMES:
FICOU COM DÚVIDAS? ASSISTA A ESSE OUTRO VÍDEO!
Complete com THIS , THESE, THAT ou THOSE:
ATIVIDADE DE INGLÊS DO 8º ANO A, B, C e D
(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 18/08/2020 às 10h - 11h, pelo link https://meet.google.com/iej-ezkp-mzk)
8 º ANO
ASSUNTO: SUPERLATIVE OF INFERIORITY
Para expressarmos o Superlativo de inferioridade, utilizamos, bem como na língua portuguesa, a palavra menos. Em inglês, utiliza-se a fórmula:
THE + LEAST + Adjetivo
Exemplos:
The least important thing right now is to buy a new car.
(A coisa menos importante a se fazer agora é comprar um carro novo)
The least expensive toy is the one I am going to buy for him.
(O brinquedo menos caro é o que irei comprar para ele)
METODOLOGIA: ASSISTA A VÍDEO AULA :
ATIVIDADE:
1. Complete as orações abaixo com o grau comparativo de inferioridade dos adjetivos entre parênteses.
a) This new book is ________________________ (-good) the first one.
b) A BMW is ________________________ (-expensive) a Ferrari.
c) My socks are ________________________ (-colorful) yours.
d) Bean is ________________________ (-muscular) Arnold Schwarzenegger.
2. Reescreva as orações abaixo fazendo-se uso do COMPARATIVE OF INFERIORITY.
a) I am taller than you.
b) Ana’s room is messier than Michelle’s.
c) Brazil isn’t as rich as China.
d) Old Star Wars movies are better than the new ones.
3. Encontre a resposta que completa corretamente a frase:
This is ____ wine in the store.
a) the less expensive
b) the more expensive
c) most expensive
d) the least expensive
ATIVIDADE DE INGLÊS DO 9º ANO A, B, e C
(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 18/08/2020 às 09h - 10h, pelo link https://meet.google.com/iej-ezkp-mzk)
ASSSUNTO: BEING TEEN ( SER ADOLESCENTE)
HOJE VAMOS FALAR SOBRE ADOLESCÊNCIAS !!!
METODOLOGIA: LEITURA DO LIVRO DIDÁTICO
OBSERVE AS IMAGENS DA PÁGINA 36 E RESPONDA AS QUESTÕES A, B, C, D,E
LEIA O TRECHO DO LIVRETO EDUCATIVO: “ BUSY BODIES” E INTERPRETE -O, POIS CONVERSAREMOS SOBRE ELE NO NOSSO ENCONTRO DO GOOGLE MEET.
______________________________________________________________________
---------------------------------------------------------------------------------------------------------
AULAS DE QUARTA-FEIRA
EUGÊNIO - HISTÓRIA
ATIVIDADE DE HISTÓRIA DO 6º ANO A, B e C
(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 19/08/2020 às 09h - 10h, pelo link https://meet.google.com/tud-oahp-orp)
Assista: https://www.youtube.com/watch?v=LuW4wS1aAJo
https://www.youtube.com/watch?v=4QlnIfhU9kE
*Assista a tele aula nos canais 5 (TVC) e 31 (TV Assembleia ) entre os dias 17 a 21/08.
1) Observe o mapa para depois responder no seu caderno:
*o nome da península onde se encontra a cidade de Roma, bem como, os mares que a cercam.
*os primeiros povos a se estabelecerem na região.
* o nome do rio em cujas margens Roma surgiu.
2) Complete:
*Por volta do ano 600 a.C o povo _____________ se estabeleceu em Roma, transformando-a em uma cidade modernizada ao erguer uma ______________ em volta e construir ___________ que interligavam as margens dos rios.
Agora marque a alternativa cujas palavras completam corretamente:
a) grego – cerca – portos.
b) cartaginês – fortaleza – barcos.
c) etrusco – muralha – pontes.
3) Qual é a ordem correta da linha do tempo da história de Roma?
a) Monarquia – Republica – Império.
b) República – Monarquia – Império.
c) Império – Monarquia – República.
4) Identifique a classe social romana:
*_________________: nobreza proprietária de terras, escravos e dos principais cargos.
*_________________: população livre, mas sem direitos políticos formada por comerciantes, artesãos e pequenos proprietários.
*_________________: trabalhavam para a nobreza em troca de proteção.
*_________________: indivíduos capturados nas guerras, endividados ou condenados da justiça obrigados a trabalhar.
QUESTÃO BÔNUS:
*O que um túmulo e seus elementos (material, símbolos, inscrições etc.) podem revelar sobre um indivíduo?
*Dê dois exemplos de monumentos históricos mundiais que são na realidade arte tumular.
ATIVIDADE DE HISTÓRIA DO 7º ANO A, B e C
(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 19/08/2020 às 10h - 11h, pelo link https://meet.google.com/tud-oahp-orp)
Assista: https://www.youtube.com/watch?v=Wk0_iydV5qo
https://www.youtube.com/watch?v=4QlnIfhU9kE
*Assista a tele aula nos canais 5 (TVC) e 31 (TV Assembleia ) entre os dias 17 a 21/08.
1) A seguinte imagem
a) Que tipo de atividade está a ser feita?
b) Os indivíduos trabalham livremente ou estão sendo forçados? Como você chegou a essa conclusão?
2) Os espanhóis adotaram dois tipos de trabalho forçado: a MITA e a ENCOMIENDA. Explique cada um.
3) Identifique o grupo social existente na América espanhola:
*_______________________: espanhóis que vinham para ocupar cargos importantes e estratégicos.
*_______________________: filhos de espanhóis nascidos na América. Eram fazendeiros e grandes comerciantes. Não podiam exercer grandes cargos.
*_______________________: filhos de espanhóis com índias ou africanas. Exerciam funções de pouco prestigio e não podiam portar armas e nem joias de ouro.
*_______________________: a maioria da população discriminada e escravizada.
*_______________________: minoria trazida da África para trabalhar nas lavouras de cana-de-açúcar.
4) Os administradores das cidades da América espanhola eram conhecidos pelo nome de:
a) adelantados.
b) prefeitos.
c) cabildos.
QUESTÃO BÔNUS
*O que um túmulo e seus elementos (material, símbolos, inscrições etc.) podem revelar sobre um indivíduo?
*Dê dois exemplos de monumentos históricos mundiais que são na realidade arte tumular.
ATIVIDADE DE HISTÓRIA DO 8º ANO A, B, C e D
(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 19/08/2020 às 13h - 14h, pelo link https://meet.google.com/tud-oahp-orp)
Assista: https://www.youtube.com/watch?v=-nYPPltW7EE&t=263s
https://www.youtube.com/watch?v=EPU4nzwm_FY
*Assista a tele aula nos canais 5 (TVC) e 31 (TV Assembleia ) entre os dias 17 a 21/08.
1) Faça uma lista dos principais problemas que levou Dom Pedro I a renunciar.
2) Quantos anos tinha Dom Pedro de Alcântara quando o seu pai renunciou e foi viver em Portugal?
3) Quem assumiu o comando do Brasil, até que Dom Pedro de Alcântara atingisse a maioridade?
4) Identifique os principais grupos políticos que existiam no Brasil, durante o período Regencial:
*_____________________: queriam a volta de Dom Pedro I ao trono. Não queriam reformas sociais.
*_____________________: queriam mais autonomia para as províncias, fim do poder Moderador e alguns até da monarquia.
*_____________________: queriam uma monarquia constitucional e poderes limitados ao imperador.
5) Como o Brasil estava sem um rei, estourou em muitas províncias movimentos que pretendiam se separar do Brasil. Como o governo regencial estava em dificuldade de sufocar esses movimentos, foi criada, em 1831, a Guarda Nacional.
O que se exigia para fazer parte desse agrupamento militar?
a) tinha que ser amigo de algum politico influente.
b) tinha que ser um individuo corajoso e hábil atirador.
c) tinha que ser brasileiro nato com renda superior 100 mil reis.
QUESTÃO BÔNUS:
*O que caracteriza a 4ª Revolução Industrial que estamos vivenciando?
*Que mudanças radicais já se podem ver com o uso de softwares e robôs fazendo funções humanas?
ATIVIDADE DE HISTÓRIA DO 9º ANO A, B e C
(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 19/08/2020 às 14h - 15h, pelo link https://meet.google.com/tud-oahp-orp)
Asssita: https://www.youtube.com/watch?v=2bkoAs0VI0A
https://www.youtube.com/watch?v=EPU4nzwm_FY
*Assista a tele aula nos canais 5 (TVC) e 31 (TV Assembleia ) entre os dias 17 a 21/08.
1) Como era a China até o início do século XX?
___ era uma monarquia imperial tradicional.
___ era dominada por potências estrangeiras.
___era um país rural e socialmente desigual.
2) Quais os dois partidos que surgiram na China? Quais as lideranças de cada um? O que os distinguia?
3) Para o líder Mao-Tsé- Tung, a classe social que conduziria a China ao socialismo:
a) militares.
b) camponeses.
c) operários.
4) Em qual momento da história da China os membros do partido nacionalista e do partido comunista deixaram momentaneamente as suas diferenças ideológicas?
5) Em que consistia o programa de desenvolvimento econômico de Mao Tsé Tung, conhecido como Grande Salto a Diante? Por que fracassou?
QUESTÃO BÔNUS:
*O que caracteriza a 4ª Revolução Industrial que estamos vivenciando?
*Que mudanças radicais já se podem ver com o uso de softwares e robôs fazendo funções humanas?
______________________________________________________________________
---------------------------------------------------------------------------------------------------------
GEORGE - GEOGRAFIA
ATIVIDADE DE GEOGRAFIA DO 6º ANO A, B e C
(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 19/08/2020 às 13h - 14h, pelo link https://meet.google.com/gwv-qwea-ukx)
1. A partir dos números a seguir, crie um gráfico de barras com o item A e um gráfico de pizza com o item B. Lembre-se, o gráfico de barras é usado na apresentação de pesquisas de intenção de votos ou semelhantes, enquanto o de pizza é mais utilizado para
Exemplo – 1
Exemplo – 2
A) 1500 pessoas(amarelo), 3500(verde); 4000(azul); 1000(vermelho)
B) 15% amarelo, 35% verde, 40% verde; 10% vermelho
2. Crie agora um mapa mental, sobre o primeiro sobre espaço geográfico no meio rural.
3. Solo é a camada superior da superfície terrestre, onde se fixam as plantas, que dependem de seu suporte físico, água e nutrientes. Um perfil de solo é representado na figura abaixo. Sobre o perfil apresentado é correto afirmar que:
a) O horizonte (ou camada) O corresponde ao acúmulo de material orgânico que é gradualmente decomposto e incorporado aos horizontes inferiores, acumulando-se nos horizontes B e C.
b) O horizonte A apresenta muitos minerais não alterados da rocha que deu origem ao solo, sendo normalmente o horizonte menos fértil do perfil.
c) O horizonte C corresponde à transição entre solo e rocha, apresentando, normalmente, em seu interior, fragmentos de rocha não alterados.
d) O horizonte B apresenta baixo desenvolvimento do solo, sendo um dos primeiros horizontes a se formar e o horizonte com a menor fertilidade em relação aos outros horizontes.
ATIVIDADE DE GEOGRAFIA DO 7º ANO A, B e C
(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 19/08/2020 às 14h - 15h, pelo link https://meet.google.com/gwv-qwea-ukx)
1. Crie uma ilha do tempo sobre a economia e indústria da Era Vargas.
Exemplo – 1
Exemplo – 2
2. O governo JK (1956 – 1960) – com o slogan “50 anos em 5” – adotou estratégias e políticas que tinham como objetivo central expandir a economia brasileira. Considerando seu aprendizado sobre esse período de nossa história, indique e comente duas características do processo de desenvolvimento econômico naquele período.
3. “Brasília nascia, brotada de uma nave mágica, em meio do deserto, onde os índios não conheciam nem a existência da roda; estendiam-se estradas e criavam-se grandes represas; das fábricas de automóveis surgia um auto novo a cada dois minutos. A indústria acelerava-se a grande ritmo. Abriam-se as portas, de par a par, à inversão estrangeira, aplaudia-se a invasão de dólares, sentia-se vibrar o dinamismo do progresso.”
(GALEANO, Eduardo. As Veias Abertas da América Latina. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1978, p.233).
O texto lembra a época do governo Kubitschek e o:
a) Plano SALTE
b) I Plano Nacional de Desenvolvimento
c) Plano Trienal
d) Metas e Bases
e) Plano de Metas
ATIVIDADE DE GEOGRAFIA DO 8º ANO A, B, C e D
(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 19/08/2020 às 09h - 10h, pelo link https://meet.google.com/gwv-qwea-ukx)
1. Crie uma linha do tempo sobre as imigrações para o Brasil ocorridas entre o final do século XIX e início do século XX.
Exemplo – 1
TRILOGIA DE VOLTA PARA O FUTURO
2. “O processo de envelhecimento nos países desenvolvidos ocorreu muito tempo depois de eles terem adquirido padrões elevados de vida, com redução das desigualdades sociais e econômicas (…). O desenvolvimento social e econômico na América do Norte e Europa Setentrional e Ocidental já estava determinado quando as demandas de uma sociedade que envelhecia (e mesmo as preocupações sobre isso) foram reconhecidas (…).
Nenhum país na América Latina apresenta uma história e um contexto institucional similares. Ao contrário: em quase todos os países, um processo de envelhecimento altamente comprimido começa a ocorrer no meio de economias frágeis e níveis crescentes de pobreza (…)”.
(Adaptado de: LEBRÃO, M. L. O envelhecimento no Brasil: aspectos da transição demográfica e epidemiológica. Saúde Coletiva, vol. 4, nº 017. São Paulo: Editorial Bolina, 2007. p.137).
Diante das considerações acima mencionadas, pode-se concluir que
a) há um processo generalizado de envelhecimento populacional em todo o mundo, o que é explicado pela explosão demográfica vivenciada atualmente pela maioria dos países.
b) a transição demográfica não representa um avanço das sociedades se não for acompanhada por uma política de distribuição de renda e democratização das estruturas sociais.
c) a queda das taxas de natalidade vem se tornando um problema para os países subdesenvolvidos, que atingem os mais altos índices de envelhecimento populacional.
d) ao contrário da América do Norte e da Europa, a América Latina apresenta um envelhecimento médio de sua população, acentuado pelas fragilidades de suas economias e níveis de renda.
3. Desenvolva uma linha do tempo sobre migração no Brasil no século XX.
ATIVIDADE DE GEOGRAFIA DO 9º ANO A, B e C
(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 19/08/2020 às 10h - 11h, pelo link https://meet.google.com/gwv-qwea-ukx)
1. Crie uma linha do tempo sobre o MERCOSUL a partir do exemplo a seguir.
2. Crie um gráfico de barras a partir das informações sobre parte da dinâmica demográfica europeia.
3. O que revelam os dados contidos na segunda questão? Discorra sobre
______________________________________________________________________
---------------------------------------------------------------------------------------------------------
AULAS DE QUINTA-FEIRA
AMORIM - MATEMÁTICA
ATIVIDADE DE MATEMÁTICA - 6º ANO A, B e C
(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 20/08/2020 às 9h - 11h, pelo link https://meet.google.com/hjj-pzqy-hrx)
Assunto: Multiplicação e divisão em problemas de lógica.
Assista o vídeo a seguir pelo link: https://youtu.be/9gN3B_0IwII
Agora resolva as atividades a seguir
Questões problemas:
(01) Quantas possibilidades existem de Carlos se vestir se tem 3 tipos de sapatos e 4 conjuntos de calças- camisas?
(02) Se fossem 4 camisas das calças, quantas possibilidades de vestimenta teria Carlos?
(03) Se o número de possibilidades de comida para uma pessoa foi de 120. Quantos tipos de misturas existiriam se fossem 2 opções arroz e baião, e 3 tipos de verduras?
(04) Arme e efetue:
a) 5 × 268 ÷ 4
b) (67 × 900) ÷ 15
c) (90800 ÷ 50) × 38
d) 7083200 × (500 : (2+ 18))
ATIVIDADE DE MATEMÁTICA - 7º ANO A, B e C
(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 20/08/2020 às 13h - 15h, pelo link https://meet.google.com/hjj-pzqy-hrx)
Assunto: Multiplicação e divisão em problemas de lógica.
Assista o vídeo a seguir pelo link: https://youtu.be/9gN3B_0IwII
Agora resolva as atividades a seguir
Questões problemas:
(01) Quantas possibilidades existem de Carlos se vestir se tem 3 tipos de sapatos e 4 conjuntos de calças- camisas?
(02) Se fossem 4 camisas das calças, quantas possibilidades de vestimenta teria Carlos?
(03) Se o número de possibilidades de comida para uma pessoa foi de 120. Quantos tipos de misturas existiriam se fossem 2 opções arroz e baião, e 3 tipos de verduras?
(04) Arme e efetue:
a) 5 × 268 ÷ 4
b) (67 × 900) ÷ 15
c) (90800 ÷ 50) × 38
d) 7083200 × (500 : (2+ 18))
______________________________________________________________________
---------------------------------------------------------------------------------------------------------
TADEU - MATEMÁTICA
ATIVIDADE DE MATEMÁTICA DO 8º ANO A, B, C e D
(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 20/08/2020 às 09h - 11h, pelo link https://meet.google.com/oky-qgzg-kpa)
Assista o vídeo a seguir pelo link: https://youtu.be/IDlnVaW4whE
Conteúdo: CASOS DE CONGRUÊNCIA DE TRIÂNGULOS
Exercícios: Página 85, 1, 2, 6 e 7
Obs.: Na questão 7 você pode usar a página 84 para a solução.
ATIVIDADE DE MATEMÁTICA DO 9º ANO A, B, e C
(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 20/08/2020 às 13h - 15h, pelo link https://meet.google.com/oky-qgzg-kpa)
Assista o vídeo sobre o assunto pelo link: https://youtu.be/ik3bSwYOI8w
Conteúdo: FUNÇÃO AFIM
Exercícios: Página 253, questões 1, 2 e 3.
______________________________________________________________________
---------------------------------------------------------------------------------------------------------
RAFAEL - ED. FÍSICA
ATIVIDADE DE EDUCAÇÃO FÍSICA DO 6º ANO A, B e C
(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 20/08/2020 às 14h - 15h, pelo link https://meet.google.com/jpy-dvzu-yya)
Tema: Recreação e Lazer.
Objetivo: Desenvolver as valências físicas através dos movimentos básicos.
Conteúdo:
Texto: https://queconceito.com.br/recreacao
Vídeo: https://youtu.be/8qcnadSb1HI
ATIVIDADE 1 .
1 - Qual a diferença entre recreação e lazer ?
"A educação deve possibilitar ao corpo e à alma toda a perfeição e a beleza que podem ter".
Platão
ATIVIDADE (Bônus)
TRAVESSIA
Escolhe-se quem vai ser o barrador. O barrador ficará no centro do terreno e deverá tentar impedir que os participantes (um de cada vez) ultrapassem e cheguem até o fim. O barrador poderá correr atrás do intruso, o importante é tocá-lo. Se o intruso conseguir chegar no fim do terreno sem ser pego, volta a compor o grupo de pessoas que está esperando para brincar. Se o barrador conseguir pegar o intruso (ele dirá: "barrei!"), este une-se a ele com as mãos e também vira barrador, com o mesmo objetivo. O jogo acaba quando todos viram barradores.
ATIVIDADE DE EDUCAÇÃO FÍSICA DO 8º ANO A, B, C e D
(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 20/08/2020 às 13h - 14h, pelo link https://meet.google.com/jpy-dvzu-yya)
Tema: Coordenação Motora.
Objetivo: Desenvolver a coordenação motora.
Conteúdo:
Texto: https://brasilescola.uol.com.br/biologia/coordenacao-motora.htm
Vídeo: https://youtu.be/jpFCfF1kmOM
ATIVIDADE 1
1 - O que é Coordenação Motora ?
2 - Como estimular a Coordenação Motora ?
"A saúde do corpo começa pela educação da mente"
Rangel Lima
ATIVIDADE (Bônus)
SOMBRA
É uma espécie de passeio sincronizado. Forma-se uma fila de pessoas, uma atrás da outra, e o mestre fica na ponta. Tudo que o mestre fizer, os participantes deverão fazer também. Aonde ele entrar, os outros deverão entrar também. Se o mestre fizer exercícios corporais, posições e movimentos engraçados.
ATIVIDADE DE EDUCAÇÃO FÍSICA DO 9º ANO A, B, e C
(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 20/08/2020 às 9h - 10h, pelo link https://meet.google.com/jpy-dvzu-yya)
Tema: Promoção da Saúde.
Objetivo: Promover a saúde, qualidade de vida e bem estar.
Conteúdo:
Texto: https://www.saudebemestar.pt/pt/blog-saude/promocao-da-saude/
Vídeo : https://youtu.be/oLBxzlawrj8
ATIVIDADE 1
1 - O que é a promoção da saúde?
2 - Quais metas estão relacionadas com a promoção da saúde?
3 - Qual a diferença entre a promoção prevenção e recuperação da saúde?
“Mais importante que ensinar, falar ou escrever um livro é redigir com o próprio corpo, dar o exemplo pela postura na vida.”
Fábio Fontana
ATIVIDADE (Bônus)
Dinâmica do “MESTRE”
Em círculo os participantes devem escolher uma pessoa para ser o adivinhador. Este deve sair do local. Em seguida os outros devem escolher um mestre para encabeçar os movimentos/ mímicas. Tudo que o mestre fizer ou disser, todos devem imitar. O adivinhador tem 5 chances para saber quem é o mestre. Se errar volta e se acertar o mestre vai em seu lugar.
______________________________________________________________________
---------------------------------------------------------------------------------------------------------
JOÃO PAULO - ED. FÍSICA
ATIVIDADE DE EDUCAÇÃO FÍSICA DO 7º ANO A, B e C
(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 20/08/2020 às 10h - 11h, pelo link https://meet.google.com/qfa-ujkv-nri)
Assunto: Reciclagem; Construção de jogos e brinquedos
Assistir o video: https://www.youtube.com/watch?v=ZcymnW5NRYQ
Vídeo para inspiração: https://www.youtube.com/watch?v=-gwDXyx9tu4
Site para ideias: https://www.marabraz.com.br/blog/20-brinquedos-reciclaveis-pra-voce-fazer-em-casa/
Atividade: Criar um Jogo ou brinquedo com matérias recicláveis. Os materiais criados por vocês, serão apresentados na próxima aula.
______________________________________________________________________
---------------------------------------------------------------------------------------------------------
AULAS DE SEXTA-FEIRA
NETO - ENSINO RELIGIOSO
ATIVIDADE DE ENSINO RELIGIOSO - 6º e 7º ano
(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 21/08/2020 pelo link https://meet.google.com/fsn-nypp-tsg)
Atenção aos horários: 6º ano: de 14h - 15h
7º ano: de 13h - 14h
8º ano: de 10h - 11h
9º ano: de 09h - 10h
✅ Assistam:
▶️ Aula: Vamos aprender Ceará, exibido pela TV Ceará, canal 5 e TV Assembléia, canal 31. Conteúdo abordado:
Repertório cultural, arte e cultura digital.
Horário: (6º e 7 º ano)
👁️TV Assembleia: 8h às 8h30 (canal 31.1)
🗣️ATIVIDADE 1:
Você percebeu que um dos entrevistados do programa falou sobre a forma como os jovens vem consumindo cultura na internet, sobretudo com relação ao tempo que dedicam à cada conteúdo. Ele mencionou que é costume de muitos jovens uma certa impaciência. Mencionou também que as novas gerações têm o costume de acelerar o vídeo, o podcast ou até mesmo rolar a tela para se chegar logo ao fim de um texto. Como se tivesse uma outra forma/velocidade de processamento de informação, diferente das gerações anteriores.
Você já fez algo parecido? Tente se recordar do último filme que assistiu e da sua duração original. Você manteve sua atenção durante todo o tempo ou ficou tentado a olhar no celular e dar um giro pelas redes sociais? Que tipo de conteúdo audiovisual mais te interessa? Vídeos de curta duração, produção própria, stories do Instagram ou filmes de ficção mais, digamos, tradicionais?
✅ Enviar para o e-mail do professor a atividade.
🗣️ ATIVIDADE 2. Participar do tira dúvidas e debate sobre o tema no Google Meet no horário de sua aula.
Qualquer dúvida, estou a disposição!
ATIVIDADE DE ENSINO RELIGIOSO - 8º e 9º ano
(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 21/08/2020 pelo link https://meet.google.com/fsn-nypp-tsg)
Atenção aos horários: 8º ano: de 10h - 11h
9º ano: de 09h - 10h
✅ Assistam:
▶️ Aula: Vamos aprender Ceará, exibido pela TV Assembléia, canal 31. Conteúdo abordado:
Compreender, criar e utilizar tecnologias digitais. (Ética e Fake News)
Horário: (8º e 9º ano)
👁️TV Assembleia (31.1): 8h às 8h30
🗣️ATIVIDADE 1: Se vocês prestaram bastante atenção, perceberam que os entrevistados falaram várias
vezes de “Inteligência artificial”.
Vocês sabem do que se trata? Assista a vídeo aula e responda essa pergunta em seu caderno.
✅ Enviar para o e-mail do professor a atividade.
🗣️ ATIVIDADE 2. Assista ao vídeo abaixo e em seguida responda no seu caderno:
https://www.youtube.com/watch?v=W_58NqNuZJk
A partir da vídeo aula, vamos falar um pouco sobre as Fake News na cultura digital. O que são fake news? Aonde fica a ética de pessoa que divulga fake news? O que você pensa sobre o assunto? Prepara-se para o nosso debate pelo Google Meet.
Qualquer dúvida, estou a disposição!
______________________________________________________________________
---------------------------------------------------------------------------------------------------------
HELIANE - ARTES
ATIVIDADE DE ARTES - 6º e 7º ano
(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 21/08/2020 de 09h - 10h, pelo link https://meet.google.com/pvn-sgax-jdz)
Atenção aos horários: 6º ano: de 09h - 10h
7º ano: de 10h - 11h
Aula passada começamos a falar sobre FOLCLORE e em particular trabalhamos um texto do BUMBA MEU BOI, uma figura conhecida nos folguedos espalhados pelo nosso país.
Hoje conhecermos um pouco mais sobre o folclore.
Leia o texto abaixo com bastante atenção.
Em seguida realize a atividade proposta.
Atividade para as turmas do 6° e 7°.
1) Pesquise.
a) Qual o dia em que se comemora o dia do folclore? O que é Folclore?
b) Que outros nomes são atribuídos ao " boi" em diversas regiões do Brasil?
2) Pesquise uma lenda folclórica e escreva em seu caderno.
3) Como foi avisado aula anterior, tente fazer o BOI - BUMBÁ com os materiais pedidos. Logo abaixo segue imagens para que possam ter uma ideia. Caprichem!!!!
ATIVIDADE DE ARTES - 8º ano e 9º ano
(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 21/08/2020 pelo link https://meet.google.com/pvn-sgax-jdz)
Atenção aos horários: 8º ano: de 13h - 14h
9º ano: de 14h - 15h
Hoje iremos conhecer um pouco sobre o FOLCLORE. Leia o texto abaixo e em seguida responda em seu caderno a atividade proposta.
Atividade para as turmas do 8° e 9°.
1) O que é Folclore?
2) Dentro dessa definição, o que podem ser incluídos no folclore, ou seja, o que faz parte?
3) O nosso rico folclore trouxe influência de quais culturas?
4) Qual escritor modernista foi um estudioso sobre o folclore brasileiro? Comente sobre a importância de Mário de Andrade no fortalecimento dos estudos sobre o folclore.
5) Pesquise e escreva uma lenda folclórica.
______________________________________________________________________
---------------------------------------------------------------------------------------------------------





















Pq não tem nenhuma tarefa da Eliane?
ResponderExcluirTem sim, são as últimas, ela mudo de cronograma pra sexta
ExcluirNão tô conseguindo entrar no meet
ResponderExcluirEu não tenho o grupo da escola!!
ResponderExcluir